sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dicas carnavalescas para o feriadão

Carnaval na Biblioteca de São Paulo

A folia começa e, para quem fica em São Paulo, tem programação especial na Biblioteca de São Paulo.

No sábado, dia 9, e domingo, 10, das 14h30 às 16 horas, o programa permanente Pintando o Sete ensinará as crianças a confeccionarem suas próprias máscaras de Carnaval.

Além disso, a Hora do Conto de domingo também terá gosto de festa. A contadora Kiara Terra apresenta Duas marias à procura de um amor, narrativa sobre duas amigas procurando um amor durante o Carnaval. A atividade é das 16 às 17 horas. As duas atividades não precisam de inscrição prévia, é só chegar!

Kiara Terra - Foto: Arquivo BSP
Além disso, a BSP funciona em horários especiais nesse feriado, confira:
  • 9 e 10 de fevereiro (sábado e domingo): das 9 às 19 horas;
  • 11 e 12 de fevereiro (segunda e terça): a Biblioteca estará fechada;
  • 13 de fevereiro (quarta-feira): do meio-dia às 21 horas.
Serviço

Local: Biblioteca de São Paulo - Parque da Juventude
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo/SP
(ao lado da Estação Carandiru do Metrô)
Tel.: (11) 2089 0800
Todas as atividades são gratuitas.

Fonte: Biblioteca de São Paulo

Desfile de Bonecões de Carnaval no Museu da Língua Portuguesa

Foto: Museu da Língua Portuguesa

Em sua 7ª edição, o Museu da Língua Portuguesa promove amanhã (09), das 13 às 17 horas, o tradicional Desfile de Bonecões de Carnaval, no entorno da Estação da Luz e Pinacoteca do Estado. O evento busca resgatar a alegre tradição cultural carnavalesca dos bonecos gigantes de mais de 3 metros de altura, trazidos para o Brasil pelos colonizadores portugueses.

Confeccionados de papel machê, cola e tecidos, e montados em uma estrutura de arame e madeira, esses bonecos são presença marcante até hoje nos carnavais de rua em várias cidades do interior do Estado e nas folias de Recife, Olinda e no Recôncavo Baiano, animando os foliões. Geralmente são inspirados em personalidades ilustres do Brasil e do mundo e cada ano há um homenageado diferente. O cortejo será acompanhado por uma banda que tocará as conhecidas marchinhas carnavalescas Aurora, Linda morena, Mamãe eu quero e A jardineira.

Serviço

Local: Museu da Língua Portuguesa
Dia e horário: 09/02, a partir das 13 horas. Fecha nos dias 11 e 12. No dia 13, abre a partir das 13 horas
Endereço: Praça da Luz, s/nº – Luz – SP
Tel.: (11) 3326-0775. 

Fonte: Eleta Maciel da Agência Imprensa Oficial

Grito de Carnaval MCB celebra a cultura popular brasileira


Grupo Cantadeira - Foto: MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, programou uma atração especial para o período do carnaval, voltada ao público de todas as idades. 

No domingo, 10 de fevereiro às 11h, com entrada gratuita, o Grupo Cantadeira lançará o CD “Um Canto de Cá” interpretando ritmos de todo o país, como o coco, o maracatu e a ciranda, além de tradicionais marchinhas carnavalescas. O conjunto é formado por três cantoras, com o apoio de instrumentos de cordas, sopro e percussão.

Serviço

Local: Museu da Casa Brasileira 
Dia e horário: 10/02, às 11h.
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano 
Tel.: (11) 3032-3727

Fonte: SISEM (Sistema Estadual de Museus de São Paulo)

Carnaval em Santos

Com a colaboração do Núcleo Regional de Santos


Foto:  Prefeitura de Santos
Os morros da cidade de Santos também recebem bailes de carnaval, a partir de sábado (9) até a próxima terça-feira, sempre das 16h às 20h. Sábado, a ‘Banda Musikroma’ se apresenta na quadra da escola estadual Emilio Justo (rua Três, 2402), na Vila Progresso. Domingo (10), a ‘Sol de Verão’ faz show na praça Américo de Souza, no Morro São Bento.

Segunda-feira (11), o grupo ‘Carnarua’ toca na esquina das ruas 1 com 9, no ponto final das lotações, no Morro Santa Maria. Na terça-feira (12), último dia da festa, o conjunto ‘Alegria e Folia’ faz show na rua Teodoro Sampaio, no Morro Jabaquara. A programação é gratuita. Veja a programação completa.

Outra dica é a apresentação de Rafaela Laranja no projeto "Chorinho no Aquário". Em clima de carnaval, a cantora e o conjunto Choro de Bolso fazem show neste sábado (9), às 19h, na praça Luiz La Scala (Ponta da Praia).

Fonte: Prefeitura de Santos

Carnaflores em Holambra

Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas

Famosa pela produção e cultivo de flores e plantas, Holambra, antiga colônia holandesa localizada na região de Campinas, também não fica de fora da folia de Carnaval. Denominada "Carnaflores", a festa deste ano vai ocorrer entre os dias 8 e 11 de fevereiro, na Praça dos Pioneiros, das 21h às 2h, e contará com apresentações da banda Agito!.

Fonte: Campinas.com.br e Prefeitura de Holambra


Confira mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (oferece informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).