sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Oficinas culturais para aproveitar as férias

Uma boa opção nas férias é participar das oficinas oferecidas por diversos espaços culturais no Estado de São Paulo. Que tal aprender a jogar xadrez, fazer pipas, um blog ou uma sacola  ecológica? Veja algumas dicas do Procon-SP:

9º Verão de Poesia na Casa das Rosas

Crédito: Dirceu Rodrigues
A temporada 2013 de oficinas gratuitas na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, começa em 12 de janeiro, como parte da programação do 9º Verão de Poesia. Haverá atividades voltadas para a videopoesia, criação poética, elaboração de escrita para ficção e história do Haicai.

As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na recepção da Casa das Rosas. Com certificado digital (mínimo de 75% de frequência).

O 9º Verão de Poesia, vigente em janeiro e fevereiro, traz ainda o "Sampoemas", evento que celebra o aniversário de São Paulo, oficinas, edições da "Feira de troca de livros, livros infantis, gibis e brinquedos" e muitos outros eventos gratuitos para toda a família.


Serviço

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h.
Telefone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447

Fonte: Casa das Rosas

Oficinas Culturais no Estado

Imagem: Oficinas Culturais
As Oficinas Culturais, espaços da Secretaria da Cultura, estão com inscrições abertas para a programação de férias em todo o Estado.

Serão oferecidas, até março, 145 atividades e 5.232 vagas para oficinas, workshops, debates e palestras. Um dos eventos previstos é a oficina Arte pública – Campinas como cidade centro do mundo, que ocorrerá na Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas. Sob a coordenação de Sylvia Furegatti, a proposta será criar intervenções artísticas extramuros, explorando o contexto da arte pública e urbana.

Na Oficina Cultural Carlos Gomes, em Limeira, Laura Vinci coordenará o workshop O conceito artístico da instalação.

Um dos destaques da programação na capital é o workshop Consciência do movimento, ministrado por Angel Vianna, uma das principais figuras da dança contemporânea no Brasil. As aulas serão na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais. Endereços e detalhes das atividades no site www.oficinasculturais.org.br.

Fonte: Agência Imprensa Oficial

Oficinas na Biblioteca de São Paulo

Oficina de Meditação e Yoga.
 Foto: Arquivo BSP
Em janeiro, a Biblioteca de São Paulo oferece a Oficina de desenho: A pintura da literatura, que tem como objetivo incentivar a aprendizagem da escrita e o gosto pela leitura por meio do prazer de desenhar e pintar.

Também acontecerão oficinas de artesanato (confecção de sacolas ecológicas), meditação e yoga (parte do Programa +60, voltado para pessoas com mais de 60 anos) e xadrez para iniciantes e pessoas com deficiência visual (com tabuleiros adaptados), 


Serviço

Local: Biblioteca de São Paulo - Parque da Juventude
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo/SP (ao lado da Estação Carandiru do Metrô).
Telefone: 11 2089 0800

Fonte: Biblioteca de São Paulo

Oficinas no Centro Cultural da Juventude

Foto: CCJ
O Centro Cultural da Juventude (CCJ) oferece oficinas de pipas, dança, criação literária, criação de blogs e elaboração de projetos para o Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), além de muitas outras atividades. Veja aqui a programação.

Serviço

Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. São Paulo/SP
(ao lado do terminal Cachoeirinha).
Horário de Atendimento: Terça a Sábado, das 10 às 20h; Domingos e Feriados, das 10h às 18h.
Telefone: (11) 3984-2466

Fonte: CCJ

Confira mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (oferece informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).