terça-feira, 11 de outubro de 2011

15 de Outubro - Dia do Consumidor Consciente

No próximo dia 15, sábado, será comemorado o Dia do Consumidor Consciente, data instituida pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009, um ano após a Consumers International realizar campanha sobre consumo sustentável chamada "Consumer´s Action Day". O consumo sustentável implica em uma mudança de padrão de comportamento e de hábitos adotados, e tem resultados que melhoram o planeta e a qualidade de vida da sociedade como um todo, por isso é fundamental que comecemos a repensar nossos hábitos de consumo, e isso pode ser feito a partir de agora.

Entre os dias 12 e 26 outubro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA)  disponibilizará postos de coleta de lixo eletrônico em estações do metrô das cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os consumidores serão estimulados a levar equipamentos antigos ou que estão fora de uso, como TVs, eletrodomésticos, monitores, cabos de computadores, telefones, celulares, CDs, DVDs, fitas VHS, baterias de notebooks e celulares, etc..

Saiba mais sobre as promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente no endereço eletrônico: hotsite.mma.gov.br/mesdoconsumosustentavel

As estações de metrô que que irão receber o lixo eletrônico serão: 

Brasília- Estação Galeria
Rio de Janeiro- Estação Carioca
Belo Horizonte- Estação Eldorado
São Paulo- Estação Tucuruvi

Fonte: Ministério do Meio Ambiente 

 
Ações Promovidas pelo Procon-SP 

O Procon-SP também trata do consumo consciente em suas palestras e em outras atividades voltadas à educação para o consumo. Além de disponibilizar em seu site materiais informativos sobre o tema. 


Veja também o vídeo Consumo e Meio Ambiente produzido pelo Procon-SP.