terça-feira, 28 de abril de 2015

Dica de Leitura: Alimentos Regionais Brasileiros

Lançado pelo Ministério da Saúde, a nova edição do livro “Alimentos Regionais Brasileiros” traz as comidas típicas de cada região, receitas culinárias e dicas que estimulam hábitos alimentares saudáveis. Nele são apresentados frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, raízes e cereais, farinhas e preparações, ervas, condimentos e temperos. 

A publicação também destaca a importância sociocultural do resgate do consumo destes alimentos, mostrando sua relação com nossos saberes e práticas tradicionais. Esta obra complementa o “Guia alimentação da população brasileira”, também editado pelo Ministério da Saúde.

    Ambos reforçam a importância da alimentação balanceada, com menos gordura, sal e açúcar, e que privilegiem a produção social e ambientalmente sustentável.

    Em 2015, a Consumers International escolheu a alimentação saudável como tema para o Dia Mundial do Consumidor. A campanha, que buscou apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), também propôs a redução do marketing de "junk food" para crianças, além do fornecimento da rotulagem nutricional clara para ajudar os consumidores a escolherem uma dieta saudável. Saiba mais aqui.