sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Homenagem a Luiz Gonzaga e outras dicas para o seu final de semana

Homenagem a Luiz Gonzaga

Em 2012, ano em que se celebra o centenário de Luiz Gonzaga (1912-1989), São Paulo honra o legado artístico do instrumentista em evento gratuito que ocorre nos dias 25 e 26 de agosto no Vale do Anhangabaú.

Atrações musicais, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Falamansa com Jorge Du Peixe e Trio Sabiá, sobem ao palco perpetuar clássicos do Rei do Baião.

Além dos shows, a programação ainda conta com espetáculos de dança, mesas de debate e degustação de pratos típicos nordestinos como Baião de Dois, Mexidinho da Paraíba, Escondidinho de Carne Seca e outras iguarias.

A poesia de cordel também ganha destaque pela mostra “Tenda de Cordel Chapéu de Palha”, espaço onde autores se reúnem para leituras e interpretação de cordéis e poemas musicados com trava língua e elementos sonoros presentes na obra do Rei do Baião.


Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo

O 23ª Festival de Curtas-Metragens Internacional de São Paulo, que começou ontem (dia 23), traz em sua programação de nove dias a exibição de mais de 360 filmes, que serão apresentados em seis pontos diferentes da cidade de São Paulo.

Confira mais detalhes sobre o evento e a programação no site http://www.kinoforum.org.br/curtas/2012/

Exposição Jardim de Brinquedo no Museu da Casa Brasileira

Que tal voltar ao passado, reviver o tempo das brincadeiras de criança com os brinquedos que eram a sensação do momento? Quem não se lembra do barquinho, da gangorra viking, da amarelinha, das pernas-de-pau, do banco de balanço e de tantos outros? É a proposta do Jardim de brinquedo, exposição que integra a programação do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura, no Design Weekend, evento que ocorre nesse final de semana, em São Paulo, em pleno jardim do museu.

A exposição reúne peças de oito profissionais brasileiros, que desenvolveram peças especialmente para o encontro.
Serviço:

Visitação: de 23 a 26 de agosto, das 10 às 18 horas

Sábado, 25, às 14h30, criação de brinquedos (25 vagas, livre para todas as idades; chegar com 15 minutos de antecedência)
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - São Paulo/SP
Inscrições e mais informações: (11) 3032-2499 

Fonte: Agência Imprensa Oficial


Foto: Marcos Mesquita
Musical conta a história da era dourada das big bands

O musical “New York, New York”, baseado na obra homônima de Earl Mac Rauch, que em 1977 foi adaptada para o cinema pelo diretor Martin Scorsese, tendo como protagonistas Liza Minnelli e Robert De Niro, reestreia nos palcos paulistanos no próximo dia 16 agosto, no Teatro Sérgio Cardoso. O musical, que tem direção de José Possi Neto, fica em cartaz até o dia 7 de outubro, de quinta a domingo.  

Em cena, um elenco formado por 28 atores/cantores e bailarinos, além de uma legítima Big Band formada por14 músicos. Os cenários, assinados por JC Ferroni, foram criados e executados de maneira a proporcionar ao público todo o realismo de uma verdadeira viagem no tempo à Nova York dos anos 40.

"New York, New York” revela  ao público a “era dourada” das Big Bands, que teve o seu apogeu durante os anos da II Guerra Mundial, experimentando logo em seguida um período de decadência devido aos altos custos que uma Big Band demandava para sua própria subsistência.

Começaram a surgir então, grupos menores de quatro ou cinco músicos muito mais econômicos do que os habituais treze ou dezesseis exigidos pelas big bands. Além disso, outro fenômeno começava a surgir primeiro de maneira mais discreta, para em seguida, aos poucos, tomar conta do cenário musical norte americano e mundial: o Rock and Roll.

Baseado nesse contexto, Earl Mac Rauch criou uma estória agridoce de amor tão intensa e ao mesmo tempo efêmera quanto a referida “era das big bands” tendo como pano de fundo a cidade de Nova York.

Serviço:

Horários: Quinta 21h, Sexta 21h30, Sábado 17h e 21h e Domingo 16h
Valor: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)
Faixa etária: 12 anos
Duração: 2h20 com intervalo
Local: Teatro Sérgio Cardoso (Sala Sérgio Cardoso - 835 lugares). Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista - São Paulo - SP
Estações do Metrô próximas: São Joaquim e Brigadeiro
Horário da bilheteria: quarta a domingo das 15h às 19h (vendas antecipadas)
Telefone: (11) 3288-0136

Fonte: Assessoria de imprensa - SEC

Outras dicas podem ser encontradas no site da Secretaria do Estado da Cultura e no blog Um Instante na Biblioteca.