sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Aniversário da Biblioteca de SP e outras dicas culturais

Aniversário da Biblioteca de São Paulo


A Biblioteca de São Paulo completou 3 anos no dia 8 de fevereiro, mas deixou a comemoração para o dia 23/2 (sábado) com um bate-papo muito especial: os escritores Ruth Rocha e Pedro Bandeira conversam com o público sobre o seu trabalho, com a mediação da jornalista Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura. 



A comemoração inclui, ainda, apresentação do grupo de improvisação Jogando no Quintal, oficina de xadrez e contação de histórias. Na ocasião, a biblioteca fará também uma homenagem aos frequentadores que mais retiraram livros ao longo do ano.

Serviço

Local: Biblioteca de São Paulo
Dia e horário: 23/02 (sábado), vários horários
Endereço: Parque da Juventude - Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 Santana (Acesso pelo metrô Carandiru)
Funcionamento: de terça a sexta das 9h às 21h | sábados, domingos e feriados das 9h às 19h
Tel.: (11) 2089-0800
Todas as atividades da BSP são gratuitas

Fonte: Assessoria de Imprensa da Biblioteca de São Paulo

Sarau Sertanejo na Biblioteca Belmonte

Imagem: Belmonte

Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Biblioteca Temática de Cultura Popular Belmonte, em Santo Amaro.



O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani. 

Serviço

Local: Biblioteca Belmonte
Data e horário: 23/02 (sábado), às 15h
Endereço: Rua Paulo Eiró, 525. Santo Amaro. São Paulo/SP
Telefones: (11) 5687-0408 e (11) 5691-0433  

Fonte: Biblioteca Belmonte

Tulipa Ruiz no Parque Villa Lobos

Imagem: SEC
Destaque da nova geração da música brasileira, a cantora Tulipa Ruiz sobe ao palco do Cultura Livre SP, domingo (24.02), no anfiteatro do Parque Villa Lobos

A segunda edição do projeto, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, promove shows, espetáculos, teatro, circo, dança, além de oficinas, em seis espaços públicos da capital até abril.

O repertório do show reúne sucessos do primeiro disco da cantora, Efêmera (2010), e músicas de Tudo Tanto, seu segundo CD, lançado recentemente. Entre elas estão É, OK, Quando eu chegar e o hit Efêmera.

Serviço

Local: Parque Villa Lobos
Dia e  horário: 24/02 (domingo), às 15h
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto dos Pinheiros - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3021-6285
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de imprensa - SEC

Cinema Móvel em São José dos Campos
 

Imagem: FCCR
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) de São José dos Campos iniciou as atividades do projeto “Cinema Móvel” de 2013, em parceria com o Instituto Magneto Cultural. 

Uma kombi equipada com telão, projetor, caixas de som, cadeiras e outros objetos necessários a uma projeção, leva a magia do cinema para praças e outros locais abertos em São José dos Campos.

Nesta sexta-feira (22), às 19 horas, na Praça Floripes B. Martins, conhecida como Praça do Rúgbi, junto com o coletivo Open Air, será exibido o filme “Quem se importa”, da diretora Mara Mourão, que autorizou a exibição pública de seu documentário para esta parceria.

A ideia é apresentar novos horizontes ao público proporcionados pela arte do cinema, revelando novas possibilidades de olhar para o mundo, através dos filmes que circulam junto com o projeto. A escolha dos filmes varia de acordo com cada público.

Confira a programação do “Cinema Móvel” até o início de março.

Fonte: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Teatro em Campinas

Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas

Foto: Débora Falabella
Campinas.com.br

O Teatro do Sesi Campinas apresenta neste sábado (23) e domingo (24) o espetáculo “O Amor e Outros Estranhos Rumores”, com a atriz Débora Falabella. Serão duas sessões no sábado, às 18h e 20h, e no domingo às 19h. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes do início. 

A peça é uma adaptação de contos do escritor mineiro, Murilo Rubião (1916-1991), mestre brasileiro do realismo fantástico: "O Contabilista Pedro Inácio", cujo personagem contabiliza os custos de um amor; "Bárbara", em que um marido resignado se vê diante dos pedidos incessantes e nada comuns da esposa, que engorda a cada desejo satisfeito e "Três nomes para Godofredo", uma interpretação aguda sobre o casamento e a solidão.

Serviço

Local: Teatro do Sesi Campinas 
Dias e horários: 23/02 (sábado), às 18h e 20h;  24/02 (domingo), às 19h.
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Pq. Itália – Campinas/SP
Telefone: (19) 3272-3560
Entrada: gratuita. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência

Fonte: Campinas.com.br

Confira mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).