terça-feira, 9 de abril de 2013

Procon Responde: compras pela internet

 Da Equipe do Blog

Há quem ainda prefira “bater pernas” atrás das melhores ofertas, mas para aqueles que passaram a comprar frequentemente via internet é essencial  tomar alguns cuidados para evitar problemas. 

A série “Procon Responde” tratará, hoje, do comércio eletrônico, área que vem crescendo bastante, não só no número de vendas, mas também em problemas e reclamações dos consumidores. Selecionamos algumas das perguntas mais frequentes feitas pelos consumidores.

1. Como posso ter certeza que o site é confiável, ou que ele está registrado?

R.: Busque referências de amigos ou familiares e dê preferência a estabelecimentos que informem seu endereço físico e outras maneiras para que o consumidor o localize como: a razão social, CNPJ, e-mail e telefone. Cuidado com os sites que fornecem número apenas de celular e que oferecem preços baixos demais.

No site www.registro.br, o consumidor tem acesso aos dados dos responsáveis pelo endereço do site, seja Pessoa Jurídica (CNPJ, endereço, telefone) ou Pessoa Física (CPF, endereço, telefone do responsável pelo site).

O consumidor também pode acessar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas e a lista de sites não recomendados pelo Procon-SP.

2. Como posso ter certeza que os meus dados ficarão seguros no site de compra?

R.: Para evitar que outras pessoas consigam acessar seus dados (número de telefone, endereço, número do cartão, senha, etc.), apenas forneça seus dados em sites com endereço eletrônico iniciado pela sigla “https” e que exiba no seu navegador de acesso à internet um ícone em forma de cadeado colorido e fechado; ao clicar neste deve aparecer o certificado de segurança do site. É importante ler a política de privacidade do site para saber como o fornecedor vai cuidar do armazenamento e manipulação de seus dados pessoais. Escolher uma senha segura também é essencial.

Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

Nunca realize transações online em Lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos. 

Lembrando que o site é responsável por problemas de segurança em seu ambiente de compra.

3. O produto que comprei veio com defeito, como devo proceder?

R.: O fornecedor deverá solucionar o problema no prazo máximo de 30 dias. Após esse prazo, se o problema não for resolvido, o consumidor tem direito de escolher entre: a troca por outro da mesma espécie e em perfeitas condições; ou cancelar a compra e ter de volta o que já pagou; ou aceitar ficar com o produto com um desconto no preço. É bom lembrar que todo produto ou serviço possui uma garantia legal – 30 dias para produtos e serviços não duráveis (exemplo: alimentos) e 90 dias para os produtos e serviços duráveis (exemplo eletroeletrônicos). Além de ser obrigatória, ela cobre qualquer vício que deve ser reparado sem qualquer custo para o consumidor. 

Fica dispensado o prazo de 30 dias para o fornecedor sanar o defeito, sendo, portanto, imediata a escolha de uma das alternativas indicadas acima, em caso de produto essencial ao consumidor ou em virtude da extensão do defeito: se comprometer as características fundamentais do produto ou se diminuir-lhe o valor.

4. A quem devo recorrer se eu tiver algum problema com o produto ou serviço que comprei pelo site de compras coletivas?

R.: Tanto o estabelecimento comercial que fez a oferta, como o site de compra coletiva (se for o caso) são responsáveis por solucionar a questão. 

5. A empresa pode cobrar o frete para realizar entregas? Existe um valor de frete padronizado para todos os estados?

R.: A cobrança pode ser feita, desde que informada de forma clara e precisa ao consumidor, e antes da conclusão da compra.  O valor do frete depende da distância percorrida para a entrega e da logística da empresa, portanto, não há padronização.

6. A empresa pode cobrar o agendamento da entrega?

R.: Não. Segundo a Lei de Entrega (nº 14.951/13), os fornecedores que atuam no mercado de consumo do Estado de São Paulo são obrigados a agendar a entrega do produto sem qualquer valor adicional para o consumidor. A lei define três turnos – das 7h às 11h, 12h às 18h e 19h às 23h – sendo assegurado ao consumidor o direito de escolher entre as opções oferecidas pelo fornecedor.

7. Eu posso desistir da compra feita?

R.: Sim. De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor pode desistir da compra em sete dias a contar da finalização da compra ou do dia em que recebeu o produto ou serviço.

O direito de arrependimento só vale para as compras feitas fora do estabelecimento comercial, como por telefone, a domicílio ou internet. Se o consumidor se arrepender da compra, a empresa terá que devolver todos os valores pagos (incluindo o frete).

Mais dicas sobre compras pela internet estão disponíveis no “Guia de Comércio Eletrônico". Para acessar o material elaborado pelo Procon-SP clique aqui.

O consumidor do Estado de São Paulo que tiver problemas com o comércio eletrônico pode encaminhar o caso ao site do Procon-SP.

Próximo tema da série “Procon Responde” será telefonia.




214 comentários:

  1. fiz uma compra de um blu ray no walmart pelo site no dia 13/03/13 só que não chegou no prazo fui no chat online no dia 1/4 para saber o que aconteceu e eles falarão que extraviou na transportadora, então pedi para fazer o reenvio do produto, eles falaram que ligaria e seria um dia util passou o dia e nada fui no chat e pedi para fazer o estorno do dinheiro eles disseram que seria 15 dias uteis para receber o dinheiro de volta, quero saber qual é o prazo legal para receber o dinheiro de volta. eu acho isso um absurdo na hora de comprar um produto paga-se na hora mas na hora de estorna não e de imediato deveria ser do mesmo jeito da compra no máximo três dias para o estorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Caique,

      Depende da forma de pagamento. Se for cartão de crédito, a devolução deve constar na próxima fatura. Boleto, a devolução deve ocorrer de forma imediata - conforme artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

      Tente um acordo com a empresa para que ela faça a devolução antes, cinco dias úteis, por exemplo. Caso não seja possível, encaminhe uma queixa ao nosso atendimento eletrônico (link no final do post).

      Excluir
    2. fiz uma compra na loja do dide dia 27/03/14 so que todo mundo ta falando q esse saite e falso gostaria de saber se isso e verdade se tem muitas reclamaçoes desse saite

      Excluir
    3. Boa tarde, Jacqueline.

      O Procon-SP realizou 01 atendimento em relação a essa empresa em 2014.

      Para saber se a mesma está devidamente registrada, veja as dicas aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/2013/02/como-obter-informacoes-sobre-os.html

      Excluir
    4. Boa noite, gostaria de uma informação..
      Fiz uma compra na loja online Gastando Bem. Comprei no dia 12/04/14, já paguei pelo pedido e até hoje 07/08/14 não recebi o produto.. quando rastreio apenas consta que foi enviado da China ao Brasil.. Já são quase 4 meses e não recebi.. Há como o Procon resolver o meu problema?

      Excluir
    5. Boa tarde!

      Se você residir em São Paulo, envie o caso ao nosso site http://migre.me/kVpVz.

      O setor de atendimento tentará a intermediação do caso, mas se o site for hospedado em outro país não tendo representantes no Brasil, a solução poderá ser dificultada, pois só intermediamos casos de empresas registradas ou representadas no Brasil.

      Excluir
    6. ola gostaria de saber se tem algum problema , pois fiz uma compra na loja online gerou o boleto mas não paguei, pois fiquei sabendo que o saite não era confiável , vai gerar atrito com o meu nome o que devo fazer

      Excluir
    7. Bom dia!

      Se a compra foi feita via boleto bancário, não haverá problema, pois a compra só é confirmada mediante pagamento.

      Excluir
  2. Boa Tarde,

    Gostaria de informações deste site www.diamagazine.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marcelo,

      Não há registro de reclamações em nossos canais de atendimento contra empresa com o nome mencionado.

      É recomendável pesquisar se o domínio do site está devidamente registrado no www.registro.br, e se há reclamações nas redes sociais contra esse fornecedor.

      Excluir
    2. Olá bom dia, não é confiável, pois comprei dois aparelhos celulaes paguei,em fatura a vista, e até hoje não recebi o produto, é fraude.

      Excluir
  3. Produto comprado pela internet vem com defeito e não tem assistência técnica na cidade. A quem cabe o pagamento do frete à assistência técnica (ida e volta)? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Diego,

      Na garantia legal (90 dias, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor) a responsabilidade pelo pagamento (ou reembolso) do valor do frete é da empresa (fabricante e/ou loja). Na garantia legal (concedida pelo fabricante) depende do que estiver informado no certificado de garantia do produto.

      Excluir
  4. olá aderi a um serviço pela internet, pelo site http://ganhepelaweb.com só que me arrependi e paguei pelo cartão. é já encaminhei um e-mail para eles devolverem o que eu paguei.conf escrito pelo artigo 49 tenho 7 dias para desistir da compra, sendo que comprei no domingo. me ajudem como faço para resolver isso. grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Jeferson,

      Encaminhe o problema ao nosso atendimento eletrônico http://www.procon.sp.gov.br/atendimento.asp (de 2ª a 6ª das 10h às 16h).

      Excluir
  5. Olá,
    Gostaria de saber se há reclamação do site www.eletromm.com.br, pois é só digitar no google o nome da loja, que aparecem várias reclamações! Havendo o pedido formal de investgação, o procon consegue averiguar essa loja? Grato!

    ResponderExcluir
  6. Comprei uma escrivaninha no www.mobly.com.br, o prazo de entrega inicial era até o dia 27/03, não chegou, entrei em contato e alegaram haver um problema no estoque, motivo pelo qual alteraram (sem comunicação prévia) a data de entrega para o dia 11/04. Contudo, o produto não chegou. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bruno,


      Encaminhe o problema ao nosso atendimento eletrônico http://www.procon.sp.gov.br/atendimento.asp (de 2ª a 6ª das 10h às 16h)- exclusivo para o estado de São Paulo.

      Excluir
  7. Boa noite, fiz uma compra pela Internet na loja NEON ELETRO (http://www.neoneletro.com.br/), estimulado pelo Programa Raul Gil do SBT. Por considerar ambos idôneos, apresentador e emissora, fiz a aquisição de um televisor. Após todo prazo e um pouco mais para o recebimento do produto, fui informado que houve problema com o lote da televisão, e que eu poderia resgatar o valor total em até trinta dias úteis, já que a compra não poderia ser cancelada no cartão. Já se esgotou há muito o prazo, e até agora nada de depósito, só que a empresa tirou toda ferramenta de comunicação, telefones do ar, e não respondem a e-mails, mas mesmo com tudo isso o "site" continua no ar vendendo normalmente. O que devo fazer pra reivindicar meus direitos? Como receber o valor que está sendo debitado em meu cartão? Já vi propaganda desta empresa em outros programas do SBT, e as pessoas continuam sendo enganadas. Por favor, me orientem, pois não sei como ao menos diminuir meu prejuízo.
    Grato,
    Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Este site está entre os não recomendados pelo Procon-SP (http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=2661). Para a devida análise do caso e tentativa de intermediação envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento.asp (de 2ª a 6ª das 10h às 16h) - exclusivo para o estado de São Paulo.

      Excluir
  8. Bom dia.
    Comprei um computador em um site que informava no anuncio a existência de entrada HDMI, porem, o produto que foi entregue não cumpria com as especificações anunciadas pelo site.
    Eu tenho direito de receber o produto que eles anunciara? E no caso do site não ter o produto no estoque e eu não aceitar a devolução do valor pago, tenho direito a um produto que corresponda ao anunciado ou sou obrigado a aceitar o dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde André,

      A empresa é obrigada a cumprir com a oferta. Se isso não ocorrer, o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor determina que:

      Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou
      publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

      I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou
      publicidade;

      II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

      III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

      Excluir
  9. Comprei um celular NOKIA 500 pelo Tele-vendas do EXTRA e o telefone apresentou defeitro 20 dias após a compra (a tela pula direto e não da pra efetuar nem receber ligação), Já tentei a troca e o EXTRA iz quesó troca em no máximo 7 dias... Em minha cidade não tem assistência técnica e mandam que eu recorra a NOKIA, esta me mandou enviar o produto pra uma assitência técnica no RJ via Correios. Eunprecisodo aparelho para meu trabalho e ficarei sem telefone... O valor do produto esta sendo descontado de meu Cartão de crédito. Quais são os meus direitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      No caso de o produto estar dentro do prazo de garantia, o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor determina que:

      § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

      I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

      II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

      III - o abatimento proporcional do preço.


      Excluir
  10. comprei o curso pela internet ganhe pela web, mas arrependi e veio a mensagem que nao concluiu meu email eles deram o prazo de ate duas horas para concluir, ai enviariam uma mensagem ou ligariam. mas ate agora nao disseram nada. e o valor ja esta lançado na minha fatura, agora nao quero mais o curso como faço para recuperar meu dinheiro de volta, a cobrança veio pela akatus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Iolanda,

      Para a devida análise do caso e tentativa de intermediação envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento.asp (de 2ª a 6ª das 10h às 16h) - exclusivo para o estado de São Paulo.

      Excluir
  11. O site compradodia.com que está efetuando propagandas de Ray bans no Fcaebook é confiável ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não damos esse tipo de indicação. Recomendamos que siga as orientações dadas no post (especialmente na questão "1") para decidir se vale a pena ou não comprar nesse fornecedor.

      Excluir
  12. GOSTARIA DE SABER SE O SITE http://www.xinguilingui.com É UM SITE SEGURO PARA COMPRAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Siga as dicas da 1ª resposta. Atente-se ao fato de que o site citado não possui telefones de contato e isso é um sinal de alerta para o consumidor.

      Excluir
  13. Bom dia. Eu me matriculei num curso a distancia num site conhecido. Porém no prazo de 7 dias percebi que aquilo não é um curso exatamente e sim apenas material a ser disponível. Entrei em contato com o site e eles disseram que meu pedido para cancelamento foi encaminhado e tem prazo de 20 dias. Eles podem demorar isso tudo? Outra coisa foi que não recebi nenhum e-mail ou confirmação do encaminhamento do meu pedido de cancelamento. Como conversei com a moça via chat on line dentro do próprio site eu copiei a conversa. Mas é só isso. Eles não são obrigados a me mandarei um comprovante? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Patrícia,

      O curso pode estabelecer um prazo para processar o cancelamento, mas dentro deste período não pode haver cobrança de juros, ou encargos. Além disso, ela tem a obrigação de emitir comprovante, ou protocolo, ou qualquer outro documento referente ao pedido de cancelamento (mesmo via e-mail).

      Caso o cancelamento não seja efetuado, ou haja cobrança, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento.asp (de 2ª a 6ª das 10h às 16h) - exclusivo para o estado de São Paulo.

      Excluir
  14. Boa tarde,

    Fiz uma compra em um site de promoções UVA ROSA comprei 02 cupons dia 10/04 para utilizar em uma estética e até hoje não consigo fazer o agendamento pois os aparelhos sempre estão em manutenção e os cupons vencem dia 10/06 posso pedir o cancelamento da compra e a devolução do valor que paguei? como devo agir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Adriane,

      Sim, pode. Entre em contato com os canais de atendimento da empresa e consulte quais procedimentos para efetuar o cancelamento da compra.

      Nossa dica é: encaminhe o pedido por escrito (através de e-mail, por exemplo).

      Excluir
  15. boa tarde, no dia 27 vi a propraganda de um site pela tv gazeta, shopping do gugu, e comprei um cel, pelo cartao de credito, tentei cancelar o pedido mas nunca me respondem, ai tentei cancelar pelo banco mas tbm se recusaram fazer o cancelamento o que posso estar fazendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Para a devida análise do caso e tentativa de intermediação envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento.asp (de 2ª a 6ª das 10h às 16h) - exclusivo para o estado de São Paulo.

      Excluir
  16. Bom dia, fiz uma compra e meu pedido foi extraviado na transportadora, sou obrigada a aceitar o estorno ou posso exigir o produto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Quando a empresa deixa de cumprir o prazo de entrega o consumidor pode optar por:

      - Exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

      - Aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

      - Rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

      Fonte: Código de Defesa do Consumidor.

      Excluir
  17. Olá! Gostaria de saber se o Shopping do Gugu é confiável para compras online?
    Att; Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Fernando.

      O Procon-SP não faz indicação de nenhuma empresa. Apenas fornecemos orientações de como o consumidor deve proceder antes da compra, como as dicas que demos no post.

      Excluir
  18. Fiz uma compra no site do Shopping do Gugu e não recebi o produto. Muitos dizem que o site é falso. Há muitas reclamações parecida com a minha no Procon SP?
    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Jean.

      O Procon-SP atendeu, desde o início deste ano, 23 pessoas que tiveram problemas com esse fornecedor. Boa parte das queixas, assim como ocorre com outras empresas de comércio eletrônico, é a respeito de problemas com entrega.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento fará a devida análise do caso para a tentativa de intermediação e outras medidas.

      Excluir
  19. O site de viagens HOTEL URBANO esta com uma promoção IMPERDIVEL , que voce compra uma Passagem pra LAS VEGAS,EUA e voce Ganha um Play Station 4 por Apenas 1.440,00 queria saber se esse site de viagems realmente é confiavel pois adoraria fazer essa compra desse npacote e mais ainda ganhar esse Play 4 . ME ajudem a tirar essa duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O Procon-SP não faz indicação de nenhuma empresa. Apenas fornecemos orientações de como o consumidor deve proceder antes da compra, como as dicas que demos no post.

      Entre as nossas dicas, está: desconfie de preços baixos de mais, busque saber se a empresa possui muitas reclamações em redes sociais, por exemplo; e se a oferta é feita por um site de compras coletivas. Neste caso, fique atento às condições do pacote e de possíveis limitações para o uso do cupom.

      Excluir
  20. em 21/03/2013 comprei u celular no site dia magazine,com a proteção da akatus,até hoje 26/11, não recebi a mercadoria ,ja estou terminando de pagar no meu cartão visa...foram muitos email e nada de solução.como devo proceder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Antonio!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      Excluir
  21. Dúvida !!! Eu comprei um tênis no site adidas, que estava em promoção R$189 por via BOLETO bancário na segunda feira, já esta feito o BOLETO...Só falta eu pagar prazo de 7 dias. Mas só que na terça feira a oferta acabo...Então o tênis foi pra R$249, e eu vou pagar o boleto na quarta feira que eu já havia feito na segunda feira com o preço de R$189. Se eu levar o BOLETO feito na segunda feira, vai estar disponivel o boleto ou terá erro ? Eu vou pagar na oferta ou o boleto já estará cancelado? ( OBS: Boleto bancário tem o prazo de 7 dias pra pagar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      O valor do boleto (e consequentemente da compra) é válido até a data de seu vencimento.

      Excluir
  22. boa tarde procon.
    comprei um tablet pelo site shop do gugu, na verdade não paguei, o boleto saiu para a data de 24/12/13 porém após gerar o boleto com meus dados e esta data desconfiei que o produto chegaria após o pagamento do boleto, então resolvi entrar em contato com a empresa para saber , pois quero dar de natal para meu filho e se chegar depois do natal eu ja nao me interesso pelo produto, pois bem o telefone não atende, o formulario que mandam vc preencher no site pra entrar em contato tbm nao é respondido, então consegui o email do sac, que me responde automaticamente para preencher o formulario no site.
    O que eu faço??? se eu não pagar o boleto suja meu nome?(boleto com todos meus dados e endereço)
    obrigado pela atenção aguardo sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Anderson.

      O máximo que pode acontecer neste caso é a compra ser cancelada. Não pode haver negativação do seu nome.

      Como o SAC não dá o devido suporte, o melhor a fazer é desistir da compra.

      Excluir
  23. fiz uma compra pelo mercado pago de um celular fiz o pagamento mais quando fui depositar o frete o mercado pago bloqueou minha conta assimilando com uma conta que nao conheço pedi para o vendedor do celular devolver-me o dinheiro pois nao consegui paga o frete e o vendedor devolvel na minha conta do mercado pago mais devido minha conta estar bloqueada nao consigo retirar meu dinheiro e nisso foi 159,00 meu . o que eu faço procuro meus direitos ou nao vale a pena ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O consumidor deve sempre correr atrás de seus direitos.
      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento fará a devida análise do caso para tentativa a solução.

      Excluir
  24. BOA TARDE QUERIA SABE SE O SHOPDOGUGU É CONFIAVA POIS ELE TEM FALE CONSOCO CONSEGUUI FALAR MAS ESTOU ACHANDO ESTRANHO POIS NÃO TEM OUTRA FORMA DE PAGAMENTO SÓ NO BOLETO BANCARIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O Procon-SP não faz indicação de nenhuma empresa. Apenas fornecemos orientações de como o consumidor deve proceder antes da compra, como as dicas que demos no post. Entre elas: evitar empresas que não atendem em seus canais de atendimento ou as que disponibilizam apenas o boleto como forma de pagamento.

      Excluir
  25. procurei um celular que fosse de flip para dar a minha mãe que não sabe usar os novos , assim vi um na marca Motorola e comprei nesse LIXO SHOPPING DO GUGU, com a demora liguei e para minha surpresa não tinham mais o produto então pedi meu dinheiro de volta, no dia seguinte me ligaram oferecendo um samsung s3 pelo que eu tinha pedido disse ok , hoje chegou para mim um dois celulares falsificados , que em um camelo deve estar uns vinte reais , fiquei chateado com isso e aleto as pessoas que não compres nesse site. muito ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Reinaldo.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento fará a devida análise do problema.

      Excluir
  26. FIZ UMA COMPRA PELO SAIT WWW.MAKROELETRO.COM E DESCOBRI QUE SÃO ESTELIONATARIOS E QUE NADA VAI CHEGAR O QUE FAÇO ??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento fará a devida análise do problema.

      Excluir
  27. SE O "SITE" NÃO É CONFIÁVEL? PORQUE NÃO É FEITA UMA FISCALIZAÇÃO??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Dani.

      A fiscalização é feita. Recomendamos a leitura deste post: http://educaproconsp.blogspot.com.br/2013/11/baratoajatocombr-myamivendascom.html

      Excluir
  28. Olá, sou Viviane Barrado. Fiz a compra de um celular pelo site do Extra dia 01/12/13 e a data entrega prevista é para 11/02/2014.
    Tem algum prazo máximo de espera? Achei muito tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Viviane, não existe um prazo máximo, depende do acordado entre as partes

      Excluir
  29. OLÁ.
    FIZ UMA COMPRA NO SITE SHOPDOGUGU DIA 03/12/2013, NO ATO DA COMPRA INFORMAR QUE APÓS CONFIRMAÇÃO DE PAGAMENTO A COMPRA SERÁ POSTADA NO DIA SEGUINTE, MINHA COMPRA FOI APROVADA DIA 04/12.
    ATÉ HOJE NÃO RECEBI O PRODUTO, EU ENTRO NO SITE DA FORA DO AR E NÃO CONSIGO ATENDIMENTO NOS TELEFONES, COMO DEVO PROCEDER ?
    QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA !
    AGUARDO RETORNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Juliana, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor deve cumprir com o que foi acordado. Se você residir em São Paulo envie o caso ao nosso site http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp
      De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
      Caso contrário, você pode fazer uma reclamação nos canais de atendimento do Procon de sua cidade (http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html)

      Excluir
  30. Boa noite,

    Sou de MG, comprei um celular no Shop do Gugu, mas o site não existe mais, o SAC não atende e não sei o que devo fazer... já paguei o produto no dia 16/12 e até hoje, 01/01 não recebi. Qual procon devo procurar de SP ou MG? Tem como fazer pela internet?
    Peço que me ajudem, por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Josy.

      Procure o Procon de Minas Gerais para formalizar a queixa.

      Excluir
  31. BOUA NOITE MEU NOME E LIDIANI E EU GOSTARIA DE SABER PORQUE EU COMPREI UNS CELULARES NO DIA 11\12\2013 E ATE HOJE DIA 08\01\2014 GOSTARIA DE UMA AJUDA POR FAVOR !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp
      O setor de atendimento do Procon-SP fará a devida análise do caso.

      Excluir
  32. COMPREI UMAS MERCADORIA NUM SITE E ATE AGORA NADA DE CHEGAR MEU PEDIDO OK EU DEVO FAZER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp
      O setor de atendimento do Procon-SP fará a devida análise do caso.

      Excluir
  33. Olá,
    Fui mais uma vitima do Shopping do Gugu, infelizmente só fiquei sabendo depois da compra, que era um site com problemas graves... eu sempre pesquiso antes de comprar , no Ebit, no Reclame aqui, mas estava perto do natal e a pressa como sempre inimiga da perfeição... me dei mal. Gostaria de saber como faço para entra pelo menos no site que sumiu do AR!!! tenho somente o e-mail que é = a NADA pois não respondem. Minha compra foi de baixo valor R$ 195,00, pois não conhecia o site, comprei varias coisas de valores baixos. mas eu sou aposentada, e já pago imposto demais, acho um abuso deixar R$ 195,00 reais pra quem já deve ter jatinho, iates e etc... Eu quero o meu dinheiro de volta ou os meus produtos em perfeitas condições de uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp
      O setor de atendimento do Procon-SP fará a devida análise do caso.

      Excluir
  34. comprei um perfume de um site q importa o produto, mais o produto fora taxado pela receita, quero desistir da compra quem paga o valor da receita eu ou a empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Se o site for registrado fora do brasil e não possui representante no País, as regras de cancelamento devem ser observadas diretamente com o fornecedor.

      Para informações sobre da devolução de tributos, consulte a Receita Federal.

      Excluir
  35. Bom dia, fiz uma compra pelo site das Casas Bahia, a confirmação do pagamento foi feita em 03/01/2014 e me deram 6 dias uteis para a entrega(13/01/2014),no dia 04/01/2014 recebi outro e-mail informando que o prazo era até dia 10/01,fiquei esperando e não veio.Sendo que há tres tentativas de entrega, um foi no dia 06/01 e a segunda no dia 07/01,no dia 10/01 e no dia 13/01,os dois prazos que me passaram,tinha gente em casa e foi confirmado que não houve tentativa de entrega,no dia 14/01 eu entrei em contato e me informaram que houve um problema na entrega e que eu deveria esperar mais 5 dias uteis para o setor responsavel entrar em contato para confirmar a entrega,dos 5 dias já se passaram 2 e até agora nada, entrei em contato e perguntei se não haveria a possibilidade de eu retirar em uma loja o produto, disseram que não, perguntei se não teria como eu buscar na central,assim não esperaria mais dias e eles nem necessitariam vir entregar,pois o erro que ocorreu não foi culpa minha e eu estou sem celular a mais de 10 dias.Como devo proceder? Tenho todas as conversas e as informações passadas salvas caso tenha que utilizá-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Juan

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento do Procon-SP fará a devida análise do caso para a tentativa de intermediação.

      Excluir
  36. ola boa noite sou de curvelo mg e viz uma compra no shop do gugu no dia 17 12 2013 a te na data de hoje nao obteve resposta sera que voce pode me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Nós intermediamos apenas casos de consumidores do Estado de São Paulo. Orientamos que recorra ao Procon de Minas Gerais para melhor análise e intermediação do problema.

      Excluir
  37. quero fazer uma reclamaçao contra essa quadrilha por nome shop do gugu porque efetuei a compra de um celular no dia 26/11/2013 que foi pago ja mandei varios email ate o prezado momendo nao recebi nenhuma resposta e nem o dinheiro de volta o numero do documento 606095166 moro no interior de sao paulo em taquaritinga sp cep 15900-000 e nao tenho nenhum contato com o saite porque eles nao responde os email o que devo fazer p/ requerer meu dinheiro de volta ou minha encomenda atenciosamente joao donizeti ferreira lopes meu email e' joaodonizetigatinho@hotmail.com obrigado se for atendido.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Não intermediamos reclamações através do blog, apenas orientamos sobre os direitos do consumidor e onde reclamar.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento do Procon-SP fará a devida análise do caso para a tentativa de intermediação.

      Excluir
  38. comprei um tv no www.shopdogugu.com, agora esta fora do ar perdi meu dinheiro. agora inventarão um tal de loja do didi, link e esse
    www.lojadodidi.com/, representa a mesmas pessoas do shop do gugu. gostaria q vceis do Procon investiga-se, para q outras pessoas não cai-se no golpe de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Os sites www.shopdogugu.com e www.shopping dogugu.com.br estão na lista dos sites não recomendados pelo Procon-SP (http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf).

      Fazem parte da lista as empresas que receberam reclamações de seus consumidores e não atenderam as notificações ou não foram localizadas. Esses fornecedores foram denunciados ao Ministério Público e ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, já que o Procon-SP não instaura inquéritos, somente processos administrativos.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento do Procon-SP fará a devida análise do caso para a tentativa de intermediação.

      Lembramos que o consumidor deve ficar atento às nossas dicas e evitar comprar em qualquer site para não ter prejuízos futuros.

      Excluir
  39. bom dia tudo bem? espero que sim pois eu não estou nada bem fiz uma compra no makroeletro de tablete no dia 11 de dezembro paguei no dia 12 no valor de 79,90 foi confirmado o pagamento no dia 17 do mesmo mês, no site estava escrito que o produto seria entregue após 42 horas o que não aconteceu passou mais de trinta dia e ainda assim comigo reclamando quase todos os dias por e-mail até que no dia 23 de janeiro uma moça me ligou dizendo que o meu produto tinha sido extraviado e se ela poderia me mandar um outro produto no lugar eu disse que sim ela falou que era um smartphone com valor superior que o meu tablet.
    no dia 30 de janeiro chegou o suposto smartphone nossa quando eu vi o celular eu quase tive um treco o aparelho todo riscado, o celular quase não tem função nenhuma não veio nota fiscal estou muito desapontada e gostaria de devolver o produto e quero meu dinheiro de volta mas quem disse que eles respondem os meus e-mails e no telefone não consigo falar o que eu faço? eu posso processa-los? me de uma solução por favor desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Jack.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento do Procon-SP fará a devida análise do caso para a tentativa de intermediação.

      Também é recomendável registrar Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.

      Excluir
  40. Existe alguma reclamacao sobre o site www.vivianicelulares.com.br ?
    Pesquisei o CNPJ e ele estar ativo.
    Quero muito comprar um celular.
    Mas estou com receio.
    Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Não constam reclamações, no Procon-SP, contra empresa com o nome citado. Mas se é um site em que você nuca comprou, procure mais informações sobre ele nas redes sociais, ou consulte conhecidos para saber se alguém já comprou nele e qual o resultado do negócio.

      Verifique, também, se o site possui canais de atendimento que funcione (e-mail, telefone, chat) e faça uma pesquisa de preços: se os valores cobrados estiverem muito abaixo da média em relação a outras empresas, desconfie.

      Excluir
  41. Fiz uma compra de 2 celulares no site da Leader no cartão dela, passou o prazo para entrega, solicitei cancelamento e informaram que teria que pagar a fatura primeiro e o prazo de cancelamento seria de 30 a 60 dias e que todas as faturas que chegarem ate o cancelamento definitivo teria que pagar e o valor terei que tirar em produtos na loja, gostaria de saber se essa informação procede, e o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Rita.

      Não procede. Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento fará a devida análise do caso.

      Excluir
  42. boa tarde esse site (loja virtual) tem alguma reclamação sabe me informar se é confiável ?:http://www.vivianicelulares.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Leon.

      Não constam reclamações, no Procon-SP, contra empresa com o nome citado. Mas se é um site em que você nuca comprou, procure mais informações sobre ele nas redes sociais, ou consulte conhecidos para saber se alguém já comprou nele e qual o resultado do negócio.

      Verifique, também, se o site possui canais de atendimento que funcione (e-mail, telefone, chat) e faça uma pesquisa de preços: se os valores cobrados estiverem muito abaixo da média em relação a outras empresas, desconfie.

      O Procon-SP não faz indicação de empresa.

      Excluir
  43. fiz uma compra online e paguei com boleto, mas nao recebi o produto,como faço para reaver meu dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Carlos, se o prazo de entrega estipulado pelo fornecedor não for cumprido o consumidor tem direito a devolução da quantia paga. Entre em contato com o fornecedor se houver recusa na devolução entre em contato com o Procon de sua cidade. Se você estiver em São Paulo envie o caso ao nosso site http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp
      De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

      Excluir
  44. Bom dia!

    Estou bem afim de comprar um celular pela internet, e os valores e condições do site www.lojadodidi.com, são bons, mas tenho receio de efetuar a compra e ter problemas de não receber a mercadoria. Existe alguma reclamação ou contra indicação para este site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o Procon-SP mantem um lista de sites não recomendados que pode ser consultada pelo link http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=2661. Para saber se a empresa tem reclamação registrada no Procon-SP, para cidades atendidas pelo prefixo 011, ligue no telefone 151. Para dados de outros estados e também SP, acesse o banco de dados administrado pela SENACON (Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor em Brasília) http://portal.mj.gov.br/SindecNacional/.

      Excluir
  45. Solicitei o cancelamento de um pedido e o mesmo foi atendido pela loja on-line. Porém, só devolveram o valor correspondente ao produto e não devolveram o valor do frete (que no caso seria de R$ 27,00). Eles não deveriam devolver o valor integral da compra ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, João.

      O valor do frete também deve ser devolvido.Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      Excluir
  46. por favor quero comprar num site tablet e não sei se e confiavel podem me ajudar,o site é esse aqui;

    http://www.lojadodidi.com/

    aguardo anciosa pelo retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Iara.

      O Procon-SP não faz indicação de nenhuma empresa. Apenas fornecemos orientações de como o consumidor deve proceder antes da compra, como as dicas que demos no post. Entre elas: evitar empresas que não atendem em seus canais informados; ou as que disponibilizam apenas o boleto como forma de pagamento; ou que pratique preços muito abaixo do mercado.

      Outra dica, é pegar indicação com algum conhecido que já tenha comprado neste site ou verificar na própria internet se a empresa possui muitas reclamações em sites e nas redes sociais.

      Excluir
  47. CNPJ: 19.338.825/0001-49 Inscrição Estadual: 177.310.645.115
    Razão Social: FABIANA GODOY 30808555820
    Há reclamações referentes a compras online dessa empresa?
    site www.vivianicelulares.com.br
    Fiz a compra a mais de um mês e não recebi o produto nem satisfações do comerciante. Como cancelar o pagamento das parcelas no cartão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Entre em contato com a administradora do cartão para verificar a possibilidade de cancelamento. Caso não consiga e se você residir no Estado de São Paulo, encaminhe o problema para http://sistemas.procon.sp.gov.br/procon/atendimento.asp

      Excluir
  48. Olá eu fiz uma compra e efetuei o pagamento no site www.lojadodidi.com
    este site é confiavel? hoje fui pesquisar mais a loja e vi um comentarios no reclame aqui fiquei preocupada,pois coloquei meus dados no site da loja do didi e agora não consigo apagar o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O Procon-SP não dá indicação sobre confiabilidade de empresas. Apenas orientamos sobre os cuidados antes de comprar pela internet, como foi feito no post.

      Se você se arrependeu da compra dentro do prazo definido por lei (7 dias da data da compra ou da entrega do produto), entre em contato com o fornecedor para solicitar o cancelamento. Caso não consiga, encaminhe o problema para o site http://sistemas.procon.sp.gov.br/procon/atendimento.asp (canal exclusivo para São Paulo).



      Excluir
  49. Oi, boa tarde!comprei um tenis na internet no de dezembro e ate agora nao recebi o produto, gostaria de saber o que devo fazer.Me chamo Adenilton Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      Excluir
  50. Ola fiz uma compra no site da loja ricardo eletro porem apos fazer o pagamento com o cartão de credito não recebi nenhum email da loja oficializando a compra Como de costume, imediatamente comecei a estranhar e descobri q era uma pagina falsa, uma especie de pagina clonada. Posso cancelar a compra através do cartão de credito, isso não tem nem 24hs ainda.. Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Faça um Boletim de Ocorrência e entre em contato com a operadora do cartão para solicitar o cancelamento da compra.

      Excluir
  51. comprei um tablet da empresa MP Tablets Ecommerce no dia 07 de janeiro de 2014 e já estamos no dia 26 de março e ainda não recebi minha compra...o que posso fazer para receber meu produto ou ter meu dinheiro de volta???

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, Osmar.

    Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

    ResponderExcluir
  53. boa noite. fiz uma compra de tres aparelhos celulares na http://www.lojadodidi.com/ ja efetuei o pagamento no boleto , mais agora vi muitas reclamaçoes deste sit em um forum . sera que vou receber o produto ?
    o sit esta sendo divulgado na red tv . me ajude , eu e mais milhares de pessoas podem estar caindo nesse golpe ou seria mesmo um sit confiavel ?
    aguardando respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O Procon-SP não indica empresas. Recomendamos que siga as orientações dadas no post (especialmente na questão "1") para decidir se vale a pena ou não comprar nesse fornecedor.

      Outra ferramenta é o nosso Guia de Comércio Eletrônico: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_guia_comercio_eletronico.pdf

      Excluir
  54. Oi boa noite... fiz uma compra na loja do didi. E acabei de descobrir q é uma fraudi essa loja. Q nao manda os produtos. Paguei o produto ja... e gostaria como q eu faço pra pegar meu dinheiro devolta?? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Para a devida análise do caso, envie-o ao site http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      Excluir
  55. Oi boa noite... fiz uma compra de valor de 180,00. Depois q fikei sabendo q a loja nao entrega produtos e muito menos entra contato.... entao gostaria de saber como e posso pegar meu dinheiro de volta. Ja q nao peguei o produto nenhum. .. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Entre em contato com a empresa e solicite o cancelamento. Caso não consiga, encaminhe o caso ao site http://sistemas.procon.sp.gov.br/procon/atendimento.asp (exclusivo para o Estado de São Paulo).

      Excluir
  56. boa tarde.
    Fiz uma compra no dia 04/04/2014 na LOJA DO DIDI e até hoje 18/04/2014 não foi entregue . A emissora de televisão REDE TV fez a propaganda da mesma e gostaria de saber se esta é uma loja segura.
    Ela não possuí respostas eletrônicas e o telefone disponibilizado pelo site assim que digitamos para falar com um atendente a ligação cai. Estou preocupada , afinal é a primeira vez que faço uma compra online.
    Gostaria muito da ajuda de vocês ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Cinthia.

      O site está na lista de não recomendados pelo Procon-SP (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

      Fazem parte da lista as empresas que receberam reclamações de seus consumidores e não atenderam as notificações ou não foram localizadas. Esses fornecedores foram denunciados ao Ministério Público e ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, já que o Procon-SP não instaura inquéritos, somente processos administrativos.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento do Procon-SP fará a devida análise do caso para a tentativa de intermediação, se a compra tiver sido feita através de cartão.

      Excluir
  57. Bom dia, Gostaria de parabenizar o belo trabalho de prestação de conta realizada pelo site, no dia 03/05/14 realizei uma compra de um jogo de roda aro 20 através do site mercado livre minha negociação com o vendedor foi toda via telefone e trocas de emails o combinado seria o pagamento de uma parte no valor de 1750 e após o recebimento da roda o deposito do restante no valor de 600, conforme combinado realizei o pagamento via deposito na conta enviada pelo vendedor e já se passaram 4 dias e não recebi as rodas não consigo falar com o vendedor pois só cai na caixa postal estou desconfiado que foi um golpe, tenho todos os dados do vendedor tais como NOME, DADOS BANCÁRIOS, CPF, TELEFONE( acredito que o numero é em vão) Gostaria de uma ajuda pois gostaria do ressarcimento ou de como proceder na esfera cível/judicial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      Lembrando que o Procon-SP é um órgão administrativo e busca a intermediação para a devolução do valor pago ou para que a entrega do produto seja efetivada.

      Excluir
  58. tamires dorcilia12 de maio de 2014 21:57

    BOA NOITE, FIZ UMA COMPRA NO SITE LOJADODIDI.COM NO DIA 04/04/2014, PORÉM HOJE DIA 12/05/2014 MEU PEDIDO AINDA NÃO FOI ETREGUE, LIGO NA CENTRAL DE ATENDIMENTO A LIGAÇAO CAI, MANDO E-MAILS E NÃO ME RETORN, GOSTARIA DE SABER O QUE PODE SER FEITO NESTE CASO, POIS PAGUEI NO BOLETO BANCARIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Tamires.

      O site está na lista de não recomendados pelo Procon-SP (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

      Fazem parte da lista as empresas que receberam reclamações de seus consumidores e não atenderam as notificações ou não foram localizadas. Esses fornecedores foram denunciados ao Ministério Público e ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, já que o Procon-SP não instaura inquéritos, somente processos administrativos.

      Como você pagou através de boleto, orientamos que entre com ação na Justiça para tentar reaver o dinheiro e é recomendável registrar Boletim de Ocorrência.

      Solicite Certidão de Breve Relato à Junta Comercial de São Paulo (www.jucesp.sp.gov.br). Esse documento informará os nomes e outros dados pessoais (como endereços) dos proprietários da empresa. De posse dessas informações, a questão poderá ser levada ao Juizado Especial Cível mais próximo.

      Os Juizados acolhem ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

      Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse:

      http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

      Excluir
  59. Boa noite, fiz uma compra no Balão da Informatica e apos vários chamados de troca de um produto defeituoso, recebi um cupom de desconto, porém o site não informa quem ira pagar o frete.Acho que o site deveria se responsabilizar pelo frete já que ja arquei com essa despesa antes. Gostaria de saber se é a empresa ou eu quem paga esse frete? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Em caso de troca do produto com problema, ou de arrependimento no prazo legal de sete dias, o frete é de responsabilidade da empresa.

      Excluir
  60. EM,NOVEMBRO DE 2013,FIZ A COMPRA DE 01 TABLET PC IBAK-7100-ANDROID 4.0 PEDIDO 606102938 E 01 CAMERA DIGITAL GE X 5 14 MP PEDIDO 606102818 E ATÉ HOJE NÃO ME DERAM NENHUMA SATISFAÇÃO SOBRE A MINHA COMPRA.JORGE GOMES DE SOUZA/JACAREPAGUÁ-RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento fará devida análise para a tentativa de intermediação.

      Se residir em outro estado, procure o Procon mais próximo.

      Excluir
  61. Eu fiz pedido de dois tablet na loja do didi e ate hoje não recebi nada gostaria de saber se essa loja é confiavel o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Este site está entre os não recomendados pelo Procon-SP (http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=2661). Caso o pagamento tenha sido por cartão (débito ou crédito), envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento.asp - exclusivo para o estado de São Paulo a fim de fazermos a devida análise do caso e tentativa de intermediação.

      Excluir
  62. Comprei uma geladeira no site eletro mega shopping pagei com boleto e a entrega estava prevista para o dia 11/06 e até agora nada, como devo proceder? magemale@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Geórgia.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      Excluir
  63. Boa tarde fiz uma compra na loja do didi de 2 celulares e me deram um prazo de 35 dias ja se passaram 41 dias e nada ja liguei ja passei imal e nada de resposta oque devo fazer o produto ja esta pago em boleto bancario devo ja procurar meus direitos ou devo esperar um pouco mais obigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Esse site faz parte da lista de não recomendados pelo Procon-SP (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evit.../list/evitesites.php).

      Fazem parte da lista fornecedores que tiveram reclamações, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes ou abertura de processos administrativos.

      Registre um boletim de ocorrência e tente ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível, que acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

      Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

      Excluir
  64. Por gentileza, uma empresa de departamentos inseriu recentemente a opção de pagto via boleto bancário pelo site. Até então, quando feita a compra e chegava o pedido com item faltante, essa empresa não devolve o valor pago e sim gera um cupom no valor respectivo. Agora se eu comprar e pagar o boleto e o produto não vier, o que ocorre muito estar disponível pra compra mas na hora de entregar não tem o item, essa empresa deve devolver o meu dinheiro restituindo o valor pago em conta corrente ou vou ser obrigada a aceitar cupom sendo que não quero fazer nova compra?? Até porque foi pago via boleto. Obrigada. No aguardo ansiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Se o produto não chegar na data prometida, o consumidor não é obrigado a aceitar cupons e vales como forma e ressarcimento.

      Excluir
  65. Bom dia! Fiz uma compra na americanas.com, e eles cancelaram a minha compra , alegando não ter localizado o meu endereço ou o meu cep, já fazendo o estorno do valor cobrado no cartão de credito. Sempre comprei na americanas e nunca tive problemas com entrega de produtos, sem falar no fato que não quero desfazer a compra. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento analisará o caso.

      Excluir
  66. Fiz um cadastro no site de compra www.genner.com.br para comprar um celular, imprimi o boleto e antes de efetuar o pgto descobri que o site é falso, como preenchi o dados com meus documentos (cpf, rg, endereço, telefones) fiquei preocupado, será que preciso fazer um Boletim de Ocorrencia? E qual seria o tipo de BO?
    E fica um alerta este site oferece produtos eletrônicos com preços baixos, mas é falso, já tem muitas reclamçoes no face book.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Quanto ao registro de Boletim de Ocorrência, o ideal é que se informe junto à Polícia. O ideal é denunciar ao departamento de combate ao crime eletrônico.

      Excluir
  67. Fiz uma compra na loja do didi no dia 02/04/2014 e ainda não chegou o produto o que devo fazer pra receber o dinheiro de volta q foi belo boleto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Esse site faz parte da lista de não recomendados pelo Procon-SP.

      Fazem parte da lista fornecedores que tiveram reclamações, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes ou abertura de processos administrativos.

      Registre um boletim de ocorrência e tente ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível, que acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

      Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

      Excluir
  68. o site toluna tem reclamacoes no procon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Não constam reclamações contra empresas registradas com esse nome. De todo modo, siga as orientações que constam em nosso post.

      Excluir
  69. Boa tarde!

    Fiz uma compra no site http://www.olharbit.com.br, em 03/04/14, paguei no boleto bancário, com previsão de 35 dias para entrega e até o presente momento, não recebi meu produto. Ligo no telefone informado no site, porém, a ligação sempre cai ao dizerem q farão a transferência da mesma. Fiz uma reclamação pela central do cliente e também não obtive resposta. O que posso fazer. Como proceder nesse caso? Me ajudem! SOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Esse site faz parte da lista de não recomendados pelo Procon-SP.

      Fazem parte da lista fornecedores que tiveram reclamações, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes ou abertura de processos administrativos.

      Registre um boletim de ocorrência e tente ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível, que acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

      Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

      Excluir
  70. Fiz uma compra pelo site na lojas MABE que demorou 02 meses para entregar mesmo constando no site que o prazo seria de 15 dias. O produto veio com defeito, comuniquei por e-mail e telefone pediram um prazo de 17 dias, transcorridos os 17 dias este entrei em contato por e-mail e a resposta foi que estão analisando. Como devo proceder? Qual o meu direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Pelo Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem até 30 dias para resolver o problema. Se isso não ocorrer, entre em contato com o Procon mais próximo para formalizar uma reclamação.

      "Art. 18.

      § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

      I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
      II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
      III - o abatimento proporcional do preço."

      Excluir
  71. Olá efetuei uma compra por boleto mas cai num golpe...a loja não existe e não atende mais ligações ou e-mails.

    existe alguma possibilidade de reaver o dinheiro do boleto pago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida em São Paulo, você poderá denunciar na 4ª Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos DIG/DEIC através do e-mail:
      4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br
      Ou pelo telefone 11 2221-7030, ou ainda, pessoalmente na Av. Zaki Narchi, 152 - Carandiru - São Paulo/SP.

      Excluir
  72. Bom dia!
    Fiz uma compra na internet e paguei o frete SEDEX, só que meu produto foi extraviado no dia 03/07/2014, entrei em contato com a loja eles pediram para aguardar que iriam entrar em contato com os correios e depois enviar minha mercadoria. Eu tenho que aguardar eles resolverem com o correios para depois receber minha mercadoria? Pois já vai fazer quase um mês q comprei a mercadoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Bárbarah!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp

      O setor de atendimento fará devida análise para a tentativa de intermediação.

      Se residir em outro estado, procure o Procon mais próximo.

      Excluir
  73. Boa tarde. Comprei um produto pela internet com pagamento através de boleto bancário, porém o produto não chegou e acredito que nem vá chegar. Como devo recorrer pela devolução do valor pago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Carlos.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  74. Bom dia, comprei um produto em uma Loja on line, para pagar com boleto bancário, já enviaram a confirmação de minha compra e a informação que so falta eu efetuar o pagamento, mas me arrependi, tentei fazer um cancelamento no Site mas não existe, se eu não efetuar o pagamento posso ter meu nome negativado ou ser executado a pagar alguma multa? Se não porque? E a empresa não é obrigada a ter no Site um aplicativo para cancelar o pedido mesmo para o caso de pagamento em boleto. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Se você não efetuar o pagamento do boleto, a compra deve ser cancelada automaticamente, não podendo haver negativação,. Pois a entrega, normalmente, é vinculada à confirmação do pagamento.

      Não há dispositivo legal que obrigue a empresa a ter tal aplicativo. Mas ela deve possuir canais de atendimento que possibilitem contato do consumidor, inclusive para cancelar a compra.

      Excluir
  75. comprei uma tv no site do extra que veio com defeito desde entao tento contato e nunca consigo no sac é so gravação ninguem atende no chat o unico canal pra reclamaçao falam que o extra fara contato em ate 2 dias e isso nunca acontece nao sei oq fazer estou desesperada oq fazer ?fui na loja e la ouvi que eles nao tem nada a ver compras feitas no site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  76. Fiz uma compra pelo site pank. Comprei um perfume da oferta oferecida pela empresa arca do desconto. Entrei em contato varias vezes com a promotora da oferta, o site pank.com.br e a empresa anunciante do desconto a Arca de Desconto - pelo email fornecido pela cupom do pedido e pelo site pank (contato@arcadedesconto.com.br e CNPJ: 12.548.899/0001-60 - Entre Rios, 132 - Carlos Prates - B). Essa nenhum momento se pronunciou a respeito da compra. Nesta semana chegou um aviso que o produto estava ao meu aguardo no correios. Paguei a taxa da RF e quando abri a encomenda o perfume era falsificado da forma mais vagabunda possivel. Parece aqueles perfumes vendidos nas esquinas por camelos. Gostaria de saber como proceder para requerer meu dinheiro de volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  77. Comprei no dia 26/07/2014 uma 1 TV Smart 3D LED 42" LG 42 Full HD 3 HDMI 3 USB 120Hz 4 Óculos 3D Valor total do Boleto e de 962,55 com Frete grátis pelo site:
    https://eletromateus.lojaintegrada.com.br com e paguei pelo PayPal atraves do boleto e ate hoje dia 09/08/2014 ja transcorridos os 10 dias uteis limite da entrega nao recebi minha compra e a atraves do site contato@eletromateus.com.br na qual estava mantendo contato nao obtive nenhum tipo de retorno desde do dia 05/08/14 quando solicitei a nota fiscal e rastreamento do pedido
    (n. 20049) nao me retornaram mais.
    Quero uma orientação e o meu dinheiro de volta.

    Silvia Angelica Santos Torres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento analisará o caso.

      Excluir
  78. Fiz uma Compra na Loja Republica Boy, tive problemas e procurei meu advogado que me pediu o CNPJ e endereço da loja, porém não tem essas informações no site e eles n fornecem por e-mail. Como vou descobrir esses dados ?

    ResponderExcluir
  79. ola gostaria de saber uma coisa eu comprei uma suspensão para meu carro e especifique bem na hora da compra o modelo e os acessórios que ele acomoda montei a suspensão e não deu certo ficou garrando na roda e agora oque faço? eu moro em mg e comprei a suspensão pela internet numa loja de sp.
    ela esta na garantia .
    caso eles pesão para mandar o produto novamente eu tenho que pagar o frete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O frete não pode ser cobrado. Entre em contato diretamente com o fornecedor para solucionar a questão.

      Excluir
  80. Ola fiz uma compra em um site por boleto banco itau efetuei o pagamento um dia antes de vencer no banco do brasil mas o site cancelou minha compra por falta de pagamento o comprovante que o banco me forneceu consta banco cooperativo sicredi ,fui ao Banco do Brasil disse que o dinheiro não esta la o site não quer se responsabilizar o código de barras esta correto.Oque devo fazer?De quem é a responsabilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Para melhor análise, caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG.

      Excluir
  81. Bom dia,
    Fiz um compra de um empresa, o produto foi extraviado em um cidade próxima a mim. O correios dá um prazo de 5 dias úteis para resolução, mas não posso esperar a resolução, mais o envio de novo produto por causa do tempo que demora para chegar.
    Preciso do produto com urgência senão terei quase R$ 2.000,00 de prejuízo.
    Posso pedir para eles me enviarem um novo produto antes do prazo de 5 dias dado pelo correio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O prazo dias úteis para a solução de demandas está previsto na legislação vigente (Decreto 6.523/2008). Portanto, é necessário aguardar o prazo legal.

      Excluir
  82. bom dia fiz uma compra de raçao e outros produtos dia 21/8 no site petlove e paguei na hora msm via bankiline e n recebi a confirmaçao do pedido ao entrar em contato c eles por email pois estou em outro estado agora e o 0800 deles n faz ligaçao de celular, primeiro me pediram o numero de pedido coisa impossivel pq quem fornece esse numero sao eles, passei o anexo do comprovante e nada passei entao o cod de barras ai me disseram q teria q consultar com o financeiro e qdo perguntei em 4 emails qdo eu teria esse retorno e qto tempo demora essa consulta nao me retornaram mais, e agora o q eu faço nao posso ´perder o unico dinheiro q tinha para comprar esses produtos tenho minhas gatas pra sustentar e comprei nesse site pq n achei nada de errado e me pareciam mto confiaveis..vcs poderia me dar uma orientaçao?obrigada luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Luciana.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG.

      O setor de atendimento analisará o caso.

      Excluir
  83. bom dia realizei uma compra no site das lojas renner , efetuei o pagamento com cartão de credito esperei para receber o produto , dez dias quando chegou n aminha casa veio o produto errado , agora estou tentando uma solução junto a renner mais estou sendo tratada com descaso . vera lucia silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Vera.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG.

      Excluir
  84. Boa tarde,fiz uma compra no site www.margemalhas.com.br,só que não me entregaram até agora minha encomenda de malhas,ninguem mais responde emails nem atendem o telefone,e isso aconteceu só depois que fiz o deposito,quando entro no site as vezes tem alguem no chat e cada vez me falam uma coisa diferente só enrolam e eu espero,espero e nada da mercadoria chegar! o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Tatyane.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  85. Boa tarde!
    Fiz uma compra em loja física (casas bahia), e para minha surpresa estão cobrando frete e montagem, questionei, pois preferi comprar na loja física por causa de prazo e pq até então não cobrava nada disso, e me informaram que foi terceirizado, por isso da cobrança. Mas o engraçado é que seu comprar pelo site eu tenho frete grátis e montagem grátis. Então a minha pergunta é, é legal cobrar frete e montagem quando comprado em loja física???? Ficaria muito grata se pudessem me ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Se a informação sobre a cobrança do frete e da montagem não foi prévia, clara e ostensiva, então, os valores não poderão ser cobrados.

      Mas se a informação foi prestada antes da compra, não há irregularidade na cobrança.

      Excluir
  86. Fiz uma compra no site brasileiro de dois tenis, me deram prazo de 45 dias mas dia 21 fará 5 meses que fiz a compra. O site não responde meus emails e me bloqueou na fan page deles no facebook por cobrar minha compra, eles estão me ignorando por todos os meios. Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Renata.

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      O setor de atendimento analisará o caso para buscar a intermediação.

      Excluir
  87. olá fiz uma compra numa pagina do groupon porem tomei conhecimento que essa pagina é falsa como resolvo isso agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Se a página é falsa, o Procon-SP não faz intermediação, pois só atuamos em relação a empresas legalmente constituídas.

      O Procon-SP orienta que você procure uma delegacia de combate ao crime eletrônico para registrar a ocorrência.

      Excluir
  88. OLA, EFETUEI UMA COMPRA DE UMA EM 04/08/14 E RECEBI ESTA TV COM AVARIA., EM 26/08/14 SOLICITEI O CANCELAMENTO DO PRODUTO E JA EFETUARAM O ESTORNO COM SUCESSO, MAS ATÉ O DIA HOJE (11/09/14) NÃO PEGARAM O PRODUTO E ELES MENCIONARAM QUE SERIA 10 DIAS UTEIS A RETIRADA., EXISTE UM PRAZO LEGAL PARA RETIRADA DESTE APARELHO?? TENHO QUE FICAR ATÉ QUANDO COM ESTE PRODUTO QUEBRADO???OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Roger.

      Não há um prazo legal e o produto não pode ser descartado. Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG para a devida análise e tentativa de intermediação.

      Excluir
  89. bom dia! enviei uma mercadoria para minha mãe e já se passaram 2 meses e ela não recebeu.Entro no site para fazer o rastreamento e a unica informação que tem é que não foi localizado..tento fazer contato com o correio e o numero não funciona ? seria o caso de procurar o procon ?quais os meus direitos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Michelly.

      Você pode optar pela devolução do dinheiro, por causa da não entrega do produto. Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG para a devida análise e tentativa de intermediação.

      Excluir
  90. Ola boa tarde. Acontece que eu comprei uma mercadoria pelo site noiva coletiva para o meu casamento que ocorreu em julho, mas a mercadoria não chegou. Entrei em contato com o site a 3 semanas e ate hoje eles disseram que o caso esta no financeiro. Gostaria de saber como devo proceder pra reaver meu dinheiro. pois paguei uma mercadoria que não recebi. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Você pode optar pela devolução do dinheiro, por causa da não entrega do produto. Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema ao site http://migre.me/kGcYG para a devida análise e tentativa de intermediação

      Excluir
    2. Acontece que moro em Minas Gerais, São João del Rei. Vocês sabem de algum site que possa me ajudar. Obrigada

      Excluir
    3. Boa tarde!

      Não temos informações sobre canais de atendimento de Procons de outros estados. Acesse o site do Procon de Minas Gerais para obter mais informações: https://www.mpmg.mp.br/areas-de-atuacao/defesa-do-cidadao/consumidor/

      Excluir
  91. Olá, fiz uma compra pela internet e me deram um prazo de entrega, mas não cumpriram, posso ficar com o produto e pedir o reembolso do dinheiro que paguei pelo frete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Se o produto já foi entregue e você quer o reembolso, terá que devolver o produto.

      Excluir
  92. Boa noite! No dia 06/09/2014 a Casas bahia entraram em contato comigo para confirmação de "algumas compras feitas no dia 04/09/2014 na qual eu neguei na hora pois a data e as compras eu desconheço, foi feito o bloqueio e contestei tudo o que foi comprado nesse dia; ela me fez algumas perguntas e uma delas foi se havia emprestado o cartão e eu disse que sim, mas eu emprestei o cartão no dia 31/07/2014 "o emprestar que digo foi que meu irmão comprou um tênis pela internet e eu emprestei o cartão na hora da compra e eu fiz o cadastro no nome dele usando omeu cartão( ficou claro o modo 'emprestar"),não dei na mão dele, ai após 5 dias eles negaram o pedido de contestação e falaram que eu teria de pagar, contestei novamente e nada de resposta, afinal o cartão estava comigo e as compras foram feitas de um aparelho de pagseguro parcelado e duas passagens rodoviárias, por isso que me ligaram estranharam pois provavelmente não coincidiu nada que fizessem acreditar ter sido eu. Enfim mandaram a fatura até mesmo antes da data de chegada, eu só vou pagar o que devo pois é injusto eu assumir o que não devo. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Se você já efetuou a contestação junto à administradora e não conseguiu resolver, encaminhe o problema para http://migre.me/kGcYG (canal exclusivo para o Estado de São Paulo).

      Excluir
  93. Fiz uma compra pela internet de um certificado digital, no Serasa experian, pago em boleto bancario, o valor de R$ 300,00 reais, acontece que nunca peguei o produto, pedi o estorno dia 22/08/2014, me deram um prazo ate 09/09, mas dia 08/09 me enviaram um email falando que tinham cancelado e iriam fazer o estorno por ordem de pagamento no banco e agencia que tinha escolhido, e que quando feito iriam entrar em contato, eles já erraram pois tinham me dado um prazo pra fazer todas a solicitação necessaria para atender minha solicitação, onde entendi que seria feito o estorno até dia 09/09, acontece que dia 10 entrei em meu cadastro dos meus certificados e ainda estava em aberto, questao eles não tinham cancelado nada, mandei diversos email, reclamaçoes no reclame aqui, entrei no juizado especial civel, no art 35, pois não cumpriram a promessa, foi quando o cancelamento do pedido foi feito 1 mes depois, agora dia 22/09, e mais uma vez falaram que é pra eu aguardar novo contato da harea, quando o estorno tiver sido efetuado. É assim mesmo, eles podem fazer isso, devolver meu dinheiro quando eles quizerem, mesmo eu tendo pago a vista? Gostaria de mais esclarecimento sob essa coisa de prazo para estorno sob valor pago a vista, pois em cartao de credito já entendi, mas em nenhum site fala com clareza sobre estorno pago a vista, se tem um prazo depois que a empresa reconhece o credito e etc. Gostaria de entender melhor, para entrar com processos no juizado especial civel, só quando realmente tiver direito. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      A devolução do valor deve ser imediata. Mas as partes podem negociar uma data para a restituição.

      A escolha da data não pode ser critério exclusivo da empresa.

      Excluir
  94. Gostaria de saber se a empresa tem algum comprometimento/dever em reservar o produto até pagamento de boleto, ou se o produto ficar indisponível neste meio tempo, a empresa tem o direito de cancelar a compra e devolver o dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      A empresa deve cumprir com a oferta independentemente da forma de pagamento. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que:

      "Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

      I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

      II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

      III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos."

      Excluir
  95. Boa noite!
    Fiz uma compra no site Dafiti,com aprovação em 11/08.Hoje são 02/10,já foi descontado no cartão e nada da minha encomenda.Mandei um e-mail reclamando e me enviaram a resposta de que já teriam entregado a mesma,e nos meus pedidos,esta como se estivesse na transportadora.Sou do RJ e gostaria de saber como proceder.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Você precisa entrar em contato com o Procon do seu estado. Nosso limite de atuação é o atendimento dos consumidores de São Paulo.

      Excluir
  96. Olá, fiz uma compra de um tênis no site aliexpress mas o produto que veio é falso,o que faço? Tive que pagar nos correios uma taxa de 150,00 reais para retirar o produto, tem como recuperar esse dinheiro ?
    obrigado,
    Att Danilo souza,
    Danilo_a.souza@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Caso resida no Estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG.

      O setor de atendimento fará a devida análise do caso para a tentativa de intermediação.

      Excluir
  97. Olá, Boa Noite!

    Acidentalmente, realizei a compra de DOIS vestidos no site http://www.izidress.com.br e estou tentando desesperadamente cancelar um dos vestido, mas não consigo! Faz apenas 2 horas que efetuei a compra! Me ajudem, não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Você precisa entrar em contato com os canais de atendimento do site para solicitar o cancelamento. Se o pedido não for atendido, envie o problema para http://migre.me/kGcYG (canal para o Estado de São Paulo).

      Excluir

Não serão publicados:

Comentários ofensivos e comentários que contenham dados pessoais como telefone, e-mail, endereço e informações bancárias (número de conta corrente e cartão de crédito, por exemplo).