sexta-feira, 9 de novembro de 2012

5ª Mostra Cultural da Cooperifa e outras dicas culturais

5ª Mostra Cultural da Cooperifa


A 5ª Mostra Cultural da Cooperifa, que termina neste fim de semana, tem como objetivo comemorar os 11 anos de atividades culturais na periferia de São Paulo. Os debates, shows, exibição de filmes, exposições, espetáculos teatrais, entre outros eventos, são realizados em diferentes locais da zona sul da cidade.

No sábado (10/11), o dia é dedicado às crianças e conta com recreação e distribuição de livros. Também acontecem as exposições de artes plásticas “Papillons en fleur” (Borboletas em flor) – Fundir as Metamorfoses das plantas e das borboletas com o artista plástico Jair Guilherme e  “Metal Morfose” – Esculturas feitas a partir de sucatas de automóveis com o Poeta Casulo. Local: Escola Mauro Faccio Gonçalves Zacarias – Av. Raquel Alves Moreira, 823. Tel.: 5514-3131.


No domingo (11/11), o encerramento da Mostra ocorre na Casa de Cultura do M'Boi Mirim  com apresentações de  PH Bone, Mc Leonardo e Mc Jr., Poesia Samba Soul, KLJay, Versão Popular e Emicida. 

Veja a programação completa.

Fonte: Colecionador de Pedras


5º Festival Paulista de Circo


O evento, que acontece em Piracicaba até domingo (11), conta com 200 artistas do circo tradicional e contemporâneo, além de oficinas e filmes. A programação é gratuita.

Um dos destaques é Jaume Mateu Bullich (fundador do Circo Espanhol Circ-Crac e dos Palhaços Sem Fronteira), que dá vida ao palhaço Tortell Poltrona.

O espetáculo de encerramento do domingo (11/11), às 19h30, reúne artistas circenses consagrados, que apresentam números tradicionais. Entre eles estão Bruno Edson, com equilíbrio de pratos; Rokan, conhecido como o mágico dos dedos de ouro; Caio Stevanovich, considerado um dos maiores malabaristas do Brasil, além dos palhaços Picolli, Pepi e Frozita.

Serão quatro lonas. Enquanto as Piolin, Arrelia e Pimentinha recebem os artistas, a Carequinha se transforma em uma grande oficina circense para as crianças. Das 10 às 19h, os pequenos podem participar de circuitos com diferentes modalidades como cama elástica, tecido, lira, chapéu chinês, arame, malabares, corda e acrobacias. O Festival ainda tem espetáculos ao ar livre e pequenas paradas circenses, com malabaristas, pernas de pau, monociclos e palhaços.

No Teatro Municipal Erotides de Campos, dentro do Engenho, serão exibidos filmes com o tema circo, como o documentário O Circo Paraki, de Mariana Gabriel Priscila Jácomo. A exibição, às 14h30, será seguida de um debate com os personagens do documentário. Também serão exibidos Vida de Inseto, de John Lasseter; O Circo, de Charlie Chaplin; O Trapézio, Carol Reed e O Palhaço, de Selton Mello.

Confira a programação completa.

Serviço

5º Festival Paulista de Circo
Parque do Engenho Central
Av. Maurice Allain, 454 – Piracicaba/SP
Entrada franca

Fonte: Secretaria Estadual de Cultura

7º Festival Cine Favela

O Festival Cine Favela é o principal evento dedicado exclusivamente à difusão de filmes de todos os gêneros e formatos produzidos por ONGs, associações, coletivos e periferias do Brasil e do mundo.

O festival deste ano, que vai até 12/11, tem com tema central a América Latina, com o objetivo de integrar as periferias do continente, propondo reflexões e novos olhares sobre problemas comuns. 

O festival ampliará seu alcance, levando as atividades para as comunidades de Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes, Capão Redondo e Itaquera, que, juntas, somam mais de 900 mil pessoas. Será levado também às estações do Metrô, escolas públicas, entidades de reabilitação e unidades da rede Sesc-SP.

Veja a programação completa.

Fonte: Diário Oficial da Cidade

Feira de Troca de Livros e Gibis no Parque Ibirapuera


Neste domingo, 11 de novembro, o Parque Ibirapuera recebe a última edição do ano da Feira de Troca de Livros e Gibis, das 10h às 15h.

A Feira de Troca de Livros e Gibis é um projeto que procura transformar os parques em verdadeiras bibliotecas ao ar livre. Estandes temáticos são organizados e divididos entre literatura, literatura infanto-juvenil, gibis e troca com a mesa. Neste último, o visitante poderá trocar um título que esteja na mesa e deixar outro no lugar. O intuito é que as mesas funcionem como pontos de encontro para os leitores de determinado gênero.  

Para participar, a única recomendação é que os livros estejam em bom estado de conservação e não tenham conteúdo técnico ou didático. 

Serviço

Parque Ibirapuera. (Próximo do Viveiro Manequinho Lopes). 
Dia 11/11, das 10h às 15h. 
Avenida República do Líbano, 1.151 – Portão 7 – Zona Sul. São Paulo/SP
Grátis

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Som de Boleiro em Presidente Prudente

Dica do Núcleo Regional de Presidente Prudente

O evento acontece hoje (09), às 21h, no Campo de Futebol Soçaite do Parque do Povo. 

Como pano de fundo do bate-papo com Ataliba e Gilmar Fubá o Grupo ”Os Canhotos” apresentam sucessos do samba. O grupo "Os Canhotos" surgiu em Araraquara no ano de 2010. Formado pelos amigos Neguinho (voz), Everton Fabiano (cavaquinho e bandolim), Juninho(percussão geral) e Fabiano Marchesini (violão 7 cordas), têm comoproposta apresentar o vasto repertório do samba raiz, com músicas de Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Zé Keti, João Nogueira e Paulinho da Viola 

Fonte: Sesc Presidente Prudente