sexta-feira, 27 de julho de 2012

20 anos do Anima Mundi e mais dicas para aproveitar o final de semana

Divulgação/site oficial
20 anos do Anima Mundi


Em São Paulo desde o dia 25, o festival de animação "Anima Mundi", que está em sua 20ª edição, termina neste domingo (29). Além de seus tradicionais curtas , vindos de várias partes do mundo e feitos nas  mais diversas técnicas, a seleção também priorizou filmes que se consagraram nas duas décadas do evento.


Este ano o festival passa a indicar concorrentes ao Oscar. Confira a programação completa e os locais onde as atrações serão exibidas no site www.animamundi.com.br/.


Oficina para crianças

Em comemoração ao aniversário do poeta Mário Quintana, que completaria 106 anos em 30 de julho, o Paço das Artes oferece programação de férias especial para entreter os pequenos. As atividades vão até amanhã (28).

Com duas turmas por dia: das 10h às 12h e das 14h às 16h. Os interessados devem escrever para educativo@pacodasartes.org.br informando o nome da criança e de seu acompanhante, além do telefone para contato. Também é possível inscrever-se pelo telefone (11) 3814-4832.

Amanhã será realizada oficina de "light painting", técnica fotográfica que torna possível capturar desenhos feitos com pontos de luz. Na atividade, os participantes utilizarão diferentes tipos de lanternas para criar desenhos e textos que só poderão ser vistos através do registro fotográfico.


Serviço:Oficina de "light painting"
Duração: 2 horas por turma

Vagas por turma: 15 participantes

Público alvo: crianças, jovens, pais e educadores

Inscrições: por telefone (11) 3814-4832 ou mediante envio de e-mail para educativo@pacodasartes.org.br

Atividade gratuita – inscrições abertas

Endereço: Av. da Universidade 1 -Cidade Universitária. São Paulo.



Pinóquio: Uma Bela Arte*



O SESC Belenzinho recebe a exposição Pinóquio: Uma Bela Arte, com instalações desenvolvidas por artistas que recriam a história do boneco inventado pelo carpinteiro Gepetto, além de espetáculos, contação de histórias, oficinas e atividades lúdicas. 

Do site do SESC
O percurso de nove instalações está dividida em dois espaços. As criações artísticas foram desenvolvidas com a participação de nomes como Zaven Paré e Graffiti Research, entre outros. O percurso artístico interativo dialoga com todas as obras, constituindo uma nova narrativa para a história de Collodi.

Em complemento à exposição, acontecem também oficinas de confecção de bonecos com diferentes métodos, criação de histórias, máscaras e adereços, técnicas de desenho, além de contações de histórias e espetáculos com as companhias Mevitevendo e Teatro por um Triz.

A exposição irá até 18 de novembro. O SESC Belenzinho fica na R. Padre Adelino, 1.000, telefone  (11) 2076-9700.


*Do site do SESC
Bodas de aplausos*

Grupo Galpão celebra 30 anos com quatro peças que ocupam teatros e parques da cidade e traduzem a diversidade da companhia mineira.



Talvez uma exceção à regra, o Grupo Galpão mantém, após 30 anos de estrada, um repertório coeso e diverso, que se renova sempre.



Não é simples. "Estamos constantemente no fio da navalha. Temos que ter uma força coletiva e satisfazer também aos projetos individuais dos integrantes", explica Eduardo Moreira, ator e um dos fundadores do grupo.


Um pouco da variedade buscada pela companhia -que não possui um diretor e costuma convidar parceiros para a função- está na mostra Grupo Galpão - 30 Anos de Teatro e Vida.

"Romeu e Julieta", versão para obra de Shakespeare, dá início amanhã (dia 28) à programação, com apresentações no parque da Juventude e, nas próximas semanas, no Sesc Belenzinho e no parque da Independência.

Dirigida por Gabriel Villela, a peça de 1992 marcou a trajetória da trupe. A obra leva barroquismos da cultura popular à tragédia do jovem casal criado pelo bardo inglês. "Foi uma produção de tanto sucesso que trazê-la de volta chegou a dar um frio na barriga", relata Moreira.

Na sequência, o coletivo mostra "Tio Vânia (aos que Vierem Depois de Nós)", "Till, a Saga de um Herói Torto" e a estreia "Eclipse". 

São espetáculos com linguagens e formatos variados -de montagens festivas de rua a obras intimistas no palco tradicional.

Parque da Juventude - Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Canindé, tel. 2251-2706. Romeu e Julieta , 90 min., livre, sábado (28/7) às 16h. Entrada franca.


*Do Guia da Folha

"Fortes Mulheres" no Conjunto Nacional*

Mulheres que vencem preconceitos. Superam a violência física, o machismo e a dura jornada dupla de trabalho. Enfrentam situações extremas como a maternidade precoce. Desafiam doenças críticas como o câncer de mama e de colo de útero. São mães, donas de casa, adolescentes, profissionais de sucesso, idosas que atuam ativamente na sociedade. São “Fortes Mulheres”, que terão fotos, registradas por André François, expostas no Conjunto Nacional até amanhã (28).

A mostra é fruto do documentário homônimo, onde o fotógrafo registra situações de mulheres cuja história de vida e superação é emblemática.

André François visitou as cinco regiões do Brasil. Em Fortaleza, fotografou Maria da Penha, farmacêutica que sofreu violência doméstica e foi homenageada com a lei 11.340 que leva seu nome e defende as mulheres de agressões domésticas.

As fotos, bastidores do documentário, podem ser vistas em um blog. Agora, ganham uma exposição. A temática abordada na mostra e no doumentário norteiam o trabalho do fotógrafo de 44 anos, que desde 1995 atua com “fotografia social”, utilizando o poder da imagem para desenvolver a percepção e a reflexão sobre temas de interesse público, visando a transformação social.

O  Conjunto Nacional funciona diariamente das 10h00 às 22h00 e fica na Avenida Paulista, 2.073 - Cerqueira César - Centro de São Paulo. A entrada é gratuita. 

* Do Catraca Livre


Outras dicas podem ser encontradas no site da Secretaria do Estado da Cultura e no blog Um Instante na Biblioteca.