quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Compra de produto do mostruário: conheça os seus direitos

Imagem SXC
Atualizado em 17/2/2016

Comprar produtos que estão no mostruário das lojas ou com defeitos aparentes não elimina os direitos do consumidor, mesmo que estes itens sejam vendidos com desconto. Portanto conheça os seus direitos:

- Ao adquirir este tipo de produto, é indispensável que consumidor solicite ao fornecedor  que descreva detalhadamente os possíveis problemas que o produto tenha, uma vez que é direito seu receber essa informação;

- Mesmo que haja uma cláusula informando que o consumidor adquiriu o produto "no estado em que se encontra", o direito à garantia legal é o mesmo, conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor

- O fornecedor é responsável por reparar o vício de qualquer produto,  exceto aqueles informados de maneira clara no momento da aquisição. O fato de o produto ter sido comprado em promoção, ou de mostruário não permite ao lojista ou fabricante se negar a solucionar eventuais problemas ou recusar sua troca.

Em caso de problemas com compras de produtos de mostruário, o o consumidor pode procurar o órgão de defesa do consumidor mais próximo.

49 comentários:

  1. Comprei uma maquina de lavar a vista ,ela era do mostruário! Assim q chegamos em casa ela nem ligou ,imediatamente fomos à loja ,eles mandaram voltar na segunda para chamar a assistência técnica.. Consigo trocar por uma nova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o fornecedor tem prazo de 30 dias para sanar o problema. Se não o fizer neste prazo o consumidor tem direito a outro produto em perfeitas condições de uso; o cancelamento da compra com a devolução do valor pago ou ao abatimento proporcional do preço.

      Excluir
    2. Preciso saber, se tenho direitos de ser ressarcido . pois comprei uma cama no mostruario e a mesma em menos de 30 dias quebrou a madeira lateral no meio e em menos de mais tres semanas a madeira lateral do outro lado tambem quebrou e a loja filial vendedora do produto fechou, a cama ja nao presta para mais nada ,foi feito o pedido de reclamaçao em menos de noventa dias da compra e na ultima vez que entrei em contato com o sac da loja eles afirmaram que nao teria direito a nada ja que foi no mostruario , sendo essa a justificativa deles. o que eu faço? como proceder? tenho como receber meu dinheiro de volta?

      Excluir
    3. Boa tarde!

      Conforme exposto no blog, o produto comprado no mostruário também possui a garantia de 90 dias previsto no Código de Defesa do Consumidor, e ele não pode possuir defeito que impossibilite a sua utilização.

      Se residir em São Paulo, envie o caso ao nosso site http://goo.gl/LSJbpE

      Excluir
  2. Bom dia ...
    Comprei um guarda roupa no mostruário, porém na hora de montar notamos que a parte lateral do guarda roupa está toda rachada e a madeira está estufada, parece que a peça foi encharcada por água. Gostaria de saber se posso fazer a devolução do mesmo ou trocar por um outro móvel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      O fornecedor é responsável por reparar o vício de qualquer produto, exceto aqueles informados de maneira clara no momento da aquisição. O fato de o produto ter sido comprado em promoção ou de mostruário não permite ao lojista ou fabricante se negar a solucionar eventuais problemas ou recusar sua troca.

      Em caso de problemas com compras de produtos de mostruário, o consumidor pode procurar o Procon mais próximo.

      Excluir
  3. Adquiri um aparelho de TV led da marca LG.Produto emm oferta já que se tratava da mostruário. Ao chegar em casa e ligar o aparelho após Alguns minutos a imagem baralha e some desligando em seguida. Resumindo:Não segura a imagem de programação de emissoras.A loja alegou que não troca porque é a ultima peça. Como devo proceder?Quero o meu dinheiro de volta já que não tem mais o produto pra efetuar a troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Se o produto foi vendido com defeito, a loja deve efetuar a troca por outro similar, ou devolver o valor pago.

      Caso o problema persista, e você resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  4. Comprei um armário semana passada e o vendedor me disse que nao seria o do mostruário e sim o que estava no depósito. Hoje vieram me entregar o armário e veio o que estsva no mostruário sujo , com pe quebrado,com a pedra trincada disse que vão trocar mas esse armario esta mais de 3 amos montado na loja e ele me disse que nao seria este ...O que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Priscila.

      Você pode exigir a devolução do valor pago, ou a troca do produto.

      Caso o problema persista, e você resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  5. o consumidor pode querer desconto por tal produto em mostruario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Beatriz.

      Normalmente, esses produtos são vendidos com desconto. Mas isso é uma escolha da loja ou uma negociação entre as partes.

      Excluir
  6. Boa tarde! Entrei em varias lojas pra comprar um armario e disse que queria levar o de mostruario ja montado e que eu mesmo iria levar e todos me disseram que nao podia porque era de mostruario e nao tinha mais no estoque da loja.
    Gostaria de saber se a loja e obrigada ou não a vender um produto de mostruário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Feliciano.

      Se o produto estiver exposto, o Procon-SP entende que a loja deverá efetuar a venda.

      Excluir
  7. Acabei de receber um guarda roupa do mostruário sendo que era pra ser entregue um novo..Caso eu fique com esse guarda roupa,quanto de desconto a loja tem que me dar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Denise.

      A loja não possui obrigação legal de fornecer desconto.Isso é uma negociação entre as partes.

      Excluir
  8. Comprei uma máquina de lavar do mostruário,mas a loja se negou a fazer a entrega ! Eles podem fazer isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Estela.

      Se a loja informou que não realiza a entrega de forma clara e antecipada, não há irregularidade.

      Excluir
  9. Compramos um sofá aparentemente em ótimo estado do mostruário, recém pagamos a segunda prestação e a madeira abaixo do acento central quebrou,apenas ao sentar-se.Tenho direito a ser ressarcida por outro sofá? Pela loja ou pela fabricante?Como procedo?

    ResponderExcluir
  10. boa tarde comprei uma maquina de lavar do mostruário esta sem os pés de apoio e o fio esta danificado. o vendedor falou ´para eu entrar em contato com a assistência. para realizar os reparos e não comunicar que foi produto de mostruário.Isso está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Pelo Código de Defesa do Consumidor, a loja também é responsável por reparar os danos do produto, sobretudo quando faz a venda de um item sem as condições adequadas de uso.

      Caso o problema persista, e você resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  11. ola comprei um celular do mostruário um a7 2016 e ele esta com um trincado na traseira mas não é muito grande é penas no canto esquerdo.
    se caso tenha algum problema a garantia vai cobrir ele mesmo eu ja tendo comprado assim ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Se você foi devidamente informado sobre o problema, não terá direito a reclamar dele. O fabricante não será obrigado a reparar danos de um produto adquirido desta forma.

      Excluir
  12. Comprei um depurador de ar de mostruário e quando fui abrir ele estava amassado e com os botões quebrados. Gostaria de saber como devo proceder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Simone


      Pelo Código de Defesa do Consumidor, a loja também é responsável por reparar os danos do produto, sobretudo quando faz a venda de um item sem as condições adequadas de uso.

      Caso o problema persista, e você resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  13. Bom dia!
    Meu pai comprou um notebook que segundo o vendedor era novo, foi pago a vista com o valor normal. Ao chegar em casa quando liguei o aparelho notei que o mesmo já estava logado e a tela era uma propaganda da loja. O notebook era de mostruário, porem não avisaram o consumidor nem relataram isso na nota. O que posso fazer a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      A loja deve informar se o produto é de mostruário. O titular da compra, se residir em São Paulo, pode fazer queixa em nosso site http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  14. Boa tarde!
    Fui comprar um guarda roupa e a vendedora me disse que so poderia entregar depois do dia 15 de março. Eu perguntei se o mostruário poderia ser retirado no mesmo dia e ela me disse que sim. Fechei a compra e ela me disse que iria ligar pra desmontagem e ja entrava em contato comigo pra que eu fosse retira-lo.. Ja se passaram mais de 24h e nada de ligarem. Fui ate a loja reclamar e a mesma vendedora disse que eu estava mentindo e que ela nao disse que eu poderia retirar no mesmo dia. Estávamos em 3 pessoas e todos nos ouvimos a mesma coisa. Me passou como mentirosa e não entregaram ainda meu guarda roupa, que por sinal esta exposto ainda na porta da loja no sol e no pó.
    Quais são os meu direitos, sendo que ela me passou uma informação e não cumpriu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Se as informações foram passadas por escrito, você poderá registrar queixa no Procon.

      Se foi verbal, sem qualquer documentação, será necessário ingressar com ação judicial.

      Apenas lembrando que, você pode cancelar a compra e exigir o dinheiro de volta pelo descumprimento da oferta.

      Excluir
  15. Comprei uma cama na loja Marabraz. O vendedor falo que não entregava tudo bem fumos retirar o vendedor falo que a cama era mola ensacada de ótima qualidade só que com quatro meses de uso o colchão está todo afundado me causando danos na coluna a loja falo que não vai fazer nada por ser mostruário como eu vou ficar com uma cama assim ele mentiu para mim quero meu dinheiro de volta o que eu faço ? Me ajudem

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, Rafaela.

    Mesmo o produto sendo de mostruário, ele possui garantia.


    Caso o problema persista, e você resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde...comprei a 2 semanas uma geladeira eletrolux freezer. E eu precisava de urgencia pq a minha havia pifado. Pedi para me venderem a do mostruário..sendo que ao chegar em casa..ela nao gela e o freezer em menos de 1 semana estava com tanto gelo que as gabetas de porta gelo nao fechava. Comprei ela pelo preço normal e o vendedor me disse que eu so poderia fazer a retirada se ey fizesse um seguro de tantos meses...minha geladeira foi R$ 2.199 e paguei 400 reais de garantia. So que ei fui enganada..pois o vendedor me disse que o freezer eu podia descongelar de 6 em 6 meses. Eu nao quero mais a geladeira...posso trocar por outra na loja ou pedi meu dinheiro de volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Cinthia.

      Mesmo o produto sendo de mostruário, ele possui garantia, deve estar em perfeitas condições de uso e o seguro não pode ser imposto ao consumidor.

      Caso o problema persista, e você resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  18. Olá, li todos os comentários acima e não achei a resposta a minha situação! Comprei uma cozinha de mostruário! A loja entregou um mês depois apenas uma parte e ainda sem portas! Eu não tenho interesse em pegar o dinheiro de volta pois o tempo e energia que gastei para comprar o produto não será ressarcido! A loja disse não ter mais do mesmo produto para entregar! Mas foi proposto que eu receba um desconto para comprar um produto equivalente! Esta certo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Renata.

      De acordo com o Código de Defesa do Consumidor é possível optar pelo reparo do produto, se isso não for possível, pode-se escolher pela troca do bem, devolução do valor pago ou abatimento proporcional do preço - no caso, o que a empresa ofertou. Mas a escolha é sua.

      Excluir
  19. Dia 08/04/2016(sábado, fui comprar uma tv para dá de presente a minha Mãe, como sair do serviço tarde, só estávam abertas, lojas do shoppyng), então cheque na loja vi a Tv que gostei mas não tinha mais, só tinha nas lojas do centro que no caso só estariam abertas na segunda, estava tão ansiosa para comprar naquele dia que optei por levar a última peça que era de mostruário, mas quase desistir da compra pois o vendedor estava totalmente perdido,não passava as informações completas,ele estava na experiência e acabou se desentende com o gerente da loja, quando enfim enfim tava saindo da loja com a Tv, percebi que ele não entregou o pé da TV,precisei retornar ao vendedor, ele não sabia onde procurar o pé, pediu ajuda ao gerente, e nisso fiquei na espera, quando ele se desentendeu com o gerente e foi mandado embora na frente dos clientes, uma situação muito constrangedora, outro vendedor veio me atender e enfim entregou o pé da TV e o manual pois o vendedor anterior não entregou o Manuel. Ao chegar em casa fui ligar a TV e está aparecendo uma listra branca na tela, na parte superior, como se a tela estivesse desolada, na loja não perceber esse defeito pois a tv estava em uma parte muito em baixo, e se a pessoa olha ela de cima para baixo não percebé problema algum, mas quando olha de baixo para cima fica muito/bem visível, liguei para a loja, me disseram para retornar lá em até 3 dias úteis, e que geralmente é feito todo um processo para verificar se a Tv está ok antes da venda, mas não foi bem assim, afinal o produto foi entregue à mim de qualquer forma. Me arrependo agora pois estou vendo que irei ter bastante problemas com isso. Caso eles não queiram fazer o pedido de uma troca do produto, e alegar que o defeito não é de fábrica, o que posso fazer?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Caroline.

      Se a loja se recusar a fazer a troca, recorra ao Procon mais próximo.

      Caso o problema persista, e você resida no estado de São Paulo, envie o problema para http://migre.me/kGcYG

      Excluir
  20. Comprei um microondas de mostruario , quando cheguei em casa ele ligou perfeitamente mas depois de alguns segundos começou a fazer uma barulho e quando fui ver o próprio prato do microondas tinha se partido no meio , eles tem que trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      O ideal é entrar em contato com o fabricante para que analise o produto e faça o reparo, a loja também poderá recolher o bem e enviar para o reparo.

      Excluir
  21. Oi comprei um Monitor de mostruário, e a vendedora me informou um valor, mas apos passar o cartão e receber a nota vi que aquele valor ao qual ela me informou já estava incluído o valor da garantia estendida, e para piorar eles não encontrarão nem a caixa nem o manual do produto, pegaram os cabos de outro aparelho e me entregaram. Me informando que era para eu ir la pegar a caixa e o manual depois. Isso ocorreu no sábado dia 15 e liguei como solicitado na segunda dia 17 para confirmar se já tinha providenciado pelo menos o manual a gerente me disse: foi bom você ligar vamos procurar e te damos um retorno. E ate agora nada, posso devolver o produto. pois acho que só estão me enrolando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      A loja é obrigada a fornecer o manual e o certificado de garantia, também não pode cobrar a garantia estendida sem solicitação do consumidor.

      Além de cancelar o contrato, se a loja não cumprir com a oferta dos itens faltantes, a compra poderá ser cancelada também.

      Excluir
  22. Boa tarde. Comprei um ar condicionado novo e me entregaram um equipamento em uma embalagem diferente da do fabricante e faltando o controle remoto e os manuais. Questionei a loja o porquê e me disseram que o equipamento deve ser (gerente não tinha certeza) de mostruário. Disseram que eu poderia ir buscar o controle e manuais que estão na loja. Tenho direito a troca por um equipamento lacrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Você pode exigir a troca ou a entrega dos itens faltantes.

      Excluir
  23. Boa tarde, comprei um forno microondas em uma determinada loja em 20/05/2016, como ele sendo zero (lacrado) e me deram 1 ano de garantia, acontece que depois de 10 meses de uso ele parou de funcionar, e eu constatei que na traseira do forno consta que ele já tinha ido pra assistência técnica em março/2015. O que posso fazer? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Entre em contato com a loja e verifique a possibilidade da troca. Persistindo o problema, envie o caso ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

      Excluir
  24. Olá, comprei um sofá última peça da loja. E em menos de 2 semanas a costura do sofá começou a soltar e as espumas começaram a aparecer. A loja autorizou minha troca por qualquer outro produto de mostruário, ou pelo mesmo produto do meu contanto que eu pague uma diferença de 200 reais pelo produto ser novo. Esta certo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      A troca não pode ser condicionada ao pagamento, se for o mesmo produto e a loja não informou que o produto possuía defeito.

      Envie o caso ao site http://migre.me/kGcYG (canal para São Paulo).

      O setor de atendimento analisará o problema para a devida análise e tentativa de intermediação.

      Excluir
  25. Boa noite!

    Comprei uma geladeira ontem 10/05/2017 na loja Eletrozema, o vendedor me disse que me entregaria a geladeira nova na caixa até na sexta-feira. Hoje 11/05/2017, me entregaram a geladeira que estava no mostruário, e não uma nova como foi negociado na loja.
    Como posso resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, o fornecedor deve cumprir a oferta, ou seja, se a compra foi de um produto novo, deverá entregar um produto novo.Você tem direito de exigir a troca por um produto nas condições em que comprou ou a devolução do valor pago.

      Excluir

Não serão publicados:

Comentários ofensivos e comentários que contenham dados pessoais como telefone, e-mail, endereço e informações bancárias (número de conta corrente e cartão de crédito, por exemplo).