quinta-feira, 1 de março de 2012

Banda larga: operadoras devem oferecer programa para consumidor medir velocidade da internet

Desde a última quarta - feira, de 29 de fevereiro, está em vigor Resolução nº 574 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que obriga as operadoras de banda larga fixa a disponibilizar em seu site um programa gratuito para medição da velocidade da conexão à internet. 

Segundo a Anatel, a medida que atinge empresas com mais de 50 mil clientes visa possibilitar ao consumidor fazer comparação entre os serviços oferecidos pelas operadoras. 

Neste primeiro momento a mediação será feita apenas como teste, a partir de outubro, as empresas deverão atingir requisitos mínimos de qualidade estabelecidos pela Agência.

O Procon-SP participou da consulta pública referente ao assunto e apoiou da campanha  "Toda quinta é dia de pressão na Anatel" promovida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O consumidor que constatar velocidade de conexão abaixo da contratada pode registrar uma reclamação junto ao Procon de sua cidade e na Anatel, através do telefone 1331.

Canais de Atendimento do Procon-SP

Orientações - 151 (Só para a capital).

Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos Postos do Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
 

- Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro. São Paulo/SP Telefone: 0800-772-3633

- Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo/SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633

- Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera - São Paulo/SP 
(ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. Veja os endereços aqui.

Por fax - (11) 3824-0717.

Por cartas - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo/SP.


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