quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cuidados na hora de escolher a faculdade


Escolher o curso e a instituição desejada para prestar o vestibular não é tarefa fácil, já que a opção é importante para o futuro profissional do estudante. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados como consumidor para não ter prejuízos:

● Antes de se inscrever para o vestibular, verifique se o curso é autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);

Autorização é o que permite a uma instituição de ensino superior implantar e oferecer um curso superior de graduação (bacharelado, licenciatura) superior de tecnologia (tecnólogo) ou sequencial. Universidades e centros universitários têm autonomia para criar ou fechar cursos sem autorização prévia do MEC. Mas, as faculdades que queiram criar um curso precisam obter essa autorização previamente.

Reconhecimento é a necessidade legal estabelecida para todos os cursos superiores existentes no país, porém sua validade é periódica, devendo ser renovada com base nos resultados das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Cursos regularmente criados ou autorizados podem abrir inscrições, realizar processo seletivo e receber alunos. Entretanto, essa situação é transitória, pois necessita de posterior reconhecimento do MEC, o qual assegura o registro do diploma obtido.

Para saber se um curso está autorizado e reconhecido pelo MEC consulte: http://emec.mec.gov.br/.

● Conheça o projeto pedagógico do curso oferecido e demais componentes curriculares, como duração, requisitos, critérios de avaliação, além das instalações: laboratórios, bibliotecas, infraestrutura de informática;

● Obtenha informações sobre os resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC;

● Cheque o valor corrente das mensalidades por cursos e/ ou habilitação e formas de reajuste vigente, bem como a existência de taxas de matrícula e outros encargos financeiros a serem assumidos por alunos;

● Analise a relação do corpo docente de cada curso, titulação e qualificação profissional e atividade de cada professor.

Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com um dos canais de atendimento do Procon-SP. Na Grande São Paulo e interior você pode procurar o órgão municipal de defesa do consumidor.

O Procon-SP também realiza atendimento nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila. Veja os endereços aqui.

*É permitido o uso deste material, desde que citada a fonte.