segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Vai viajar? Então fique de olho na sua bagagem


Arte: Procon-SP
Feriados de Natal e Ano Novo chegando e muita gente ansiosa para aproveitar os dias de descanso. Para quem vai viajar, a bagagem merece atenção especial, não só na hora de arruma-la, mas também no momento do embarque e desembarque. Confira algumas dicas e boa viagem!

Transporte Rodoviário

- Identifique a mala por dentro e por fora com o nome da cidade de origem e de destino;

- Carregue os documentos pessoais e objetos de valor, como jóias, também na bagagem de mão;

- Exija  que um funcionário da empresa  transportadora identifique toda a bagagem com um tíquete próprio, do qual uma parte fica com o passageiro;

- Fique atento aos pertences levados na mão, principalmente nas paradas e/ou escalas.

- Em caso de extravio da bagagem, registre a ocorrência na empresa e entre em contato com a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Transporte Aéreo

- As malas, sacolas, pacotes ou bolsas de mão devem ser identificadas, dentro e fora, com etiquetas que contenham seu nome, endereço completo e telefone;

- Eventuais excessos de bagagem podem ser cobrados. Portanto, verifique com antecedência o limite de peso ou volume determinado pela companhia (deve constar no contrato de prestação de serviço). Algumas bagagens, obrigatoriamente, devem ser despachadas como carga; informe-se junto à companhia aérea, inclusive sobre o valor da taxa;

- Após o check-in, ou seja, recepção para embarque, a empresa aérea torna-se responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo em caso de extravio ou danos. Se preferir, para garantir sua segurança, faça uma declaração dos itens contidos na bagagem, discriminando os valores, e guarde uma via.


- Ao chegar na área de desembarque verifique se a bagagem está nas mesmas condições deixadas no momento do check-in, em caso de avaria ou extravio, registre imediatamente a ocorrência no balcão da companhia aérea ou nas seções de Aviação Civil da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) instaladas em cada aeroporto.

Saiba que: por medida de segurança, existem algumas restrições quanto a bagagem de mão e pertences pessoais. Há também, alguns itens que não podem ser levados na bagagem despachada como, por exemplo, os frágeis ou perecíveis. Verifique os procedimentos previamente junto à companhia aérea. 

Onde reclamar

Procon-SP: Em caso de problemas com empresas de transportes, o consumidor pode  procurar  os canais de atendimento do Procon-SP

Na Grande São Paulo e no interior, você pode procurar o órgão municipal de defesa do consumidor.


Anac: 0800 725 4445. Site www.anac.gov.br

ANTT: 0800 610 300. Site www.antt.gov.br

Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo): 0800 727 8377.  Site http://www.artesp.sp.gov.br

O consumidor também pode entrar com ação na Justiça. Em alguns aeroportos, por exemplo, exitem Juizados Especiais, que fazem a intermediação de problemas com os serviços prestados pelas companhias aéreas.

*É permitido o uso deste material, desde que citada a fonte.


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