sexta-feira, 19 de outubro de 2012

36ª Mostra Internacional de Cinema e outras dicas para o seu final de semana


De 19 de outubro a 2 de novembro, acontece em São Paulo a 36ª Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas serão exibidos cerca de 350 títulos de mais de 60 países e diversas cinematografias em 28 espaços entre salas de cinema, museus e instituições culturais espalhados pela capital paulista. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.

Um dos destaques da Mostra será a exibição o documentário "Muito Além do Peso", sobre a maior epidemia infantil da historia, a obesidade. 


Dos mesmos produtores de "Criança, a Alma do Negócio", o filme apresenta a opinião de diversos especialistas e nos mostra a realidade de famílias brasileiras que tem que lidar diariamente com os problemas de saúde causados pela obesidade.

De crianças urbanas a crianças indígenas, obesidade infantil é uma epidemia mundial. Grande parte das crianças obesas sofrem com problemas de saúde como; diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardíacos, apneia, problemas de locomoção, depressão infantil, dentre outros. A cada cinco crianças obesas, quatro permanecerão obesos quando adultos.

Horários de exibição do documentário "Muito Além do Peso"


Dia: Sábado (20/10) – 19:45 
Local: Reserva Cultural – Sala 1
Endereço: Avenida Paulista, 900. Térreo Baixo - Bela Vista, SP.

Dia: Domingo (21/10) – 19:00 (http://on.fb.me/SZxo2z)
Local:Cinemark Shopping Metro Santa Cruz – Sala 2
Endereço: Rua Domingos de Morais, 2.564 - Vila Mariana, SP.

Dia: Segunda (22/10) – 17:40 (http://on.fb.me/S258ji)
Local: Livraria Cultura (Conjunto Nacional) – Sala 1
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Bela Vista, SP.

Veja mais informações e a programação completa da 36ªl Mostra Internacional de Cinema.  no site http://36.mostra.org/.

Feira de Troca de Livros e Gibis 


No próximo domingo, dia 21 (domingo), será realizada, das 10h às 15h, a "Feira de Troca de Livros e Gibis " no Parque do Carmo, localizado na Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951. Itaquera.


Serão aceitos para troca livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto, gibis, quadrinhos e mangas. Livros técnicos ou didáticos não serão trocados.

Teatro

A peça teatral "O Expresso do Pôr do Sol" fala da relação entre dois homens sem nome, "White" e "Black", que são respectivamente, um homem branco e um homem negro. Fora de cena, antes da peça começar, Black salva White da sua tentativa de suicídio, numa estação, de trem e leva White para seu apartamento. Black é um ex-presidiário que mora na periferia e atualmente é um fundamentalista evangélico e White um professor ateu. No apartamento, os personagens entram em um interessante embate filosófico, religioso e moral. A peça original ("The Sunset Limited") foi adaptada para o cinema, com direção e produção executiva de Tommy Lee Jones, que no filme também interpreta White. Black, no filme, foi estrelado por  Samuel L. Jackson.

O espetáculo está em cartaz no Teatro Tuca, localizado na Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes.    Sextas e sábados, às 21h e domingos, às 19h30,  até o dia 25 de novembro. Censura 14 anos.


Mais informações no site http://www.teatrotuca.com.br.

Outras dicas podem ser encontradas no site da Secretaria do Estado da Cultura e no blog Um Instante na Biblioteca.