terça-feira, 26 de março de 2013

Dica de leitura: "Nascidos para comprar"

O consumismo tem sido tema de diversas publicações, algumas delas já indicadas no blog, como: "O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado" e  "Educar para o consumo: como lidar com o desejo das crianças e adolescentes"Outro título que propõe reflexões sobre o tema é "Nascidos para comprar: uma leitura essencial para orientarmos nossas crianças na era do consumismo”, da professora de sociologia Juliet  B. Schor (editora Gente, 2009).

A autora realizou diversas entrevistas e pesquisas sobre propaganda e marketing infantil, e analisou dados sobre um estudo feito com um grupo de crianças. Os resultados mostram como a publicidade interfere na vida deste público, utilizando estratégias nem sempre transparentes de convencimento, ocupando espaços além da televisão (inclusive a escola) e valorizando a posse de marcas e produtos como forma de "estar na moda", ter amigos e status social.

Juliet Schor aborda as consequências de tantas pressões sobre as crianças, tais como obesidade infantil, sexualização precoce, stress, violência, distúrbios alimentares, entre outras.

O livro retrata a realidade norte-americana, mas faz um alerta para uma preocupação mundial: os impactos da cultura do consumo em crianças e adolescentes.