terça-feira, 20 de março de 2012

Lenovo anuncia recall de computadores por problemas de superaquecimento

microcomputador
Lenovo ThinkCentre All-in-One M90z 
A Lenovo Tecnologia Brasil Ltda, convocou proprietários de computadores ThinkCentre All-in-One M90z  com  números de série abaixo relacionados, a entrarem em contato com a empresa para a agendar a substituição gratuita do componente interno de alimentação de energia.

Números de séries de produtos envolvidos na campanha: MJAAPRC, de MJANZDL a MJANZDN, MJANZDP, MJANZDR, MJANZDT, de MJANZDV a MJANZDZ, MJAXARR, MJAXART, MJAXATB, MJDPVKN, MJGFGE3, MJGFGE4, MJGNZF0, MJHXZH4, MJHXZH5, MJKLHA9, MJKLHB0, MJKLHB1, de MJKLTW2 a MJKLTZ7, MJKLTZ9, MJKLVA0, de MJKLVA2 a MJKLVB2, MJKLVB4, de MJKLVB6 a MJKLVD4, de MJMPVK2 a MJMPVK4, MJMPVK7, de MJMPVL0 a MJMPVL6, de MJMPVL8 a MJMPVM0, MJRDGN6, MJRHWP2, MJRHWP3, MJRHWP6, MJRHWP7, MJRHWP9, MJRHXM0, de MJRHXM3 a MJRHXN3, MJWYZ69, de MJYDGY6 a MJYDHB1, de MJYDHB3 a MJYDHC0, de MJYDHC2 a MJYDHD6, de MJYDHD9 a MJYDHF0, MJYDHF2, de MJYDHF7 a MJYDHG2, de MJYDHG4 a MJYDHG7, de MJYDHH0 a MJYDHH2, de MJYDHH5 a MJYDHH9, de MJYDHK0 a MJYDHK3, de MJYDHK6 a MJYDHM5, de MJYDHM9 a MJYDHN9, MJYDHP0, MJYDHP1, de MJYDHP3 a MJYDHP9, MJYDHR0, MJZVBT7, MJZVBV4, MJZVBV5, MJZVBV9, MJZVBW0, MJZVBW7, de S601F4F a S601F4H

No comunicado, a empresa informa que  devido a uma não conformidade que pode resultar no superaquecimento do computador com risco de incêndio e queimadura, o componente interno de alimentação de energia dos referidos produtos será substituido gratuitamente. O cliente deverá agendar a troca de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone (11) 3889-8986 (Grande São Paulo), 0800 701 4815 (todo o Brasil). Para mais informações através do site www.lenovo.com.br/recall

   
O que diz a lei 

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.  

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá entrar em contato com um dos canais de atendimento do Procon-SP. Na Grande São Paulo e interior, você pode procurar o órgão municipal de defesa do consumidor.

O Procon-SP também realiza atendimento nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila. Veja os endereços aqui.