sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Atividades para o consumidor idoso

teatro de fantoches para idosos
Nos dias 22 (terça-feira) e 24 (quinta-feira) de novembro, o Procon-SP realizou duas atividades voltadas para o público idoso. O objetivo destas ações é informar e orientar o público sobre os direitos e deveres no mercado de consumo.

Na terça-feira, especialistas em defesa do consumidor do Procon-SP promoveram apresentação do teatro de fantoches no Clube de Mães do Parque Santa Rita (Zona Sul de São Paulo). A atividade, que geralmente é voltada para o público infantil, foi adaptada para ser apresentada aos idosos que estiveram presentes no local. O tema da peça foi “Vamos tomar cuidado com a nossa água”, que faz alusão a finitude da água, importante para nossa sobrevivência. Esta apresentação alerta, ainda, sobre a necessidade de se preservar as áreas de mananciais, além de fazer referência ao desperdício de água e os cuidados para minimizar o problema.

público acompanha teatro de fantoches

Ontem, quinta-feira, o Procon-SP promoveu, no SESC Itaquera (Zona Leste), palestra sobre “Os Direitos do Consumidor Idoso”. Temas como: plano de saúde, crédito consignado, direito a meia - entrada, entre outros, foram levados ao publico, de forma simples e didática, com o objetivo de promover a educação para o consumo.

“O acesso mais fácil ao crédito faz com  que os idosos virem alvo cada vez mais freqüente das empresas, principalmente das instituições financeiras. Orientá-los sobre as armadilhas do mercado, e sobre os direitos específicos que este público possui é muito importante para coibir abusos”, disse Valéria Rodrigues Garcia, diretora de estudos e pesquisas do Procon-SP.