sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Caravana do Cordel e outras dicas culturais

IV Caravana do Cordel no Memorial da América Latina


Imagem: Memorial
Termina amanhã (08) a IV Caravana do Cordel no Memorial da América Latina.

Esse evento apresenta a rica variedade temática e a criativa forma com a qual o poeta popular registra os acontecimentos sociais e históricos por meio do cordel, fonte de aprendizagem e de lazer. Este ano a Caravana do Cordel homenageia o centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Acontece também o I Salão de Literatura do Cordel, com venda de livros, lançamentos e sessões de autógrafos.

A Caravana do Cordel é constituída de palestras, sarau literomusical, repentistas, oficinas, exposição de cordel, xilogravura (matrizes e cópias), painéis, folhetos, feira de livros, camisetas e xilogravuras. Organizada pelo Instituto Leandro Gomes de Barros & Caravana do Cordel, o evento discute o cordel no universo infanto-juvenil, a ilustração no cordel e a relação cordel/cinema. Haverá também uma apresentação cênica do Grupo de Teatro Máscaras, de Guaranésia, MG, entre outras atrações.

A IV Caravana do Cordel será encerrada em grande estilo: o compositor e cantor baiano Moraes Moreia apresenta ao ar livre e gratuitamente , no palco montado na Praça Cívica do Memorial na frente ao Salão de Atos Tiradentes,  o show “Moraes Pé de Serra”, no qual ele incursiona pelo universo do forró e de outros ritmos nordestinos, além de executar seus grandes sucessos.

Programação completa

Serviço

IV Caravana do Cordel
Onde: Memorial da América Latina
Dia: 08/12/2012
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo/SP 
Ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô
Telefone: (11) 3823 4600

Fonte: Memorial da América Latina

Dia do Palhaço no Museu da Língua Portuguesa

Imagem: Site do Museu da Língua Portuguesa
Dia 10 de dezembro é o Dia Internacional do Palhaço e o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, localizado no prédio da Estação da Luz, realiza no dia 9 uma homenagem aos profissionais que há séculos encantam e divertem a todos nós. 

Na ocasião, três palhaços da Absurda Confraria - Caco Mattos, Daniela Biancardi e Fani Feldman e o músico Bruno Monteiro, farão 4 entradas (performances), de 15 minutos cada, dentro dos espaços expositivos do Museu da Língua Portuguesa. As atividades acontecem das 11h às 14h, quando os artistas estarão interagindo com visitantes do Museu a partir de jogos educativos, poesias e tiradas bem humoradas baseadas na obra de Shakespeare.

Inspirados nos Clowns ingleses dos circos franceses do inicio do século XIX, os artistas prometem um dia diferente no Museu, garantindo alegria e diversão para todo o público.

Serviço

Museu da Língua Portuguesa
Dia: 09/12/2012
Endereço: Praça da Luz s/n; tel.: (11) 3326-0775
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Fechado às segundas. Na última terça-feira do mês o museu fica aberto até as 22h
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia entrada), com entrada gratuita aos sábados

Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu da Língua Portuguesa

Espetáculo de Dança no Theatro São Pedro


Imagem: Site Theatro São Pedro
A chegada à vida adulta e as escolhas necessárias ao assumir esse novo lugar são o tema do espetáculo de dança Rito de passagem, em cartaz somente hoje (7) e domingo (9) no Theatro São Pedro. 

A coreografia é resultado do trabalho desenvolvido pelos 44 jovens atendidos pelo projeto Núcleo Luz. Integra o programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Cultura, e trabalha, desde 2007, com jovens que vivem em regiões afastadas da cidade, consideradas de alta vulnerabilidade social.


Ritos de Passagem tem como base sonora o balé A sagração da primavera, de Igor Stravinsky. “Aborda questões como a morte e o renascimento, referências ao tema que queremos tratar, a transformação do jovem em adulto”, explica a diretora do espetáculo, Chris Belluomini. Ela afirma que, apesar do trabalho intenso, é gratificante o convívio com os alunos. “O esforço desses meninos merece reconhecimento”, elogia.

Serviço

Ritos de Passagem
Theatro São Pedro
Rua Albuquerque Lins, 207 – Barra Funda
Telefone: (11) 3667-0499
660 lugares
Dias 7 e 9 de Dezembro. Sexta às 20h e domingo às 18h.
ENTRADA GRATUITA. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro no dia do espetáculo.
65 minutos. Classificação: livre.
Estação de metrô próxima: Marechal Deodoro
Ar condicionado. Acessibilidade para cadeirantes.
Informações: www.theatrosaopedro.org.br

Fonte: Agência Imprensa Oficial e Secretaria Estadual de Cultura


Consumidor: é possível se divertir sem pagar nada ou pagando muito pouco!

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura  e no blog  Um Instante na Biblioteca.