sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Primavera dos Livros e outras dicas culturais

Primavera dos Livros na Biblioteca de São Paulo


Imagem: BSP
Entre 22 e 25 de novembro a cidade de São Paulo receberá a tradicional Primavera dos Livros, maior evento de editoras independentes da América Latina. A iniciativa, organizada pela LIBRE (Liga Brasileira de Editoras), com apoio da Secretaria de Cultura do Estado, contará com programação diversa para crianças e adultos, tais como música, debates, contação de histórias e lançamentos de livros.

A Primavera dos Livros será realizada na Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude, e tem como uma de suas principais virtudes a promoção de maior contato entre público, obras literárias e profissionais da área. O conceito de bibliodiversidade cerca todas as ações do evento, abrindo espaço para a produção editorial que não se curva à lógica do best seller.

Realizada desde 2001, com edições no Rio de Janeiro e São Paulo, a Primavera dos Livros virou uma referência no mercado como um espaço que apresenta uma produção vibrante e diversificada. Desta forma, o evento empenha-se em trazer uma programação de qualidade, respeitoso a um público cada vez mais exigente. Destaques para as palestras e debates, que promoverão a troca de experiências nos mais variados temas, entre eles literatura infantil, humor e valorização de culturais nacionais, além da homenagem ao compositor e cantor Luiz Gonzaga, que contará com show de Chambinho do Acordeom. Além disso, haverá oferta de livros com até 50% de desconto.  

Programação completa

Serviço

Primavera dos Livros
Local: Biblioteca de São PauloParque da Juventude
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo/SP (ao lado da Estação Carandiru do Metrô)
Telefone: 11 2089 0800
Mais informações: www.libre.org.br

Fonte: Secretaria Estadual de Cultura

7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul



Com entrada franca, a “Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul” está em cartaz em 27 capitais do Brasil. Como intuito de “estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais”, a sétima edição do evento traz filmes inéditos no Brasil e também de outros países.

Entre os destaques da programação –  que reúne mais de 200 filmes – estão “Hoje”, de Tata Amaral, vencedor do Festival de Brasília de 2011 e que deu à sua intérprete, Denise Fraga, o troféu Candango de melhor atriz – e o equatoriano “Com Meu Coração em Yambo”, de Maria Fernanda Restrepo.

Neste ano, a mostra presta homenagem a um dos principais nomes do documentário brasileiro, Eduardo Coutinho. Até o dia 29 serão exibidos alguns de seus premiados filmes, incluindo sua obra-prima “Cabra Marcado para Morrer” (em cópia restaurada).

Em São Paulo, a mostra vai de 22 a 29 de novembro e as exibições acontecem na Cinemateca Brasileira, Cinesesc e Cine Eldorado (Centro Cultural Eldorado).


Fonte: Catraca Livre

Sarau: Batuque de Palavras no Centro Cultural da Juventude (CCJ)


Foto: Gabriela Szlapak Fiuza
O sarau de novembro convida o público a recordar a morte de Zumbi dos Palmares e refletir o dia da Consciência Negra.

Neste encontro, haverá apresentação da capoeira angola do grupo Mutungo, as “umbigadas” do Batuque de Umbigada de Capivari, Piracicaba e Tietê e uma roda de poemas com participação do grupo Quilombhoje e dos convidados Akins Kintê, Débora Garcia, Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa, Michel Yakini, Sergio Ballouk e Thyko de Souza.

Serviço

Sarau: Batuque de Palavras
Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. São Paulo/SP
(ao lado do terminal Cachoeirinha)
Mais informações: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/

Fontes: Agenda da Periferia e CCJ

Veja mais dicas culturais em: Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e Blog Um Instante na Biblioteca.