terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Consórcios e os direitos do consumidor

Por Ricardo Lima Camilo

O consórcio é um sistema que reúne grupos de pessoas, físicas ou jurídicas, para adquirir bens ou serviços por meio de sorteios ou lances. Antes de optar por este tipo de negócio, é importante conhecer bem esse sistema, observando alguns cuidados:


- Verificar, junto ao Banco Central, se a administradora está autorizada realizar contratos de consórcios;

- Consulte o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-SP para saber qual volume de queixas que as empresas possuem junto ao órgão e a quantidade de resolução das demandas apresentadas;

- Analisar o contrato de adesão, caso tenha dúvidas entre em contato com um órgão de defesa do consumidor; 

- Na assinatura do contrato, a administradora poderá cobrar a primeira mensalidade e antecipação de recursos relativos à taxa de administração.

Pagamento das Parcelas

No sistema de consórcio os pagamentos mensais correspondem a percentuais do valor do crédito (fundo comum) e acréscimos previstos no contrato (taxa de administração, fundo de reserva e seguro). PM = FC + TA + FR + Seguro*.

* Prestação mensal (PM) = Percentual do crédito dividido por número de meses (FC) + Taxa de administração (TA) + Percentual fixado referente ao fundo de reserva (FR) + Seguro.

Eventuais diferenças nas prestações com relação ao preço do bem vigente na data da realização da Assembleia Geral deverão ser compensadas na próxima parcela.

O consorciado poderá abater o saldo devedor na ordem inversa, a contar da última parcela, observando-se o seguinte:

- Contemplação com lance vencedor;

- Aquisição do bem de valor inferior, utilizando a diferença do crédito;

- Quitação integral do saldo devedor desde que tenha sido contemplado e utilizado o respectivo crédito.

Em caso de atrasos nas parcelas, a multa não pode ser superior a 2% e os juros de mora não podem ultrapassar a 1% ao mês.

Contemplação

A contemplação será feita exclusivamente por sorteio ou lance, sendo que, a contemplação por lance somente ocorrerá após o sorteio.

Caso não seja realizado o sorteio por insuficiência de recursos, poderá ser realizada apenas a contemplação por lance.

A contemplação está condicionada à existência de recursos suficientes no grupo. A administradora colocará à disposição do consorciado contemplado o respectivo crédito até o terceiro dia útil após a contemplação, permanecendo os referidos recursos depositados em conta vinculada devidamente aplicados, revertendo os rendimentos líquidos da aplicação a favor do consorciado.

Substituição do bem

Quando o bem objeto do contrato é retirado de fabricação, a administradora deve convocar assembleia extraordinária para deliberar sobre a substituição, no prazo máximo de cinco dias úteis após tomar conhecimento da alteração.

Os valores pagos pelos consorciados obedecerão aos seguintes critérios de cobrança:

- As prestações dos contemplados, a vencer ou em atraso, permanecem no valor anterior e serão atualizadas quando houver alteração de preço do novo bem, na mesma proporção;

- As prestações dos não contemplados, tanto as pagas quanto as que irão vencer, serão calculadas com base no novo preço.

Encerramento do Grupo

Dentro de 60 dias, contados da data da realização da última assembleia de contemplação do grupo de consórcio, a administradora deverá comunicar aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos, que os mesmos estão à disposição para recebimento em espécie.

O encerramento do grupo deve ocorrer no prazo máximo de 120 dias, contado da data da realização da última assembleia de contemplação do grupo do consórcio e desde que decorridos, no mínimo, 30 dias da comunicação aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos.

Nota do blog

Segundo especialista em defesa do consumidor do Procon -SP Renata Reis é bom desconfiar se o vendedor prometeu algo além do que consta no contrato: “A contemplação só acontece por sorteio ou lance vencedor. Não existe outra forma para que isso ocorra”, alerta.


Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com um dos canais de atendimento do Procon-SP. Na Grande São Paulo e interior, você pode procurar o órgão municipal de defesa do consumidor.

O Procon-SP também realiza atendimento nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila. Veja os endereços aqui.

563 comentários:

  1. Saberiam informar se há algum abatimento no valor em caso de quitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não, pois o valor das parcelas podem variar de acordo com o preço do bem a ser sorteado. Mesmo se quitar todas as parcelas, no final do grupo o consorciado poderá ser ter que pagar um valor residual.

      Excluir
  2. bom dia , meu nome é marcio estou com problemas na remaza , eu parei de pagar o consórcio , uma vendedora me falou que eu poderia trocar meu consórcio de casa por carro , ñ foi nada disso que éla me falou , procurei a remaza de osasco e sai de la muito bravo , la fiquei sabendo que ñ posso trocar meu consórcio e nem posso pegar o dinheiro , eu acho isso uma palhaçada
    tudo bem que tem o contrato . mas quando o vendedor vem até vc com o contrato vem assim , ele 300 linhas do contrato em letras minusculas pra vc ler a caneta e o papo dele , , então vc vai assinar , vc vai na conversa deles né , ai depois vem os tormentos , queria dar um geito na minha situação , sera que vcs podem me ajudar , grato , marcio costa de almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Márcio,

      Recomendamos que procure um canal de atendimento do Procon de sua cidade com a cópia do contrato para que a análise do seu caso seja feita corretamente.

      Excluir
  3. BOA NOITE, TBM ESTOU COM PROBLEMAS COM REMAZA CONSORCIOS SOU DE SALVADOR FIZ A QUITAÇÃO DE MEU VEICULO HA + OU - 18 MESES MINHA QUANTIDADES DE PARCELAS JÁ ERAM SUPERIOR DAS COMUNICADAS PELO GRUPO EX:
    VAMOS DIZER QUE EU FALTAVA 20 PAR. E O GRUPO SOMENTE 12 PARCELAS HOJE LIGUEI PRA ELES PRA SABER A RESPEITO DA FUNDO DE RESERVA QUE TODOS TEM DIREITO, A ATENDENTE ME INFORMOU QUE O GRUPO JA ACABOU MAIS AINDA FALTAM 30 PESSOAS PAGAREM E AINDA NÃO ME INFORMOU O TEMPO QUE ESTAS 30 PESSOAS TERMINARÃO SINCERAMENTE ACHO UM DERESPEITO O GRUPO JA ACABOU SERÁ QUE REALMENTE TENHO Q FICAR AGUARDANDO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Junior,

      É necessário aguardar que todos os participantes do grupo quitem suas dívidas para verificar se haverá o fundo de reserva. Qualquer dúvida referente a este valor, pode ser questionada ao Banco Central, órgão que audita este valor.

      Excluir
  4. Boa tarde, tenho um consórcio residencial já contemplado pela Porto Seguro. Não utilizei a carta de crédito e quero cancelar e receber o que já paguei, mais nada. Isso é possível? Se tenho que entrar na justiça, há como ganhar a causa? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Por causa das regras do consórcio, você terá que aguardar o sorteio do valor de desistente para receber o que pagou, ainda pode ocorrer de você ter que pagar multa pela desistência. Isso mesmo se você entrar na Justiça.

      Excluir
  5. Boa Tarde. Minha dúvida: quitei meu consórcio antecipadamente, contudo cobraram a taxa de administração das parcelas vincendas. Está correto? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sim a empresa pode cobrar as taxas de administração.

      Excluir
  6. Aline

    Boa tarde. Fiz um consórcio com a Embracon e paguei por três anos corretamente, porém acho que todas as pessoas que caem nesse conto eu tambem caí, infelizmente caí na conversa do vendedor onde ele dizia que por eu entrar em grupo em andamento, com poucos participantes e etc eu seria sorteada logo porém não foi o que aconteceu.
    Bom gostaria de saber, com a nova lei dos consorcios eu não devia receber o dinheiro que eu ja paguei no prazo de 30 dias, e tambem referente a taxa de administração que é abusiva, posso negociá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Aline,
      Para você receber o dinheiro de volta, é necessário solicitar a desistência do grupo e aguardar o sorteio de desistentes, ou o final do grupo (se o contrato for feito após o dia 06/02/2009). Sobre a taxa, vale o que está em contrato.

      Excluir
  7. Boa tarde,

    Gostaria de tirar uma duvida.Pago um consórcio de carro volkswagen a 2 anos e meio e tenho duvidas do que posso fazer com a carta de crédito quando for contemplado, eu posso pegar qualquer carro de qualquer marca? ou posso pegar usados mas somente da volks? e tambem gostaria de saber se posso trocar meu consórcio por algum financiamento.

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      As definições das marcas e dos modelos dos bens a serem adquiridos devem estar informados em contrato. Caso não estas informações não estejam clara, procure um canal de atendimento do Procon de sua cidade com a cópia do contrato.

      Nossos canais podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

      Excluir
  8. Minha dúvida é sobre o seguro, sou obrigado a pagar seguro em contrato de consórcio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a cobrança foi deliberada na assembleia de constituição do grupo, sim, o seguro pode ser cobrado.

      Excluir
  9. Bom dia!
    Assinei um contrato com um vendedor da VW há um dia, 7 de junho, em minha residência. Confesso que cai na conversa do vendedor. Já paguei a primeira parcela de R$488,00. Quero desistir. Estou dentro do prazo de 7 dias. Tenho meu dinheiro de volta após essa reflexão ou tenho que esperar o grupo terminar? Pois percebi que terei que pagar o mesmo valor de uma prestação sem ter o carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, você tem direito a cancelar o contrato, sem ônus.

      Excluir
  10. Boa tarde tenho 2 consórcios um de carro e outro de imóvel um eu pague uma 10 parcelas e outro paguei 2 estou, com problemas financeiros e principalmente saude precisando resgatar o valor depositado no consórcio.
    Em um caso destes posso receber a quantia paga mesmo não tendo nada em contrato?
    Os Srs disponibilizam de um departamento jurídico onde eu possa estar concebendo esta quantia juridicialmente, pois, este caso é um tanto que delicado para ficar esperando em média 8 anos na justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Por causa das regras do consórcio, você terá que aguardar o sorteio do valor de desistente para receber o que pagou, ainda pode ocorrer de você ter que pagar multa pela desistência. Isso mesmo se você entrar na Justiça ou ingressar com reclamação no Procon.

      Excluir
  11. Boa tarde.
    Eu fui contemplado no consorcio Unifisa com 67,3%, em uma carta de credito de R$28.740,00.
    Achei que fosse só escolher um automovel, eles depositariam o dinheiro, ok. Cliente feliz e satisfeito.
    No entanto, escolhi o carro quinta feira, dia 14/06/2012 e a Unifisa me pediu um monte de codumentos, eu tive que preencher uma ficha cadastral, como se meu nome e perfil fossem ser analisados.
    E ainda pouco fui informado de que para eles poderem transferir o valoro do carro para a conta do proprietario, o proprietario tem que entregar 1° o recibo de compra e venda, eu terei que fazer a vistoria do Detran, antes deles depositarem o dinheiro etc etc, entre outros.
    Gostaria de saber se todo esse procedimento informado e solicitado pela Unifisa, esta de acordo com as leis de consorcio.
    Uma vez que do meu ponto de vista como consumidor, estão havendo muitos obstaculos, quando eu entendo que, eu cobri um lance, peguei a carta, e só me restaria escolher o veiculo.


    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Denis,

      Todas as informações referentes aos procedimentos a serem adotados após a contemplação do consórcio devem estar indicados no contrato, de forma clara e de fácil entendimento por parte do consumidor.

      Para uma melhor análise do caso recomendamos que entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Os canais do Procon-SP podem ser localizados aqui:http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

      Excluir
  12. Saudações,
    Estou querendo entrar num consórcio de veiculos, pois possuo restrições financeiras em meu cpf e entendi que o consórcio é como se fosse uma poupança com sorteio mensal para adiquir um bem. Quando eu for contemplada, eu terei que ter o nome limpo para receber o bem?. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A restrição no CPF pode ser um impeditivo quando houver a contemplação. Vai depender do contrato a ser firmado com a instituição que realiza o consórcio.

      Por isso, reforçamos a importância de ler as condições do contato e em caso de dúvida, entre em contato com os canais de atendimento do órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

      Excluir
  13. Estou com um probleminha, no dia 15/06/2012 eu iniciei um consorcio para adquirir um carro zero, mas hoje dia 16/07/2012, passado (um) mes. eu desisti de continuar com o consorcio e quero o valor que já paguei de volta que é (uma) parcela. entrei em contato com meu vendedor e ele disse que eu só poderia cancelar meu contrato depois de ter pago pelo menos 4 parcelas, e depois disso eu entraria para fila de espera dos consorciados desistentes, quero saber se isso é correto. pois eu estou desistindo agora e pra que eu terei de continuar pagando por uma coisa que eu ja desisti. por gentileza, me oriente em o que devo fazer nessa situação. Eu posso entrar na fila de espera para restituiçao do valor pago sem ter que continuar pagando? e qual o tempo que eu vou ter que esperar para obter de volta meu dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Caso venha a desistir do consórcio, terá de aguardar o sorteio de outros desistentes. Quanto a obrigatoriedade de pagar quatro parcelas para cancelamento do contrato, a princípio consideramos abusiva.

      No entanto, é necessário uma análise do contrato. Recomendamos que procure os canais de atendimento do órgão de defesa do consumidor para melhor orientação sobre o caso.

      Excluir
  14. Edilson Ferreira
    Desisti de um consórcio da Remaza, e fui informado pela vendedora que participarei de sorteios entre os desistentes, gostaria de saber se este tipo de sorteio é verdade e se a referida administradora é idonea com os desistentes?
    Desde já agradeço este canal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Edilson,

      Sim existe o sorteio para desistentes. No ano de 2011 o Procon-SP registrou 42 reclamações fundamentadas contra a empresa Consórcio Remaza Nova Terra, deste total 10 foram referentes a desistência do consórcio.

      Para mais informações sobre o Cadastro de Reclamações Fundamentadas e pesquisa dos anos anteriores acesse o site http://www.procon.sp.gov.br/reclamacoes.asp

      Excluir
  15. Boa noite, gostaria de saber se eu tendo uma carta comtemplada eu posso pegar um carro que saiu de linha, mesmo ele estando dentro do prazo de 5 anos de fabricação?
    Agradeço desde já.
    Pedro zilli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      As definições das marcas e dos modelos dos bens a serem adquiridos devem estar informados em contrato. Caso não estas informações não estejam clara, questione a instituição onde o consórcio foi realizado.

      Caso a dúvida persista, ou sinta-se prejudicado, procure um canal de atendimento do Procon de sua cidade com a cópia do contrato.

      Nossos canais podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

      Excluir
  16. Olá, existe hoje percentual limite para a taxa de administração? E no meu contrato vem descrito 1% de taxa de adesão e eu li que eles não podem me cobrar essa taxa, isso confere?
    desde já obrigada!
    Jamile Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jamile,

      Na Lei 11.795, que estabelece as regras de consórcios, não há um percentual limite para a taxa de administração.

      A mesma Lei permite a cobrança de adesão, respeitando as condições descritas abaixo:

      Artigo 27.
      § 3º "É facultado estipular no contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, a cobrança de valor a título de antecipação de taxa de administração, destinado ao pagamento de despesas imediatas vinculadas à venda de cotas de grupo de consórcio e remuneração de representantes e corretores, devendo ser:

      I – destacado do valor da taxa de administração que compõe a prestação, sendo exigível apenas no ato da assinatura do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão;

      II – deduzido do valor total da taxa de administração durante o prazo de duração do grupo".

      Para melhor análise do seu caso, orientamos que entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade. Consulte os nossos canais no link abaixo:

      http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  17. bom dia! meu marido fez um consorcio e foi contemplado por lance,o que meu cpf esta restrito, isso terá algum problema pra ele pra conseguir a liberação da carta de credito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Vai depender do que estiver estipulado no contrato. Para uma melhor análise do caso, procure os canais de atendimento do Procon de sua cidade com a cópia do documento.

      Nossos canais podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

      Excluir
  18. Tenho um Consórcio Nacional Volkswagen, já fui contemplado e meu crédito já se encontra autorizado para faturamento. O documento da Volkswagen que autoriza o pagamento ao vendedor (Aprovação de Crédito e Autorização de Pagamento) foi enviado para a VW, porém a VW comunicou que este documento enviado não foi assinado pelo vendedor. Solicitei à VW uma cópia deste documento que segundo a VW não foi assinado pelo vendedor, não há sentido em acreditar que o vendedor tenha enviado o documento sem assiná-lo para não receber o seu pagamento. Estou enviando novamente outro documento igual, porém desta vez eu mesmo o enviarei para ter a certeza de que o vendedor o assinou. Quando o veículo escolhido para o faturamento do crédito é da própria rede de concessionários da Volkswagen não é necessário reconhecer firma da assinatura do vendedor, porém torna-se necessário quando o vendedor é de outra marca, como acontece no meu caso que é da marca Renault. Acaba aparecendo que a VW está criando dificuldades a fim de retardar o processo de compra porque o veículo é de marca distinta da VW.
    Eu tenho o direito de que a VW me prove que o documento enviado pelo vendedor foi assinado por ele realmente, me fornecendo o próprio documento original enviado ou uma cópia dele ? Pois estou sendo prejudicado pela demora no processo, gasto com o envio de outro documento e a possibilidade de perder o veículo escolhido neste período promocional de IPI reduzido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gustavo,
      Para uma melhor análise do caso, procure os canais de atendimento do Procon de sua cidade com a cópia do documento.

      Nossos canais podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

      Excluir
  19. bom dia, tenho um consórcio já contemplado pela iderol adm. de bens e consorcio ltda Não utilizei a carta de crédito e quero cancelar e receber o que já paguei, mais nada. Isso é possível? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para receber de volta o que pagou, você terá que aguardar o sorteio dos desistentes. Outra possibilidade, somente se estiver em contrato.

      Excluir
  20. fui contemplado usei a carta de credito na compra de veiculo mas na negociaçao entre consorcio e agencia a carta de credito foi recusada oque faço agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  21. Boa noite, fui indicado a um vendedor na moóca e ele me convenceu de todas as formas que me venderia o que eu precisava um caminhão hr pois dei 9.200 de entrada e me passou o valor das prestações e mostrou o caminhão alguns dias depois chegou em casa que se tratava de um consórcio ele havia feito assinar e confirma por telefone entrei em contato com a gerente dele porque ele sumiu e passei oq havia ocorrido a ela simplesmente ela falou que mandaria ele embora não quis me passar o endereço dele e falou que não pode fazer nada por mim com prestações altissimas e não devolveria meu dinheiro oq posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, se não houve informação prévia, de forma clara e precisa, quanto a referida venda o fornecedor pode ser responsabilizado pelos atos de seus prepostos. Para a devida análise do caso entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  22. Bom dia ! tenho um consorcio da Volkswagem de 80 meses . Fui quitando as parcelas e agora so falta 4 parcela e o consorcio so vai vencer daqui a 4 anos ainda. Na concessionaria falou que se não for comtemplada tenho que esperar até o final do consorcio pra receber o valor que paguei. Isso é legal? gostaria de saber se eu pagar a taxa de administração e tem como obrigar ( pela lei ) e me dar o dinheiro que ja pageui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Larissa,

      Tanto a contemplação como a devolução dos valores, em caso de desistência, depende de sorteio. Outra possibilidade, somente se estiver em contrato.

      A taxa de administração pode ser cobrada sim.

      Excluir
  23. Boa tarde, adquiri um consórcio da Porto Seguro e paguei por 4 anos,sem ser contemplada e por dificuldades financeiras deixei de pagar, e fui informada que o dinheiro pago só será devolvido em 2018. Tenho algum recurso para receber o que paguei antes desse prazo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edi,

      Tanto a contemplação como a devolução dos valores, em caso de desistência, depende de sorteio. Outra possibilidade, somente se estiver em contrato.

      Para analisar a possibilidade de haver a devolução antes, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  24. boa tarde...fui contemplada por sorteio no consorcio honda fiz em 72x ja paguei 50 e falta 22 para quitar e como eu fui sortiada a retirar a moto eu resolvi quitar as 22 parcelas mais eu não quero a moto quero escolher um carro no ano de 1996 exatamente no valor do bem 5.890,00so q a honda não quer liberar alegando q o veiculo tem q ter 3 anos de uso ,so q eu não devo nada pra honda pois ja quitei eles q deve pra mim no contrato eles sitão sobre os 3 anos do carro mais fala se o consorcio não estiver quitado porq assim eles aliena o veiculo ate o cliente quitar que não é o meu caso ja li o contrato e não fala nada sobre eu ter quitado e ter direito de trasnfirir para outro bem não fala nem q sim nem q não fala sobre a retirada do dinheiro apos 180 dias mais sobre o dinheiro não quero Ocerto seria q mudasse a lei sobre o consorcio q as pessoas q quitace o bem pudece retirar o dinheiro no mesmo periodo q pode retirar o bem nois consumidor não devendo nada a diministradora a gente podece ter mais opções ,eu sou uma cliente q não entro mais em consorcio pois a diferença do consorcio para o financiamento.
    ----o consorcio a vantagem... facil de entrar ,a desvantagem ...o juros q eles dizem q não tem, mais tem sim só q a concecionaria esconde por baixo do pano trocando juros por taxa administrativa,e muito dificil de sair das mãos deles vc não tem opcão muitas das vezes vc se obriga a retirar o bem por falta de escolha mesmo o bem esteja quitado,e se não tiver quitado vc for sorteado ou der lance q não quite e for conteplado e tiver o nome protestado spc serasa etc.. não consegue retirar so depois q limpar seu nome por praticamente todos os contratos esta escrito é q quando vou fazer o consorcio o vendedor não esplica com clareza oque reamente ocorre pois ele quer vender a não ser q o cliente pergunte ,q não foi o meu caso eu não entendia nada o vendedor me disse q não tinha juros era um investimento como a poupança mais com a diferença q eu ia pagando e não gastaria como fazemos quando precisamos de dinheiro e vamos no banco e retiro eu fiz em 72 x de 100,00 e achei q retiraria apos a quitação 7.200 mais depois de quitada descobri q posso retirar 5.890 deixando assim 1.310 reais para honda q pra mim é juros mais eles dizem taxa administrativa.
    e o financiamento a vantagem q tem opções de escolha usulflui imediatamente mais a desvantagem é os juros e o analize de credito .bom esta é a minha opnião espero q sirva de orientaçao para outros.pvs

    ResponderExcluir
  25. Agradecemos pelo comentário e ressaltamos sempre a importância de questionar o fornecedor , e até mesmo os ótgãos de defesa do consumidor em caso de dúvida.

    ResponderExcluir
  26. OI ME ENCASO DE QUITADO O CONSORCIO EU POSSO COMPRAR O CARRO DO ANO Q EU QUISER OU TEM Q SER SOMENTE OS 3 ANOS DE USO Q A HONDA EXIRGE ?PORQ NÃO SOU EU Q DEVO PRA ELES E SIM ELES PRA MIM ENTÃO PORQ ELES EXIRGEM O ANO SENDO Q EU NÃO POSSO ENTRAR EM DIVIDA COMPRANDO UM VEICULO MAIS CARO SO PORQ ELES QUEREM ME RESPONDA OQUE FAÇO?PVS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, é necessário verificar as condições estipuladas em contrato. Para mais informações ou análise do caso, de posse da documentação pertinente, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  27. Boa tarde! E 2006 firmei contrato com o consorcio Remazza, em 51 parcelas, em 2008 fui contemplada, mas obtei em retirar o bem apenas qdo termina-se de quitar as parcelas. No ato da contemplação, o consorcio me enviou um documento para que autoriza-se a utilização do 25% do valor para integralizar a categoria. Mas não aceitei. Assim, quando quitei as parcelas, o consorcio queria pagar apenas 75% do valor total, alegando que o valor residual. Sendo que paguei tdas as parcelas em dia. Esse valor residual de 25% é legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      É necessário verificar as condições estipuladas em contrato. Para mais informações e análise do caso, de posse da documentação pertinente, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  28. Boa noite! Acabei de assinar tdos papeis para entrar em um grupo ja em andamento da unifisa com pirmeira parcela vencendo amanha. O vendedor nao explicou mt e agora lendo pessimos comentarios de clientes nao quero mais esse consorcio o que faco? Terei que pagar multa ou ficarei com nome sujo se simplesmente desistir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Verifique no contrato as condições para cancelamento, que pode prever multa.

      Excluir
  29. No meu caso eu procurei a vp investimentos de piracicaba representante da sermac consorcios, interessada na proposta deles..que seria p/ uma vaga de reposição..entrar p/ o consorcio no lugar de uma pessoa inadimplente que perdeu o consorcio..o credito é de 60 mil a 300 mil..eu fiz a simulação p/ 170 mil..p/ compra de uma casa..a vendedora me passou os valores da entrada e parcelas.. e que poderia ser feito em ate 25 anos..no dia 19/12 vai ser a assembleia e ela falou q a empresa vp investimentos vai dar o maior lance p/ garantir a liberação do credito p/ mim..estou insegura, quero saber se pode ser feito isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Cuidado com ofertas que parecem vantajosas demais. A contemplação só acontece por sorteio ou lance vencedor. Não existe outra forma para que isso ocorra.

      Excluir
  30. BOM DIA !

    TENHO UM CONSORCIO DO EMBRACON E QUERO CANCELAR, ME FALARAM QUE TENHO QUE PAGAR 30% DO CONTRATO MAIS TAXAS ADMINISTRATIVAS E MULTA DE QUEBRA DE CONTRATO (CREIO QUE ESTES 30%) ESTA CORRETO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A empresa pode cobrar multa por cancelamento, mas este valor deve ser informado de forma clara e precisa no contrato.

      Quanto aos valores de taxa administrativa, é necessário analisar as cláusulas contratuais.

      Entre em contato com o Procon de sua cidade com toda a documentação pertinente ao caso.

      Excluir
  31. Olá boa tarde , gostaria de tirar uma dúvida , fiz um consórcio de auto pelo Banco do Brasil, fiz o pagamento de quase 2 anos , mas desisti pois estava me trazendo dificuldade financeira, em agosto desse ano , fui até o banco e a gerente me afirmou que havia suspendido o consórcio, que não poderia cancelar pois no final dele em 2016 vou receber os valores em que paguei, conclusão , o consórcio só foi suspenso no mês 10 e a partir de novembro voltou a ser debitado, fui lá novamente e a gerente me informou que era normal, me orientaram deixar três parcelas em aberto que ele seria cancelado, agora em dezembro , meu consórcio ainda está ativo e com as 4 parcelas em atraso , já procurei o banco , o atendimento de consórcio, e hoje liguei no SAC , quero saber como cancelar meu consórcio de vez? se cancelar vou perder o que já paguei ? quais são os meus direitos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O banco é obrigado a providenciar o cancelamento do contrato assim que o consumidor solicitar e não efetuar mais cobranças.

      Para a devida análise do caso, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      É importante possuir toda a documentação pertinente ao caso.

      Excluir
  32. Olá boa noite, gostaria de fazer uma pergunta, foi um vendedor na minha casa e eu entrei em um consorcio de compra programada de veículos e paguei a primeira parcela de 620,00 reais pra depois pagar a adesão para o vendedor de 774,00 não tem nem um mes isso, só que eu desistir do consórcio ligando na concessionaria e fazendo o cancelamento pra eles me devolverem o dinheiro pago da parcela e o vendedor disse que eu sou obrigada a pagar a adesão de 774,00 reais para ele, e ele me ameaçou dizendo que ia protestar a nota promisória assinada por mim se eu não pagasse, e falou que recebe todas no protesto. Agora eu pergunto sou mesmo obrigada a pagar esse dinheiro de adesão para ele? já que o consórcio foi cancelado pela concessionária? como que eu tenho que pagar por uma coisa que foi cancelada? não devo ele e nem comprei nada dele! Gostaria de tirar minha dúvida! Agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  33. Olá boa noite, gostaria de fazer uma pergunta, foi um vendedor na minha casa e eu entrei em um consorcio de compra programada de veículos e paguei a primeira parcela de 620,00 reais pra depois pagar a adesão para o vendedor de 774,00 não tem nem um mes isso, só que eu desistir do consórcio ligando na concessionaria e fazendo o cancelamento pra eles me devolverem o dinheiro pago da parcela e o vendedor disse que eu sou obrigada a pagar a adesão de 774,00 reais para ele, e ele me ameaçou dizendo que ia protestar a nota promisória assinada por mim se eu não pagasse, e falou que recebe todas no protesto. Agora eu pergunto sou mesmo obrigada a pagar esse dinheiro de adesão para ele? já que o consórcio foi cancelado pela concessionária? Ele pode protestar mesmo essa nota promissoria? Como que eu tenho que pagar por uma coisa que foi cancelada? Gostaria de tirar minha dúvida! Agradeço pela atenção!

    18 de dezembro de 2012 20:56

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade munido da documentação pertinente.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  34. boa noite deveria ser proibido vender consorcio para autonomos por que depois que a pessoa e conteplada eles querem comprovacao de renda avalista dificultando de todas as formas a retirada do bem a disal da volkswagen e uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      As empresas são obrigadas a sempre informarem de maneira clara e precisa no contrato quais as condições para a retirada do bem e não podem impor novas regras, pois representaria uma alteração unilateral de contrato, que é considerada prática abusiva.

      Excluir
  35. desistir xcom 16 parxcelas quanto eu vou perder no xcontrato de uma moto para 5 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      para a devida análise do caso, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade com a cópia do contrato

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  36. Boa tarde.
    eu fiz um consorcio na wolksvagem e quero dar um lance, e tirar um carro em outra consecionaria, eu tenho direito de nao pagar um montao de taxas que eles cobram me digam uma solucao porq nas outras consecionaria nao cobram nada de taxa.
    obrigado e tenham uma boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para a devida análise a respeito das cobranças, precisamos ter acesso à cópia do contrato. Procure um de nossos canais de atendimento com este documento para que a avaliação do que pode ou não ser cobrado seja feita.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  37. Olá. Ha pouco mais 2 anos fiz um consórcio porque fui convencida pela vendedora da VW que com um lance de 15000,00 (valor de venda que eu estava pedindo no meu carro usado), logo após a 4ª assembléia, eu teria grandes chances de adquirir o carro... Ela me afirmou que o grupo estava fechando, me apressou para fechar a venda e eu paguei a 1ª parcela no dia 31/07/2010. Ocorre que a 1ª assembleia foi apenas em novembro de 2010. E acompanhando os lances, vi na época que não tinha chances de ser contemplada... Assim, em junho de 2011, comprei um carro (fiat) e liguei para a vendedora da VW para pedir orientações sobre a desistência do consórcio e ela me convenceu na época que seria interessante continuar no consórcio porque quando fosse sorteada poderia receber o dinheiro em espécie, mas em nenhum momento ela esclareceu que para isso eu teria que quitar o valor do bem, também não me falou da multa em caso de desistência... Continuei pagando, mesmo com dificuldades, e em novembro do ano passado mais uma vez entrei em contato com a mesma vendedora e ela novamente me convenceu que no meu caso, após os calculos feitos, eu daria um lance (cerca de 18000,00) e retiraria o valor que dei de lance e mais o que eu paguei das prestações e assim não pagaria mais qualquer prestação. Então, para saber valores exatos, fui ontem numa concessionária e falei com uma outra pessoa (a supervisora dela) que me falou que nada disso procede, até porque o último lance passa dos 25.000,00 e não se pode prever o quanto é possível ser ofertado pelos participantes. Resumindo: fui enganada totalmente por 3 vezes, e a troco de que? comissão?! e porque ela não me deixou desistir na primeira vez que liguei para ela? ela me deu falsas esperanças de novo! Agora, entrei com a desistência e quando for contemplada vou ainda ter que pagar uma multa de 15%! Essa multa não é abusiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para verificar se há ou não abusividade na cobrança, entre em contato com nossos canais de atendimento, portando a cópia do contrato para a devida análise.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      Excluir
    2. Desde já, obrigada pela atenção. Será que eu poderia entrar no Juizado Cível para, ao menos, antecipar a devolução do que eu paguei(14.000,00)?

      Excluir
    3. Geralmente a devolução de valores aos desistentes é atrelada a sorteio. É preciso analisar as condições contratuais. Para isso você pode procurar o Procon.

      No Juizado, questões superiores a 20 salários mínimos só são atendidas se o reclamante constituir advogado.

      Excluir
  38. Tenho um consórcio da Volks e precisei trocar o meu bem.
    Estou com as parcelas em dia e também naõ fui contemplada (ou seja, satisfaço a todas as condições de troca de bem).
    Para trocar o bem fui informada que eu teria que levar até eles uma carta autenticada em cartório.
    Depois de 10 dias tentando falar com o atendente, consegui o modelo da carta e assim que consegui, já levei ao cartório e até a Volks.

    Eles perderam a carta. Fui verificar se o processo de troca estava correndo direitinho e fui informada da perda da carta. O atendente diz que a Volks não possui nenhum controle de envio/recebimento de documentação. Se eu não fosse atrás disso, nem ao menos me avisariam que não deu certo.

    O atendente me informou que para agializar o processo eu teria que levar outra carta lá. E foi isso que eu fiz. Gostaria de saber que providências eu poderia tomar junto ao PROCON da minha cidade relativas a perca de um documento meu, falta de atendimento e ouvidoria ineficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Entre em contato com o Procon de sua cidade, portanto documentos que comprovem a contratação do consórcio, para a devida análise e intermediação do problema.

      Excluir
  39. Boa tarde fiz um consorcio e já paguei dois meses e gostaria de cancelar, fui até a concessonaria e o vendedor me informou que é só eu deixar de pagar 3 parcelas que automaticamente vai ser cancelado meu consorcio e eu irei receber o valor que eu paguei com desconto mas ele não me deu nenhum comprovente em relação meu cancelamento!!! Gostaria de saber se isso procede??? E se eu deixar de pagar 3 parcelas meu nome não irá pro spc???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernanda,

      O Procon-SP nunca recomenda que o consumidor deixe de quitar os seus compromissos, até mesmo para que não haja problemas futuros.

      Quando o consumidor quer cancelar qualquer contrato, ele deve formalizar a opção por escrito e o fornecedor deve emitir comprovante do destrato. Lembramos que, é fundamental verificar as condições de cancelamento no contrato feito entre as partes.

      Excluir
  40. boa noite
    fiz um consorcio do bradesco de veiculos e queria saber se quando eu acabar de pagar as parcelas e posso escolher
    pelo dinheiro ou tenho que pegar o veiculo desejado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Você, também, pode optar por receber o dinheiro, desde que não tenha uma cláusula em seu contrato com tal restrição.

      Excluir
  41. Ola tenho um consorcio da DISAL de 60 meses fui contemplado já no começo e adquire o carro paguei certo até a parcelas numero 12 depois por motivo de doença familiares tive de atrasar 5 parcelas, liguei para efetuar o pagamento das parcelas atesadas a atendente do Gropo Forom de cobrança me informou que eu teria que pagar todas as parcelas para prosseguir pagando as demais, o que então aconteceu foi o seguinte não consegui pagar as parcelas atrasadas total, eles não me enviarão mais nenhum dos boletos para eu continuar pagando as que iriam vencer e se transformou em uma cachoeira pois agora tenho que pagar 10.000,00 para quitar a divida para eu continuar pagando mensalmente as que iram vencer, faltam 23 parcelas. Tento entrar em contato para me facilitarem este valor atrasado mais não tem acordo e cada mês que passa a divida aumenta por não receber os boletos que não estão vencidos, devido ao atraso das outras parcelas. O que devo fazer? Até neste momento não vieram buscar o carro por mandato de busca e apreensão será que estão esperando vencer todas as parcelas para vir? Se tiver rodando em uma estrada a policia me parar ela pode apreender meu carro?

    Desde ja fico grato pela resposta e tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Recomendamos que procure o Programa de Apoio ao Superendividado, parceria entre a Fundação Procon-SP e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC - do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para melhor análise do caso.

      Veja mais informações aqui: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/Folder_PAS_3.pdf

      É importante possuir toda documentação referente ao problema.

      Excluir
  42. Bom dia!

    Tenho um consórcio, esse atualmente está como débito em conta corrente, foi efetuado um lance e compra de um veículo, porém esse veículo está com terceiro que no qual paga as parcelas e tem a posse do veículo, tem algum impedimento junto a instituição financeira para de débito mudar para a condição de pagamento carnê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Depende do contrato feito entre as partes. Isso pode ser negociado, mas é preciso consultar a possibilidade com a instituição financeira.

      Excluir
  43. tenho um caminhao foi retirado pelo consorcio
    busca e apriemçao
    ja paguei 43 parcelas
    eu tenho direito a devoluçao deste dinheiro pago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Quando há busca e apreensão, o bem vai à leilão e dependendo do valor da venda, pode haver residual a pagar ou crédito a devolver. Mas não há devolução do que já foi pago.

      Excluir
  44. Existe um amplo mercado de compra e venda de cartas de crédito contempladas em consórcios. São dezenas e dezenas de empresas que fazem anúncios e mil e uma promessas. Trata-se de uma prática legal e segura? Como funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Conforme alertamos no post, a contemplação será feita exclusivamente por sorteio ou lance, sendo que, a contemplação por lance somente ocorrerá após o sorteio.

      O consumidor deve desconfiar e evitar qualquer negociação que prometa algo diferente das regras descritas acima.

      Excluir
  45. Perdoe-me se não me fiz entender. Não foi isso que perguntei. Quero saber se é lícito uma pessoa ou empresa que tenha sido contemplada em um consórcio vender sua carta de crédito a um terceiro, o qual assumirá as prestações pendentes. Há dezenas de empresas no mercado fazendo este comércio. Quero saber como o Procon se posiciona diante dessa situação. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      As empresas podem vender cotas já existentes ou cotas de consumidores desistentes, mas somente a operadora do consórcio está autorizada a fazer tal transação.

      Conforme informamos no comentário anterior, o consumidor deve evitar qualquer negociação que prometa algo diferente das regras mencionadas no post.

      Excluir
  46. Ola,
    tenho um consorcio nacional volkswagem a mais ou menos 1 mes, paguei somente no dia em que fiz o consorcio(1ª parcela), agora eu quero cancelar, falei com a vendedora e ela disse que tem que pagar 4 parcelas para poder cancelar e se eu nao pagar mais meu nome fica "sujo".
    è verdade essa historia de 4 parcelas? estava pensando em nem pagar mais, sera que suja meu nome?
    se no caso for verdade isso das 4 parcelas tenho como pagar alguma multa para cancelar?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Lucas,

    As condições de cancelamento devem estar informadas de maneira clara e precisa do contrato. Para a devida análise do seu caso, entre em contato com nossos canais de atendimento com a cópia deste documento para melhor orientação a respeito das condições para a recisão contratual.

    ResponderExcluir
  48. minha cota esta cancelada...
    mas me deram um prazo até 2023, para ser ressarcido.
    Sinceramente, é muito tempo. existe algum modo para q isso ocorra o mais rapido possivel.. sem depender de sorteios ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Antonio,

      Geralmente a devolução de valores aos desistentes é atrelada a sorteio, ou ao final do grupo; a não ser que exista uma cláusula contratual que preveja outra condição.

      Excluir
  49. Sei que pegando um consórcio com PJ não tem seguro de vida. Se eu pego um consórcio de veículo com PF eu sou obrigada a fazer seguro de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Thamires,

      Vai depender da decisão tomada pela assembleia de constituição do grupo.

      Excluir
  50. Boa tarde, parei de pagar um consorcio da caixa econômica em junho de 08, sei que recebo o que foi pago após a contemplação ou quando for sorteada. Minha duvida é, este dinheiro eu reçebo com a devida correção?

    ResponderExcluir
  51. Gostaria de saber com funciona a parte da escritura apos quitação junto a empresa de consorcio a qual meu imovel, ja entregue, esta como onus de hipoteca.
    Quem fica responsável pelo registro e custas de cartório ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, geralmente o responsável por estes custos é o comprador.
      Para mais esclarecimentos entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  52. Comprei um imóvel na planta e o mesmo será entregue em maio de 2014, eu já tinha um consórcio mas ainda não fui contemplado, consultei a construtora e caso eu consiga a carta de crédito antes, a mesma informou que posso quitar minha divida com ela tendo em vista que a minha carta é maior que o valor do aparamento, mas caso eu faço o financiamento junto ao banco Itaú, terei que verificar com eles se aceitam a minha carta de crédito. Eles são obrigado a aceitar a minha carta de crédito caso a mesma quite o valor total do imóvel? Qual é o procedimento para que isso seja feito? No aguardo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O banco não é obrigado a aceitar a carta de crédito para quitar financiamento.

      Excluir
  53. Boa tarde, fui contemplado em consórcio imobiliário da caixa. Já paguei 69 parcelas de 120. Considerando que já encaminhei a documentação para a garantia que eles pedem. Quanto tempo devo esperar para utilizar o crédito em minha construção? De que forma esse crédito é colocado a minha disposição, ou seja, em parcelas ou valor total? Fico no aguardo, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Misael,

      Normalmente o valor que fica à disposição é o do total do bem envolvido no consórcio. Quanto ao tempo, é necessário consultar o contrato ou o fornecedor responsável pelo grupo.

      Excluir
  54. Bom Dia

    Fiz um consórcio na VW e gostaria de saber se quando eu for contemplado vou poder pegar qualquer carro de qualquer marca e ano, pois fiquei sabendo que só pode pegar o veiculo a cima de 2010, ou seja se eu quiser um carro 2009 não posso pegar ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Leandro,

      As características do bem envolvido no consórcio devem estar descritas no contrato firmado entre as partes.

      Excluir
  55. Olá, fiz um consórcio em 2008, e já paguei 50 prestações, algumas paguei com atraso e com juros. Agora eu atrase 6 parcelas de uma vez e já as paguei com juros, liguei para a administradora para solicitar os novos boletos e fui informada que a minha cota havia sido cancelada. Eu quero continuar pagando, mas até agora não me deram solução, eu não tenho o contrato, só tenho o recibo, me parece que eles perderam o meu contrato. Agora estou em dia com as prestações,já que mesmo cancelado eles receberam o meu pagamento via boleto bancario. O que eu devo fazer, eles podem cancelar minha cota mesmo sem me avisar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para cancelar a cota, a instituição responsável pelo consórcio deve informar o consumidor a respeito do procedimento.

      Para mais informações, consulte nossos canais de atendimento (educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html).

      Excluir
  56. BOM DIA EU PAGUEI UMAS 20 PARCELAS DO CONSORCIO PANAMERICANO COMECEI EM 2008 PAREI DE PAGAR E NESSE MES O PANAMERICANO DEVOLVEU UM VALOR QUE EU ACHO QUE ESTA ERRADO COMO EU FAÇO AS CONTAS DO VALOR CORRETO QUE TENHO PARA RECEBER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fábio,

      Para fazer este cálculo, é preciso que você entre em contato com o órgão de defesa do consumidor de seu município com a cópia do contrato e os comprovantes do que já foi pago.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  57. BOA TARDE!!

    GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL TROCAR DE FORNECEDOR DE CONSORCIO??
    MEU CONSORCIO É DO ITAÚ E ELES COBRAM 21% DE TAXA ADMINISTRATIVA.
    TEM COMO ABAIXAR ESSAS TAXAS??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      As taxas a serem cobradas devem estar informadas em contrato. Não há obrigatoriedade de redução, a não ser que o consumidor entre com ação no Poder Judiciário e este considera a taxa aplicada como abusiva.

      Não há portabilidade de contratos de consórcio que permita a troca do fornecedor.

      Excluir
  58. Bom dia! Aceitei participar de um consorcio pelo Itaú com debito em minha conta corrente paguei 18 parcelas e desisti pois comprei outro imóvel, no cancelamento descobri que a cota adquirida era anterior a data da nova lei de consorcio 2008 sendo que assinei o contrato em 11/09/2010 e eles me venderam algo que estava já defazado então já que não me encaixo na parte do sorteio de desistentes e tenho que aguardar 2022 que é o termino do grupo/cota; No dia do contrato via banco não me deram detalhes dessa operação pois assinatura é eletronica e o contrato e baixado posteriormente online; A dúvida é: a cota já foi vendida para outra pessoa ( conferi), porque não pude transferir por outro grupo ou cota? porque não posso receber o valor pago imediatamente ou ser feita a troca pois no mesmo banco tenho um contrato em aberto para pagamento e o saldo que tenho a receber pode liquidar o restante? aguardo tudo isso para receber somente no final??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para a devida análise do caso, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade com a cópia do contrato.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  59. Boa tarde!
    Entrei em um consorcio da VW este mês e provavelmente serei contemplado por lance. Ainda este mês, paguei uma divida em uma loja de calçados que se encontrava em meu nome que estava no SPC ha um pouco mais de 2 anos. Terei dificuldade em receber o crédito, mesmo já com o nome limpo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa dificuldade não pode existir. Caso a instituição financeira coloque algum empecilho, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade para fazer uma reclamação.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  60. bom dia,adquiri um consorcio caixa que no seu contrato rezava que a desistencia ou cancelamento ,o dinheiro só seria devlvido se a cota fosse sorteada,acontece que minha ex-cota foi sorteda por lance livre,indica que minha cota não volta mais para sorteio.
    minha pergunta tenho direito de receber de imediato o valor pago,ja que não mais participa minha cota de sorteios,pois foi liquidada pelo novo consorciado,ou terei de aguardar o fim do consorcio,para reaver os valores pagos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Depende de quando você assinou o contrato. Se foi antes de 06/02/2009, a devolução deve ser feita de forma imediata, a não ser que a empresa comprove não ter recursos. Nestes casos, a devolução deve ocorrer após o final do grupo, ou quando houver condições para o pagamento (o que deve sempre ser comprovado, a partir da solicitação do consumidor).

      Se for após a data informada acima, é necessário aguardar o final do grupo.

      Excluir
  61. Ha 52 meses me empurraram um consorcio de imóvel do BB e agora notei que o banco não para de vender cotas. O consorcio é de 200 meses e 1400 cotas. A venda constante de cotas favorece a administradora pois quem acaba de entrar dá lances altos e os cotistas antigos tem que competir com os novos. A minha indignação é quanto a estratégia da empresa em só buscar as receitas das taxas de administração, uma vez que fomenta lances altos por meio desta prática para arrecadar maiores valores. A lei do consórcio fala em isonomia, como posso ter isonomia com quem acaba de entrar no grupo sem ter pago o montante que paguei? Talvez a lei permita a venda por tempo indeterminado de novas cotas mas isto é prejudicial ao grupo e assim que as pessoas perceberem, o sistema de consorcio fica desacreditado. Gostaria de saber se meu ponto de vista esta correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcos,

      Não há nenhuma irregularidade nos procedimentos relatados em seu comentário.

      Excluir
  62. Boa noite me chamo Aline e tenho o consorcia da embracon ja contemplado porem gostaria de cancelar,porem me informaram que alem de pagar pela multa de 30% teria que pagar tambem por taxas administrativas entao no final das contas perderia praticamente tudo que paguei e me disseran que receberia o valor quando ouvesse a quitaçao do grupo,isso esta correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Aline,

      Se todas as condições mencionadas estiverem informadas de maneira clara e precisa no contrato, não há irregularidade nas cobranças.

      Excluir
  63. Srs.
    Boa tarde

    Adquiri um imóvel através de consorcio imobiliario. Fui contemplado por lance e já paguei 68/138 parcelas (82,27% pago).Tenho interesse em quitar meu saldo devedor e gostaria de saber se há possibilidade cálcular se o valor pago e saldo devedor estão corretos para quitação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Consórcio não é um financiamento. Portanto, não há garantia que a liquidação antecipada de parcelas gere descontos. Além disso, o valor pode variar, de acordo com o valor do bem adquirido. Ou seja, mesmo antecipando parcelas, poderá haver cobrança de residual.

      Excluir
  64. boa tarde, tenho um consorcio na remaza, parei de pagar , por condicoes financeiras,mas agora me encontro gravida ,com gravidez de risco, e fui proibida a trabalhar, trabalho por conta propria, se nao trabalho nao tenho como sobreviver, muito menos dá continuidade ao tratamento,e ter o repouso que me pedem os médicos.existe alguma lei que em caso de problemas de saude o consorcio possa lhe devolver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não há nenhuma previsão legal que isente o consumidor de efetuar o pagamento das parcelas do consórcio, mesmo em caso de problemas de saúde.

      Excluir
  65. Ola Fiz o Consórcio da V.W. em 80 meses, ofertei o lance e fui contemplado, quero quitar todo o consórcio imediato, pois ainda inteirou 30 parcelas pagas. Gostaria de saber se eu não tenho nenhum beneficio de desconto nessa diferença de 50 meses?
    R$ 56.160,00 ----------------valor da categoria
    R$ 46.800,00 ----------------valor do bem
    ja paguei R$ 15.042,57 de parcelas e mais R$ 21.678,50 de lance.
    TOTALIZANDO R$ 36.721,07.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Consórcio não é um financiamento. Portanto, não há garantia que a liquidação antecipada de parcelas gere descontos. Além disso, o valor pode variar, de acordo com o valor do bem adquirido.

      Excluir
  66. OLÁ, FIZ UM CONSÓRCIO E FUI CONTEMPLADA AI RESOLVI COMPRAR UM CARRO DE OUTRA LINHA, FUI NA OUTRA LOJA E NEGOCIEI O CARRO AI O VENDEDOR ENVIOU A MINHA FICHA DE ANÁLISE E A FICHA FOI RECUSADA PORQUE O NOME DO MEU MARIDO ESTÁ NO SERASA, NÃO SOU CASADA NO CIVIL SOU CONVIVENTE E O CONSÓRCIO ESTÁ NO MEU NOME, NO CONTRATO NADA SOBRE O NOME DO MARIDO, NAMORADO PAI OU MÃE RESTRITOMAS SIM DEIXA BEM CLARO QUE O NOME DO CONSORCIADO NÃO PODE ESTAR RESTRITO, AQUI ESTÁ O E-MAIL DA RECUSA: CADASTRO RECUSADO, OS DADOS FORNECIDOS ENCONTRAM-SE FORA DOS PADRÕES, CONFORME CLÁUSULA 24.4 DO CONTRATO DE ADESÃO.

    24.4 “O CNC disponibilizará a carta de crédito somente aos consorciados que não estiverem com restrições cadastrais e que apresentarem capacidade de pagamento, apurada conforme análise de risco de crédito, compatível com a prestação contratada”


    QUERO SABER SE ISSO DA QUEBRA DE CONTRATO PARA A EMPRESA RESPONSÁVEL PELO CONSÓRCIO? PORQUE EU ESTOU CUMPRINDO O CONTRATO OU SEJA ESTOU CUMPRINDO COM A MINHA OBRIGAÇÃO E NÃO PEGUEI A NEGATIVA CONFIRMANDO QUE EU NÃO TENHO NOME NO SPC, SERASA, SCPC OU QUALQUER OUTRA RESTRIÇÃO, TENHO EMPREGO FIXO COM CARTEIRA ASSINADA E PLENAS CONDIÇÓES DE PARAGAR O CONSÓRCIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mari,

      Considerando apenas o seu relato, entendemos que a empresa descumpre o acordo feito entre as partes. No entanto, não realizamos atendimento através do blog e a devida análise do caso concreto é feita apenas pelos canais de atendimento do Procon-SP e seus órgãos conveniados.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      Outra opção é ingressar com ação no Juizado Especial Cível (http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597).

      Excluir
  67. Boa tarde , meu nome é Ana fiz um consorcio VW , pagava 749,00, fui contemplada em dezembro e em janeiro minha fatura veio cobrando 1261,00 entrei em contato com SAC e informaram que eu deveria assinar um documento optando por 75% ou 100% do bem. Caso optasse por 75% , receberia a carta no equivalente a esse percentual e continuaria pagando o mesmo valor ,caso optasse por 100% , passaria a pagar o valor de 1.261,00 e teria a carta de 100% do bem .
    Ocorre que em momento algum fiz opção por receber um valor menor do bem , no contrato não menciona nada a respeito . Reclamei novamente e me enviaram uma folha avulsa , com minha assinatura com a opção do consorcio "leve" , alegando que essa modalidade de consorcio refere-se a 75% do bem. Mas não me foi explicado isso no momento da assinatura e muito menos descreve no contrato ou nessa folha o que quer dizer consorcio "leve". O que devo fazer ? Desde dezembro que continuo pagando o mesmo valor que sempre paguei , apesar de me enviarem uma fatura com valor maior e ainda não peguei o bem .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana,

      Todas as informações a respeito da negociação devem constar em contrato, de maneira clara, precisa e ostensiva. Como você relata que a empresa não deixou clara as cláusulas contratuais, orientamos que entre em contato com os canais de atendimento do Procon mais próximo com a cópia do contrato e outros documentos relacionados ao consórcio, para a devida análise e tentativa de intermediação, se for o caso.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      Outra opção é ingressar com ação no Juizado Especial Cível (http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597).


      Excluir
  68. Bom dia,

    Faltam só 5 prestações para acabar o consorcio e já recebi o bem. Quando a ultima prestação é paga qual o procedimento que tenho de fazer para que a hipoteca seja finalizada? Preciso registrar alguma coisa ou o procedimento é automatico com o pagamento da ultima prestação?
    Existe algum tipo de custo após pagar a ultima prestação? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não há um procedimento geral, ou seja, depende de cada tipo de contrato.

      Orientamos que você busque informações junto à empresa responsável pelo consórcio para saber como proceder.

      Excluir
  69. Olá! Eu e meu noivo assinamos um contrato com a Unifisa em janeiro de 2012. Inicialmente a vendedora nos informou que a contemplação sairia em 180 dias, que o grupo que estávamos nos inserindo estava se completando conosco e que não deveríamos nos preocupar. No mês em que vencia o prazo a mesma pediu para aguardarmos mais 2 meses, e mais 1 mês, e mais uns dias e uma falsa representante assumiu o caso, pediu para esperarmos mais 120 dias, que era o prazo máximo após o fechamento do grupo. Voltamos lá após os 120 dias a tal representante sumiu da empresa, surgiu então um indivíduo que pediu um valor em dinheiro para liberar a contemplação, o valor foi pago a pessoa sumiu, a empresa evita dar informações do sujeito e a enrolação perdura. Lembrando que desde que entramos nessa ninguém do grupo foi contemplado, a vendedora evita nos atender e desde o inicio até o prezado momento todas as parcelas que seguem estão sendo pagas. Não sabemos qual atitude tomar frente a situação. Desde já agradecemos pela atenção e pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Conforme mencionamos no post, as únicas formas para a contemplação são: sorteio ou lance vencedor. Portanto, as promessas feitas estão em desacordo com as regras do consórcio.

      Como houve pagamento de valor adicional e os vendedores (e a empresa) não dão os devidos esclarecimentos, orientamos que você junte testemunhas, que possam comprovar o seu relato, e toda a documentação referente ao caso (inclusive Boletim de Ocorrência) e ingresse com uma ação contra a empresa no Poder Judiciário.


      A ação pode ser conjunta, com outros participantes do grupo.

      Excluir
  70. Fiz um consórcio servopa para imóvel paguei duas(817,00) e parei porque o que o vendedor me informou não era bem o que eu queria na pratica e so percebi isso depois, agora liguei pra cancelar e a servopa quer me cobrar mais 5% no total da carta para encerrar, isso é correto achei estranho e não estou de acordo em pagar isso pois não recebi nenhum bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Misael,

      A empresa pode cobrar uma multa pelo cancelamento do contrato, mas o valor não pode colocar o consumidor em desvantagem excessiva. Para analisarmos se a cobrança é abusiva ou não, é necessário que você entre em contato com os canais de atendimento do Procon mais próximo.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      Excluir
  71. Boa noite , fiz um consórcio 72 messes VW em Dezembro 2012 , estou indo para sexta parcela e preciso cancelar mas tenho muitas dúvidas. Terei devolução do dinheiro que já paguei ? Quais os descontos que terão em cima do valor? e quando será o retorno ? Se eu cancelar hoje terei que pagar algo a mais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A devolução vai depender de sorteio entre os desistentes. Além disso, o consumidor que cancelar o consórcio pode estrar sujeito a cobranças de multa estabelecida em contrato.

      Consulte a administradora para saber quais as condições de cancelamento.

      Excluir
  72. boa noite,meu marido fez um consorcio,ja pagamos 15 parcelas,depois decistimos de pagar cancelamos o contrato,a moça que nos atendeu falou que esperemos pelo menos 15 meses e o dinheiro seria devolvido mas ja passo do prazo e nada,cuanto tempo a gente tem que esperar para ter de volta o dinheiro em nossa mao.desde já agradesso pela atenção e pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A devolução vai depender de sorteio entre os desistentes. Para melhor análise do caso, entre em contato com os canais de atendimento do Procon mais próximo.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      Excluir
  73. Olá, a matéria é antiga, mas ainda muito válida com certeza(afinal é a ultima lei)
    Estou em um dilema num consorcio de imóveis da Porto, vai fazer 4 anos que pago, mas agora quero cancelar, fui informado que a porto, vai devolver o valor somente mediante o sorteio, e descontará 10% de multa por quebra de contrato e + tx administração restante(que seria até acabar o plano ou seja como o grupo finalizará em 180 meses, faltara 11 anos, para ser cobrado de taxas).
    Um absurdo não? Eles já cobram no início do consórcio maior grana, desta tx,(mais de R$ 3.000,00), e nas parcelas mensais esta tx que aparece 0,1000% dá R$ 147,00. Se forem cobrar 11 anos disto vão tomar todo o nosso suado dinheiro!!
    Que teríamos ajuntado se tivéssemos colocado numa poupança!!
    Esqueci o principal, a pergunta:
    Isto procede? O que pode ser feito?
    E já que eles podem cobrar a tx administração, não deveriam devolver para mim então o fundo de reserva, que eu teria até aquela a data??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Edmar,

      Tanto a taxa de administração, como a multa por quebra de contrato podem ser cobradas. Porém, é necessário avaliar se o período e os percentuais cobrados são abusivos ou não. Para essa análise mais detalhada, orientamos que entre em contato com o órgão de defesa do consumidor mais próximo com a cópia do contrato.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      Excluir
  74. Boa noite, estou vendendo um carro para um consorciado da Remaza, gostaria de saber qual é o processo da venda, antes de assinar o DUT a Remaza me entrega algum comprovante de que será realizado o pagamento?
    O consorciado informa que primeiro eu tenho que entregar o DUT assinado para Remaza, mas como a Remaza me garante que será feito o pagamento?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Thiago.

      Você deve solicitar um comprovante de pagamento da empresa, caso ela seja intermediária da negociação.

      Excluir
  75. Olá, fiz um consórcio na porto seguro mas não pude mais efetuar os pgtos na época, entrei em ctt com uma vendedora e ela disse que pela nova lei, eu não preciso mais esperar o término dos 8 anos do plano para resgatar, onde posso confirmar essa informação? Não estou localizando a lei que diz isso exatamente.

    ResponderExcluir
  76. Olá,

    Depois da contemplação, as parcela do consorcio são corrigidas pela valorização do bem. Visto que eu já retirei a carta e adquiri o automovel, este valor (correção) é devolvido no fim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Wagner,

      Não há previsão legal para a devolução destes valores.

      Excluir
  77. oi bom dia faço parte de um consorcio no itau e meu grupo tem cotistas de diversos valores ex: eu 18600,00 outros 42000,00 36000,00 etc de eles dão lance de 40% que e de 14900,00 e outros valores como posso eu de carta de 18600,00 dar um lance acima, com um pouco mais compro avista. isto não esta errado ? nao teria que ser o grupo do mesmo valor? busco orientação desde ja obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Arles.

      O valor das cotas é de acordo com o valor do bem. Um mesmo consumidor pode adquirir mais de uma cota (respeitando o limite legal de 10% do total de cotas) para fazer parte de um grupo.

      Excluir
  78. boa tarde `` fez um consorcio e pague a premira parcela mais n~ tenho como continua pagando pois acabou ficando fora do meu orçamento so que foi ate o banco e mim falam que nao posso cancelar so depois de seis meses dai ate fica tudo em aberto e eu fico com meu nome sujo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não pode haver tal restrição. O consumidor tem o direito a cancelar o contrato assim que ele achar conveniente.

      Salientamos que o cancelamento pode acarretar multa rescisória.

      Excluir
  79. boa noite tenho um consorcio paguei 2prestaçao e dei um lance e fui contemprado mais agora quero cancelar nao consigo pagar as parcela eu recebo o dinheiro de volta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A devolução dos valores depende de sorteio dos consumidores desistentes, ou do final do grupo. Lembrando que a rescisão contratual pode gerar multa ao consumidor.

      Excluir
  80. EM 05/11/2010, FIZ UM CONSORCIO DE 48 MESES DE UMA MOTO HONDA 150. JÁ PAGUEI 32 MESES DE 285,00 REAIS E NÃO PRETENDO CONTINUAR A PAGAR AS RESTANTES. O QUE EU FAÇO PARA RECEBER MEU DINHEIRO DE VOLTA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A devolução dos valores depende de sorteio dos consumidores desistentes, ou do final do grupo. Lembrando que a rescisão contratual pode gerar multa ao consumidor.

      Excluir
  81. tenho um consórcio de uma moto, mais desistir de adquirir o bem. Gostaria de saber se no fim do consórcio eu posso pegar o dinheiro ou apenas o bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A devolução dos valores depende de sorteio dos consumidores desistentes, ou do final do grupo. Lembrando que a rescisão contratual pode gerar multa ao consumidor.

      Excluir
  82. bom dia, deixa tirar uma duvida, eu estava pagando um consorcio a 2 anos, e nesses ultimos meses estava com dificuldades de pagar, mas pagava, sempre atrasado mas pagava, nunca passo de duas faturas, ai chego uma carta em ksa q meu consorcio foi cancelado, e agora oq eu faço?? é justo isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O contrato pode ser cancelado, mas o consumidor deve ser devidamente notificado, pela empresa, deste cancelamento.

      Para a devida análise do caso, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      Excluir
  83. boa noite, fiz um consorcio com a VW, ja fui contemplado, a carta de credito ja saiu, e eu ja escolhi os bens, porem eles estao errolando, todo dia que eu ligo eles inventam algo para atrapalhar, minha duvida é eles tem um prazo por lei para entrega dos bens ?? paguei o lance no dia 11/06/2013 até quando eles podem ficar nessa enrrolação? tem alguma lei que me ajude a agilizar esse processo? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      As regras para a concessão dos créditos devem estar devidamente informadas no contrato. Caso não haja tal previsão, ou a empresa não cumpra com o estabelecido no documento entre em contato com o Procon mais próximo.

      Excluir
  84. Oi,estou com um problema com a disal,só tenho uma parcela paga e logo ofertei o lance e fui contemplado,me exigiram todos os documentos e está tudo ok,mas no ultimo instante exigiram um avalista,e não tenho nenhum avalista.posso receber o dinheiro do meu lance de volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa informação (a respeito de necessidade de avalista) deve constar em contrato. Não havendo tal informação, a exigência é abusiva e você pode receber o dinheiro de volta.

      Excluir
  85. GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL ATRAVÉS DA PORTABILIDADE DE CRÉDITO TRANSFERIR UM CONSÓRCIO DE UMA OPERADORA, PARA OUTRA OPERADORA, CONTINUANDO NA MODALIDADE CONSÓRCIO.
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Priscila!

      A portabilidade de crédito não contempla os contratos de consórcio.

      Excluir
  86. BOA TARDE GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE EU FIZ UM CONSORCIO QUE NA QUAL ME PROMETIAM A CONTEMPLAÇÃO EM DOIS MESES E NÃO SAIU POREM GRAVEI TODAS ESSAS PROMESSAS, COMO NAO SAIU PEDI O CANCELAMENTO POREM ME FALARAM QUE TINHA QUE DESCONTAR METADE DO QUE PAGUEI ISSO É CERTO ??? GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Primeiramente, esclarecemos que a contemplação só acontece por sorteio ou lance vencedor. Não existe outra forma para que isso ocorra.

      Quanto ao valor da multa por rescisão, ele não pode ser excessivamente oneroso ao consumidor.

      Para a devida análise do caso, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      É importante possuir a cópia do contrato e outros documentos relacionados ao problema.

      Excluir
  87. Boa tarde estou participando do consórcio da embracon e dei uma entrada de quase 2 mil reais e ja paguei 2 parcelas de R$700,00. Por motivos financeiros não posso mais pagar as parcelas, se eu desistir do consórcio eu pagarei alguma multa? Como faço para recuperar o que eu ja investi? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Quando o consumidor quer desistir do contrato, ele está sujeito a pagar multa rescisória, além de taxas administrativas.

      Para ser restituído, o consumidor deverá aguardar o final do grupo (caso não seja contemplado)ou sorteio entre os desistentes.

      Excluir
  88. Gostaria de saber se no final do consórcio eu resgato o valor do contrato ou o valor que paguei total, quanto fiz o contrato falaram que se eu não fosse contemplado até o final do consórcio eu receberia o valor total que eu paguei, mas o valor do contrato foi de R$4.106,00 mas recebi R$4.158,00 sendo que eu pagava R$303,00 cada parcela, que no total daria 18 parcelas, ao meu ver o valor a ser devolvido seria o valor somado das parcela no total de R$5.457,00, foi o que me falaram no ato???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Silvio.

      Ao final do grupo, o consumidor deve receber o valor do bem, além de eventuais valores de fundo de reserva; exceto quando o consumidor é desistente.

      Quando o consumidor quer desistir do contrato, ele está sujeito a pagar multa rescisória, além de taxas administrativas.

      Para a devida análise do caso, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      É importante possuir a cópia do contrato e outros documentos relacionados ao problema.

      Excluir
  89. Por favor, estou em 1 consorcio e estou pagando a parcela numero 6 e fui contemplado via sorteio, porem estao criando muitos obstáculos para eu poder pegar a carta de credito, no caso com minha cota já contemplada eu posso pedir o dinheiro depositado nas parcelas após os 180 dias da contemplação?? Terei que pagar as prestações restantes, ou seja quitar o consorcio em 100% ou a minha contemplação mais o periodo de 180 dias apos ela me da o direito a deixar o grupo sem quitar o saldo restante??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.

      As regras para obter a carta de crédito (prazo, por exemplo) devem estar informadas no contrato. A contemplação não isenta o consumidor de pagar o restante das parcelas.

      Excluir
  90. Boa tarde. Estou com uma carta de crédito da Honda quitada e contemplada. Estou querendo comprar um carro ano 2001, contudo eles dizem que somente posso comprar veículos de 2011 pra frente. Eles podem fazer esse tipo de impedimento? O que faço caso eles se neguem a pagar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Karol

      A administradora do consórcio pode fazer tal restrição, desde que preste todas as informações no contrato de adesão.

      Excluir
  91. Boa noite, participo do consórcio Nacional VW, ja quitei as 48 parcelas do meu plano (isso corresponde aos 70% do veículo) para adquirir o bem eu teria que pagar os outros 30% qdo o veículo fosse entregue mas, eu não tenho como pagar o tal valor, tem como reaver o que já paguei visto que o plano ja foi quitado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Quando o consumidor opta por encerrar o contrato, ele fica sujeito a pagar multa rescisória, além de taxas administrativas.

      Para ser restituído, o consumidor deverá aguardar o final do grupo (caso não seja contemplado)ou sorteio entre os desistentes.

      Excluir
  92. Fiz um consórcio VW em 2008,cancelei cinco meses depois. faltando três assembleias para fim, recebi uma carta informando que minha cota tinha sido contemplada e que teria direito ao valor pago descontando algumas taxas.Gostaria de saber se é melhor receber no encerramento do grupo, pois estou achando o valor muito baixo. Parcela Pagas = 2.054,65
    Valor Ressarcido = 1.081,16
    Taxa de Administração = 147,00
    Multa de Desistência = 15% do Fundo
    Gostaria de saber,o mais rápido possível, se esses valores estão corretos.

    OBRIGADO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Caso você possa aguardar o final do grupo, será mais interessante, pois o valor da restituição será reajustado.

      Para saber se o valor está correto ou não, é preciso analisar a cópia do contrato e isso é feito apenas nos postos de atendimento. Mas ressaltamos que a empresa pode cobrar multa pela desistência e taxas administrativas, desde que claramente informadas em contrato.

      Excluir
  93. Tenho um consórcio com a Porto, fizemos o lance e fomos contemplados, usamos a carta de credito para comprar um terreno que agora está alienado à consorciada. Se quitarmos a divida conseguimos desalienar o terreno na escritura ou temos que esperar o fim do grupo para isso, mesmo quitando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Será necessário aguardar o final do grupo, mesmo quitando o restante do consórcio.

      Excluir
  94. FUI contemplado no consorcio nacional Volkswagen,mas fui informado que precisaria de um avalista,mas quem nos dia s de hoje quer se responsabilizar pelas contas alheas,me sinto prejudico pois todos os meses pagos meus boletos em dia confiando nessa concessionária e na hora de confiar em mim isso acontece,fui informado pela atendente que o processo ficara parado,tenho direito a recorrer sem ter avalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oa tarde, Jaqueline!

      A informação a respeito da necessidade e do perfil do avalista, devem constar de maneira clara no contrato.

      Para a devida análise do caso, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      É importante possuir a cópia do contrato e outros documentos relacionados ao problema.

      Excluir
  95. eu fui contepladoesto com nome linpo providencie todos os meus documentos agora me exigiram um fiado pois eu ja fiz o consorcio pra nao precisar disso so pessoa fisica e eles nada de mandarem a carta de credito que direito eu tenho consorcio meira lins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A informação a respeito da necessidade e do perfil do avalista, devem constar de maneira clara no contrato.

      Para a devida análise do caso, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      É importante possuir a cópia do contrato e outros documentos relacionados ao problema.

      Excluir
  96. Fui contemplado (sorteio)num consórcio imóvel mas ainda não peguei carta de crédito valor R$ 76.000,00. Se eu deixar para o encerramento, final, recebo esse valor ou o valor da época futura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso você possa aguardar o final do grupo, será mais interessante, pois o valor da restituição será reajustado.

      Excluir
  97. Boa noite
    Estou comprando um consorcio de um amigo meu do banco bradesco, porem ele ta com o nome sujo, restriçao no spc e serasa, ele podera transferir assim mesmo?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Vai depender das condições contratuais. Consulte a empresa responsável pelo consórcio.

      Excluir
  98. Olá, fiz um consórcio de uma moto, e paguei por três anos no valor de quase 10 mil reais. Quando terminei as parcelas, quis receber o dinheiro e a quantia a ser paga ficou cerca de 7 mil. Porém, me deram um cheque para ser depositado no dia 01 de agosto, e hoje recebi a notícia que a empresa foi fechada... Quando recebi o dinheiro, pediram para deixar o contrato e por minha inocência, deixei o contrato na empresa... E agora, será que fui enganada?? Tem como eu receber o meu dinheiro com a empresa falida? O que eu posso fazer???
    Obrigada desde jpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Paula.

      O consumidor deve sempre guardar a cópia do contrato, afim de ter os seus direitos resguardados em caso de problema.

      No caso de empresa comercial, que exercia atividades no Estado de São Paulo, poderá solicitar Certidão de Breve Relato à Junta Comercial de São Paulo. Esse documento informará os nomes e outros dados pessoais (como endereços) dos seus proprietários. De posse dessas informações, a questão poderá ser levada ao Juizado Especial Cível mais próximo.

      Os Juizados acolhem ações judiciais de pessoas físicas e micro-empresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

      Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse:

      http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

      Em ações cujo valor supera o limite de alçada do Juizado Especial Cível, faz-se necessário contratar um advogado de sua confiança para orientações e providências para que a ação seja proposta na Justiça Comum.

      Excluir
  99. Bom dia,

    Adquiri um bem, porém já quitei todas as parcelas desse bem, mas a empresa não quer fazer a desalienação do gravame como posso proceder, estou impossibilitado de vender meu carro e estou sendo prejudicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com toda a documentação referente ao caso (cópias dos contratos e de algum recibo que comprove a quitação) entre em contato com os canais de atendimento do Procon mais próximo, para a devida análise do problema e abertura de reclamação.

      Consulte os canais do Procon-SP e dos órgãos municipais conveniados no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.htm

      Excluir
  100. Ola meu Nome é Thalita, procurei um consorcio de imoveis e acabei fechando o contrato, no ato do contrato paguei um valor aproximado de R$1200,00 ;logo em seguida passou 1 mes recebe o boleto e paguei mais duas parcelas.
    Enfim no terceiro mes decidi cancelar e cancelei perguntei sobre o reembolso do valor, disseram que so seria devolvido se eu fosse comtemplada ou no final das parcelas, isto é verdade ou devo porcurar meus direitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Em caso de desistência, o reembolso ocorre através do sorteio entre os desistentes ou ao final do grupo. Portanto, a informação obtida está correta.

      Excluir
  101. Fiz um consórcio de moto em 48 vezes. Já paguei 38 e fui contemplado. Optei em pegar o valor que paguei e a empresa me disse que se eu fizer isso, tenho apenas 90% do valor total. Ou seja, 10% fica pra eles... é possível isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Jardel.

      A desistência, antes do final do grupo, pode acarretar multa e/ou cobrança de taxas administrativas, que devem estar devidamente informadas em contrato.

      Excluir

Não serão publicados:

Comentários ofensivos e comentários que contenham dados pessoais como telefone, e-mail, endereço e informações bancárias (número de conta corrente e cartão de crédito, por exemplo).