sexta-feira, 29 de junho de 2012

Virada Esportiva e outras dicas para o seu final de semana

Imagem: Prefeitura de São Paulo
Virada Esportiva

A 6ª Virada Esportiva, que acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho, contará com mais de três mil atividades gratuitas espalhadas por mil locais diferentes da cidade de São Paulo. 

O objetivo da Virada é possibilitar que a população aproprie-se dos espaços públicos para praticar atividade física durante todo o final de semana. A programação completa: pode ser vista no site http://www.viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br/.


Imagem: Um instante na biblioteca
VI Arraiá Literário na Biblioteca Belmonte em homenagem a Luiz Gonzaga



A Biblioteca Belmonte realiza no próximo sábado, dia 30/06, a partir das 10h00, a 6ª edição de seu  Arraiá Literário. O evento marca o início de comemorações relacionadas ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. Sua vida e obra serão mostradas através de quadrilhas, forró, músicas, leituras, paineis informativos, contações, narrações, vivências e interpretações. 



As dependências da biblioteca se transformarão em um autêntico arraial, onde serão apresentadas as mais animadas demonstrações das artes juninas. O espaço lateral estará dedicado às delícias juninas, com direito a bolo de milho, curau, tapioca e outras guloseimas.

Biblioteca Pública Belmonte fica na Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro. Telefones: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433. Veja a programação completa aqui


Imagem: do site do festival
43º Festival Internacional de Campos do Jordão

O Festival terá uma alentada programação artística, com mais de 78 concertos e a participação de uma extensa lista de grandes artistas. A direção executiva do festival será de Marcelo Lopes, a direção artística de Arthur Nestrovski e a direção pedagógica, de Cláudio Cruz.

Além de aproveitar o 43º Festival de Inverno, lindas paisagens, hotéis sofisticados e uma completa infraestrutura, a cidade oferece turismo para todos os gostos, como:

• Museu Felícia Leirner, anexo ao Auditório Cláudio Santoro, é considerado um dos maiores museus ao ar livre do mundo, com 108 obras feitas em cimento branco e gesso, doadas pela escultora polonesa.
• O Horto Florestal possui cerca de 8.300 hectares de matas preservadas. No local, os turistas podem encontrar a Estação Experimental de Salmonicultura e se aventurar com trilhas monitoradas, de diversos níveis de dificuldade.
• Palácio do Governo, residência oficial de veraneio do Governador do Estado, recebe visitantes apaixonados por obras de arte que podem contemplar de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti a Cândido Portinari e Anita Malfatti, entre outros.

Mais informações e programação no site http://www.festivalcamposdojordao.org.br/.

Imagem: do site da instituição
Férias na Casa das Rosas


De 1 a 31 de julho, a Casa das Rosas terá uma programação especial de férias com  apresentações teatrais, contações de histórias, palestras, saraus e outros eventos. No ciclo de saraus da Casa, haverá edição especial de “Solo de poesia para crianças” e o “Sarau de jovens: Penso, logo, sinto”, apresentado por Marco Pezão.

Três peças gratuitas de teatro para o público jovem e adulto – além do evento especial “Um dia, Alice 2012”, que homenageia os 150 anos do dia em que a história de Alice foi contada pela primeira vez – também fazem parte da programação. Para o público infantil,  diversas dinâmicas e contações de história.


A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos fica na Avenida Paulista, nº 37. Funciona de terça-feira a sábado, das 10 às 22 horas; domingos e feriados, das 10h às 18h (passível de alteração, de acordo com a programação).


Confira a programação completa aqui.

Outras dicas podem ser encontradas no site da Secretaria do Estado da Cultura e no blog Um Instante na Biblioteca.