segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Procon-SP no "Outubro Rosa"


Na próxima terça-feira (30/10), das 14h às 17h, no Espaço Jovem Consumidor no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Leste, à Rua Padre Virgílio Campello, 150, Encosta Norte, Itaim Paulista, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, participa do Outubro Rosa.  

No evento especialistas do Observatório das Relações de Consumo do Procon-SP apresentarão trechos do filme de publicidade “Confessions of a Shopaholic” (Os Delírios de Consumo de Becky Bloom), com abertura para debate ao final. Também serão discutidos temas relacionados a moda, padrões de consumo e consumismo.

A atividade é organizada pelo CIC leste é direcionada ao público feminino de todas as idades. Dentre os temas abordados estão violência doméstica e prevenção de câncer de mama. 

Programação:

14h30 - Orientação Câncer de Mama - União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM)
15h00 - Palestra de prevenção de DST e distribuição de preservativos fem. e masc. –Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) Sérgio Arouca
15h30 – Bate-papo com Procon-SP sobre propaganda e padrões de moda
16h00 - Orientação ginecológica – Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Oliveiras
16h30 - Apresentação do curta metragem “Acorda Raimundo... Acorda!” - produzido pelo Ibase com o apoio da CESE, Dirigido por Alfredo Alves (elenco: Eliane Giardini, Zezé Mota, Paulo Betti e José Mayer)
17h00 - Café da tarde e encerramento
- Limpeza de pele gratuita para mulheres (Novety Cosméticos) durante toda a atividade

Sobre o "Outubro Rosa"

O “Outubro Rosa” é um movimento popular conhecido e comemorado internacionalmente, cujo foco é o de conscientizar e mobilizar a sociedade de um modo geral, no combate ao câncer de mama.

No mundo Ocidental, a tonalidade rosa é a cor as mulheres. O nome alusivo ao rosa simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Ao mesmo tempo, o rosa é uma cor brilhante, vibrante e forte, tudo o que o câncer de mama não é. 

O principal objetivo do movimento é alertar e informar as pessoas sobre o câncer de mama das seguintes formas: prevenção como ato de prestar informações sobre a saúde da mama e ressaltar a relevância da mamografia; diagnóstico como forma de detectar precocemente o câncer de mama; reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento (meios de cura); apoio e proporcionar melhoria da qualidade de vida da população;contribuir para erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.

O movimento “Outubro Rosa” começou na última década do século XX nos Estados Unidos e o laço cor-de-rosa foi lançado na 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

De lá para cá, a popularidade do “Outubro Rosa” vem alcançando o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.
 Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual compreendida em qualquer parte do nosso planeta. 

O movimento que teve seu início marcado pela iluminação de monumentos históricos tomou proporções internacionais, passando pela Torre de Pisa - Itália, Arco do Triunfo – França e chegando ao Brasil em 2002. 

O primeiro monumento brasileiro que participou da campanha e colorido pela cor rosa, foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo e a campanha é efetivamente realizada todos os anos desde 2008. 

Cada vez mais, entidades brasileiras relacionadas ao câncer mama, empresas e demais simpatizantes à esta causa, se unem e iluminam monumentos, igrejas e prédios em suas respectivas cidades neste mês de Outubro da cor rosa. 

FonteUnião e Apoio no Combate ao Câncer de Mama – UNACCAM