sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Biblioteca Animada com Teatro de Fantoches no Itaim Paulista

crianças assistem apresentação do teatro de fantoches
Dando continuidade a sua programação dedicada ao “Mês da Criança”, o Procon-SP promoveu ontem, 20 de outubro, apresentações do teatro de fantoches juntamente com a Biblioteca Animada para alunos da Escola Estadual Soldado PM Eder Bernardes do Santos, localizada no Itaim Paulista – Zona Leste de São Paulo.

Realizada em parceria com o CIC Leste, a atividade contou com aproximadamente 100 pessoas, entre estudantes e professores do colégio. Através de uma linguagem simples, especialistas em defesa do consumidor apresentaram a peça “Nossa Água”, que trata da importância da preservação dos mananciais, além de abordar os riscos que o desperdício e a contaminação da água podem representar para a vida no Planeta.

menina lê um livro da biblioteca animada
Além do teatro, as crianças tiveram acesso aos livros da Biblioteca Animada, entre as obras disponíveis estavam “A Árvore Generosa” e “Como se Fosse Dinheiro”, ambas já citadas aqui no blog.

Ao final da peça e da leitura dos livros, a especialista do Procon-SP Leda Costa sugeriu aos alunos que fizessem um trabalho sobre a memória do bairro de Itaim Paulista, através do depoimento de moradores mais velhos. “A idéia desta atividade, que será entregue aos professores, é fazer com que as crianças conheçam com a história do local onde elas vivem, e tenham contato com pessoas mais idosas, valorizando suas experiências de vida, ampliando assim, suas noções de cidadania”, afirmou Leda Costa.



Sobre a Biblioteca Animada e o Teatro de Fantoches

A Biblioteca Animada é um espaço em que crianças e adultos têm acesso a livros e a outros materiais educativos sobre direito do consumidor, consumo consciente e cidadania. O Teatro de Fantoches é apresentado neste espaço e suas peças tratam temas como consumo consciente, publicidade, alimentação saudável, entre outros.

Quem se interessar e quiser mais informações, ou agendar alguma das atividades promovidas pelo Procon-SP, pode entrar em contato através do e-mail edu.consumo@procon.sp.gov.br.

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa a proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas das cidades de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Além das atividades voltadas à educação para o consumo, o Procon-SP realiza atendimento de reclamações dos consumidores,  de segunda  à quinta - feira, das 09h00 às 15h00 nas seguintes unidades do CIC:

CIC Leste - Itaim Paulista
Rua Padre Virgílio Campello, 150 - Encosta Norte - Itaim Paulista
CIC Oeste - "José Soares da Silva"
Estrada de Taipas, 990 - Jd. Panamericano - Jaraguá
CIC Norte - Jova Rural
Rua Ari da Rocha Miranda, 36 - Jova Rural - Jaçanã
CIC Sul - Jardim São Luís
Rua José Manoel Camisa Nova, 100 - Jardim São Luís
CIC Feitiço da Vila
Estrada de Itapecerica, 8887 - Capão Redondo
CIC Casa da Cidadania *
Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 - casa 19 - Vila Guarani - Jabaquara

*Atendimento somente às segundas - feiras das 09h00 às 15h00