quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dicas para comemorar os 459 anos de São Paulo

Samba e Serenata no Memorial da América Latina

Foto: Memorial
No aniversário de SP, baianas lavam a mão de Niemeyer (Mão da América) e sambistas das maiores escolas paulistanas convidam para o carnaval antecipado em homenagem à Cidade.

A Corte do Carnaval 2012 e doze passistas – rainhas e ex-rainhas – participarão de evento inédito no berço do samba paulista, na Barra Funda: X-9, Gaviões, Vila Matilde, Império da Casa Verde, Camisa Verde e Branco, Rosas de Ouro, Leandro de Itaquera, Acadêmicos do Tucuruvi  terão representantes na festa que inclui roda de samba e lembranças do nascimento do samba no antigo Largo da Banana.


Foto: Memorial
No mesmo dia 25, às 19h, os Trovadores Urbanos farão a Serenata para São Paulo, no Auditório Simón Bolívar, com entrada franca. Os famosos seresteiros irão cantar sobre o palco coberto de pétalas vermelhas.

O espetáculo conta com a participação do coral Trovadores Mirins, composto por cerca de 20 crianças, todas vestidas a anos 20, mostrando  a graciosidade e afinação da ala infantil do grupo.

Saiba mais sobre o show

Serviço

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo/SP (próximo à estação Palmeiras Barra Funda do Metrô)
Telefone: (11) 3823 4600

Fonte: Memorial da América Latina


Show "4 Gerações Cantam São Paulo" 


Imagem: SPCultura

A cidade de São Paulo comemora, em 25 de janeiro, seus 459 anos oferecendo aos cidadãos o que tem de melhor: convivência nos espaços públicos, diversidade cultural e boa música.

Para celebrar todas estas qualidades, a Secretaria Municipal de Cultura promove, a partir das 15 horas, no Vale do Anhangabaú, o show “4 gerações cantam São Paulo”, com apresentações de Zélia Duncan, que traz o show “Tudo Esclarecido”, uma homenagem a Itamar Assumpção, Criolo e Emicida, Arnaldo Antunes e o encerramento com a cantora Rita Lee.


Serviço

“4 gerações cantam São Paulo”
Data e horário: 25/01/2013, a partir das 15h
Local: Vale do Anhangabaú - próximo ao Viaduto do Chá. 
Acesso pela Estação Anhangabaú do Metrô e Terminal Bandeira.
Entrada Franca

Fonte: SPCultura


Exposição "Design da Periferia" no Parque do Ibirapuera


Colorido mobiliário de Salvador
Imagem: Pavilhão das Culturas Brasileiras
A partir do dia 25, o Pavilhão das Culturas Brasileiras localizado no Parque Ibirapuera traz itens de sua coleção selecionados a partir da curadoria de Adélia Borges. O objetivo é dar visibilidade a inventividade do povo brasileiro.

A mostra  é o resultado de pesquisas pelo Brasil por cidades e comunidades que exibem preciosas lições de design.  

Com cenografia do arquiteto Marko Brajovic e produção da Arx Gestão Cultural, a mostra, com objetos, fotografias e vídeos, está dividida em quatro módulos: Rua recebe os empreendimentos que ocupam o espaço urbano, os vendedores ambulantes, carroceiros de sucata, anúncios gráficos, modo de expor produtos; Casa destaca as invenções domésticas que, nas camadas populares, confundem-se com a área coletiva; Corpo identifica a expressão do vestir, do pentear; e Brincadeiras traz engenhosas releituras do tradicional universo infantil.


Serviço

Local: Pavilhão das Culturas BrasileirasParque Ibirapuera
Datas e horários: Abertura da exposição: 25 de janeiro, sexta-feira, das 11h às 14h. Exposição: De 25 de janeiro a 29 de julho de 2013, de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até às 17h.
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/n. São Paulo/SP - Estacionamento com acesso pelo Portão 10.
Telefone:  11 5083-0199
Entrada gratuita – ambiente acessível.


Fonte: Secretaria Municipal de Cultura


9º Sampoemas na Casa das Rosas

Foto: Dirceu Rodrigues

Para comemorar os 459 anos da cidade de São Paulo, a Casa das Rosas promove a nona edição do já tradicional Sampoemas na sexta-feira, 25 de janeiro, a partir das 14h. 

O evento, dedicado à poesia, é gratuito e traz palestra sobre a cidade, apresentação da peça "Simples Cidade" e o sarau "Saraokê".


Serviço

Local: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Data e horário: Sexta-feira, 25 de janeiro, das 14h às 18h
Endereço: Av.Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo/SP (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 / 3288-9447 

Fonte: Casa das Rosas

Mais atrações gratuitas

Mais atrações especiais gratuitas para aproveitar o feriado no Parque Villa Lobos, Parque Ecológico do Tietê, Museu da Imagem e do Som, Museu da Casa Brasileira, Museu Afro Brasil, Theatro São Pedro, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Biblioteca São Paulo e Catavento Cultural. Confira aqui!