quarta-feira, 31 de outubro de 2012

GM comunica recall de veículos Chevrolet Classic

A partir de 1º de novembro, consumidores devem procurar concessionárias para a substituição da
 barra de impacto do para-choque dianteiro

imagem de um carro
A General Motors do Brasil Ltda. convocou, nesta quarta-feira (31/10), os proprietários dos veículos Chevrolet Classic 2013 com airbag e semar-condicionado, com data de fabricação de 3 de julho a 10 de outubro de 2012, e número de chassi de DB146382 a DB172060 e de DC100004 a DC113546, a comparecerem a uma concessionária da marca, a partir de 1º de novembro, para substituição da barra de impacto do para-choque dianteiro. 

No comunicado a empresa informa ter constatado uma não conformidade na montagem da barra de impacto que, em caso de colisão frontal, pode interferir no adequado funcionamento do airbag, com risco de dano pessoal aos ocupantes do veículo. 

Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site www.chevrolet.com.br.

Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. 

O que diz a lei 

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado. O documento deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito. 

Conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos. 

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar  os canais de atendimento do Procon-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o você pode procurar o órgão municipal de defesa do consumidor.

Lembre-se: O recall visa proteger a sua saúde e segurança, portanto sempre que tiver conhecimento de uma campanha, atenda! Não se arrisque sua vida e nem a vida dos outros.