quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Procon-SP notifica importadora de azeitonas

azeitonas
Fotos: SXC

Fundação Procon-SP notificou a empresa IB Trading Representação Comércio Itália Brasil, importadora de azeitonas orgânicas recheadas com amêndoas, marca Bio Gaudiano, a prestar esclarecimentos quanto as unidades destes produtos comercializadas no Brasil, uma vez que podem estar contaminadas pela toxina botulínica.

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilência Sanitára determinou o recolhimento do mercado de unidades destas azeitonas devido à alerta feito pela da Organização Mundial de Saúde e do Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Ração da Comunidade européia sobre a ocorrência de dois casos de botulismo na Finlândia associados a consumo deste produto.

Segundo informações da agência a IB Trading importou em julho de 2010, 150 unidades do lote F2510X, prazo de validade 6/2012, embalagem em frascos de vidro de 314 ml, que foram distribuídas aos estados de Goiás, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O botulismo é uma doença não contagiosa que ocorre pela ingestão de toxinas presentes em alimentos contaminados, que foram produzidos ou conservados de maneira inadequada.

A Anvisa recomenda que os consumidores que possuem em casa unidades do produto azeitona orgânica recheada com amêndoa, marca Bio Gaudiano, não devem consumi-lo.

Veja mais informações no site www.anvisa.gov.br.