sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dicas Culturais

Olhares sobre os Trilhos

Um passeio fotográfico por estações espalhadas pelas seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é o ponto de partida da exposição “Olhares sobre os Trilhos”, que está no saguão do terceiro andar do Museu da Língua Portuguesa, desde o dia 28 de agosto, e ficará em cartaz até 30 de setembro.

A mostra, que teve sua abertura em 2009, reúne 20 trabalhos de nomes importantes da fotografia brasileira atual, chegando ao museu depois de ter passado pelas estações da Luz, Brás e Bresser. A exposição é fruto de uma parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Serviço:

Período: de agosto a 30 de setembro
Local: Saguão do terceiro andar do Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz s/n; tel.: (11) 3326-0775
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Fechado às segundas. Na última terça-feira do mês o museu fica aberto até as 22h
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia entrada), com entrada gratuita aos sábados

Circuito Cultural Paulista

O Circuito Cultural Paulista 2012, programa realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as Prefeituras de 80 municípios do interior e litoral realiza espetáculos de circo, teatro, dança e música até novembro, somando um total de 616 atrações.

Em setembro, o público poderá conferir o show do cantor pernambucano China, que sobe aos palcos para apresentar seu novo álbum, Moto Contínuo. As faixas variam do rockabilly ao romântico, passando por influências diretas de nomes como Arnaldo Antunes. As apresentações acontecem em São Sebastião (8/9), Catanduva (14/9), Lins (21/9) e Adamantina (23/9).

Com mais de 15 anos de carreira, a cantora Taïs Reganelli mostra ao público todo seu talento com o mais recente trabalho, “Leve”. No repertório estão composições próprias e inéditas, além de releituras de clássicos, como “La vie em rose”, imortalizada por Edith Piaf, ou “O Pastor”, do grupo Madredeus. Taïs estará em Caconde (1/9), Vargem Grande do Sul (2/9), Miracatu (7/9), Ibitinga (8/9) e Mogi das Cruzes (27/9).

Luiza Maita, cantora e compositora, canta sucessos do disco “Lero-Lero”, o primeiro da paulistana reconhecida internacionalmente. Recebeu críticas positivas no The New York Times, Washington Post e outros jornais norte-americanos. Destaques para as músicas “Alento”, “Fulaninha” e “Anunciou”. As cidades de Lorena (14/9), Ilhabela (15/9), Presidente Epitácio (21/9), Ilha Solteira (22/9) e Monte Aprazível (28/9) recebem o show.

Já parou para pensar na quantidade de comprimidos que você ingere todos os dias, sem que, ao menos, um médico tenha indicado? Pois é exatamente essa a reflexão que propõe o espetáculo de dança “Farmácia” que será apresentado em Serrana (01/09), Votuporanga (02/09), Paraguaçu Paulista (15/09), Piraju (16/09) e Santa Bárbara D’Oeste (21/09).

A distribuição de ingressos para os espetáculos do Circuito Cultural Paulista é de responsabilidade da prefeitura dos municípios participantes. Confira a programação completa em www.cultura.sp.gov.br

Municípios participantes: Adamantina, Agudos, Americana, Andradina, Araçatuba, Assis, Atibaia, Avaré, Barretos, Botucatu, Bragança Paulista, Brodowski, Cabreúva, Caconde, Capela do Alto, Capivari, Catanduva, Cubatão, Dois Córregos, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Garça, Guaíra, Guararema, Guaratinguetá, Guariba, Ibitinga, Iguape, Ilha Solteira, Ilhabela, Itanhaém, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Jandira, Jaú, José Bonifácio, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Lorena, Lucélia, Martinópolis, Matão, Miracatu, Mirandópolis, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Monte Aprazível, Nova Odessa, Palmital, Orlândia, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pindamonhangaba, Piraju, Pirassununga, Penápolis, Pompéia, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Fé do Sul, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santana de Parnaíba, São José do Rio Pardo, São Manuel, São Sebastião, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Taquarituba, Tupã, Valparaíso, Vargem Grande do Sul, Votuporanga.

Fonte: Assessoria de imprensa - SEC


A Sedução de Marilyn Monroe

Exposição com pinturas, fotografias, instalações, objetos e filmes de  Marilyn Monroe está em cartaz no Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera.

Entre os  objetos, a exposição apresenta também ao público o vestido-instalação “Entre o Amor e o Pânico”, da artista espanhola Maribel Domènech, que traz a gravação de “Happy Birthday, Mr. President”, cantada por Marilyn para John F. Kennedy em 1962. Para mais informações acesse http://www.museuafrobrasil.org.br/.

4ª Festa dos Povos de Mauá

A 4ª Festa dos Povos de Mauá, acontece este ano entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, das 19h às 23h, no Paço Municipal. 

O evento conta com barracas de comidas típicas e apresentações que simbolizam a diversidade cultural das origens do município.

O Paço Municipal de Mauá fica na Av. João Ramalho, 205, Vila Noêmia. 



Georges Méliès, o mágico do cinema


O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta (até o dia 16) a exposição "Georges Méliès, o mágico do cinema". Inédita no Brasil, a mostra remonta, através de seis diferentes seções, a trajetória do artista e suas invenções revolucionárias na Sétima Arte.

Conhecido como o pai dos efeitos especiais, Georges Méliès (1861-1938), atuava como mágico, diretor teatral, cenógrafo, ator, técnico e produtor. Durante sua trajetória profissional, também foi distribuidor de mais de 500 filmes entre os anos de 1896 e 1912. Na mostra do MIS, sua vida e carreira revisitadas, com objetos, cartazes, desenhos, figurinos, fotografias e documentos originais do artista. 

Para mais informações sobre a exposição acesse o site http://melies.mis-sp.org.br/

O MIS fica na Avenida Europa, 158, Jardim Europa. Horário de visitação: terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.


Outras dicas podem ser encontradas no site da Secretaria do Estado da Cultura e no blog Um Instante na Biblioteca.