quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Greve dos Correios, confira as orientações do Procon-SP

Diante da greve dos funcionários dos Correios, iniciada hoje (dia 14), muitos consumidores ficam em dúvida como fazer com suas contas e se irão ou não receber suas encomendas. Por isso, fique atento às orientações do Procon-SP e conheça os seus direitos e deveres:

- As empresas que enviam as cobranças por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor (internet, fax, sede da empresa, depósito bancário entre outras), devem, ainda, divulgar amplamente as alternativas disponíveis.
  
- Os consumidores que sabem a data de vencimento de suas contas a entrarem em contato com a empresa, para solicitarem  outra opção para efetuar o pagamento, antes do vencimento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos e cancelamentos.

- Para aqueles que contrataram os serviços dos Correios e estes não forem prestados na forma contratada cabe questionamento para eventual ressarcimento ou abatimento do valor pago. Não havendo solução, o contratante deve procurar um órgão de defesa do consumidor. Caso a questão envolva dano moral, é possível discutir a questão no Poder Judiciário.

Canais de atendimento da Fundação Procon-SP

Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera.Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone - Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município, aqui.

Do site do Procon-SP