quarta-feira, 13 de julho de 2011

Procon-SP orienta: Liquidações de inverno

sacolas de compras
Foto: SXC

Nessa época do ano, as lojas costumam oferecer ao consumidor, a preços promocionais, o estoque de produtos não vendidos da coleção outono/inverno, por isso o Procon-SP dá algumas dicas para que o consumidor aproveite as oportunidades de negócio e não tenha problemas posteriormente.

Uma boa dica é verificar, através de folhetos publicitários, encartes, entre outros, as promoções antecipadamente.

Assim, o consumidor poderá definir previamente os itens que precisa adquirir, evitando as compras por impulso. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor determina que toda a oferta de produtos obriga o fornecedor que a veiculou a cumpri-la. Portanto, se alguma empresa negar o que prometeu, é possível reclamar, desde que munido do material publicitário.

No caso de itens vendidos com pequenos defeitos (roupas com manchas, descosturadas), o consumidor deve exigir que a loja coloque na nota fiscal, recibo ou pedido os problemas apresentados, detalhando-os.

O Código de Defesa do Consumidor não obriga os fornecedores a trocar os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. Nestes casos, a loja só terá que trocar a mercadoria caso tenha prometido por escrito, em etiquetas ou nota fiscal, por exemplo.

Quanto ao pagamento, é sempre bom indagar quais são as opções oferecidas pela loja e compará-las com suas possibilidades. Para valores pagos à vista, existe a possibilidade de barganhar descontos.

Não se esqueça que nos pagamentos efetuados com cartão de crédito e débito, o preço praticado não deve sofrer alteração. Ao usar cheques pré-datados, não deixe de emiti-los nominais à loja, anotando no verso o dia combinado para o depósito. Exija que essa informação conste da nota fiscal.