quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dica de leitura - O que o dinheiro não compra


Nossa dica de leitura deste mês é o livro "O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado", de Michael J. Sandel (Civilização Brasileira, 2012). Ele propõe um debate sobre o papel que os valores do mercado passaram a desempenhar em esferas da vida social como: vida familiar, educação, amizade, saúde, natureza, arte, cidadania e esportes.

Sandel afirma que vivemos em uma época em que quase tudo pode ser comprado e vendido. Exemplos: número do celular do seu médico, aluguel de partes do corpo para publicidade comercial, o direito de poluir, servir de cobaia humana em testes de laboratórios farmacêuticos, direito de ser imigrante nos Estados Unidos, autógrafos de ídolos do esporte, entre outros.

O autor discute os aspectos morais e éticos desta lógica de mercado que já não se limita mais aos bens materiais e nos lança uma questão: queremos viver assim?

O livro também é um convite para refletirmos sobre o consumismo, tema que já abordamos recentemente aqui no blog.

“O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado” pode ser encontrado na Biblioteca de São Paulo, que fica ao lado da estação Carandiru do Metrô.

Boa leitura!