quinta-feira, 28 de março de 2013

Dicas para uma Páscoa cultural

Cultura Livre SP

Banda Planta e Raiz
O Cultura Livre SP, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, encerra a programação do mês de março com show da banda de reggae Planta e Raiz, no domingo (31/3), às 15h, no Parque Ecológico do Tietê. A banda, que completa 15 anos em 2013, apresenta repertório com grandes sucessos como Com Certeza, Gueto do Universo, Te ver e 2 Passos do Paraíso. 

Ainda no domingo, o Circo Montreal, que excursiona pelo Brasil desde 1964, leva até o Parque Ecológico do Guarapiranga números tradicionais de circo, como pirofagia, acrobacias, mágica e palhaçadas. Em seguida, ocorre a Oficina de Malabares, ministrada por Gerson Lambert, integrante do Circo Montreal. A atividade é recomendada para crianças a partir de 10 anos de idade.  

No Zoológico, às 11h, as Cias de teatro A Hora da História e Conto em Cantos se unem para apresentar o espetáculo Por um fio.


Fonte: Assessoria de Imprensa - SEC

Musical "O Fantasma do Som" no Centro Cultural São Paulo

Imagem: SPCultura
Na era do rádio, o veículo servia para que famílias inteiras se sentassem ao redor do aparelho (eram enormes na época) para acompanhar a programação. O musical "O Fantasma do Som" mostra os bastidores da rádio brasileira no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Encenada pelo grupo Banda Mirim e dirigida para o público de todas as idades, a comédia musical brinca com as várias facetas do som. Ambientada no interior de um estúdio de rádio, a montagem acompanha o declínio de uma emissora depois que a filha dos proprietários morre. O casal Pino e Mercedes Azambuja acredita que somente uma novidade em sua programação poderá salvar o estúdio e decide gravar uma radionovela com o intuito de ganhar audiência. Só que, durante as gravações, o lugar é frequentemente visitado pelo fantasma da moça.

No dia 29/3, feriado da Sexta-feira Santa, haverá apresentação às 16h.

Serviço

Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho
Dias e horários: até 31/03,  Sáb. e Dom. às 16h00.  29/03, 6ª. às 16h00.
Endereço: Rua Vergueiro 1000 -  Paraíso - São Paulo/SP (ao lado da Estação Vergueiro do Metrô)
Telefone: (11) 3397-4002   
Entrada franca - retirada de ingressos: na bilheteria, duas horas antes do início do espetáculo.

Fonte: SPCultura e CCSP



Contação de histórias e oficinas no Parque da Água Branca

Foto: 
http://www.facebook.com/espacode.leitura
O Espaço de Leitura elaborou uma programação especial para o feriadão, com a oficina “Poesia, coisa de criança”, uma mini maratona de contação de histórias, uma oficina de musicalização e o bate-papo "Meu amigo livro" com escritor Pedro Bandeira. O evento acontece de 29 a 31 de março no Parque da Água Branca.


Serviço

Local: Espaço de Leitura - Parque da Água Branca
Dias e horários: 29 a 31/03 (sexta a domingo), às 11:00 e às 15:00
Endereço: Rua Ministro Godói, 180 - Perdizes - São Paulo/SP (próximo à Estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô)
Telefone: (11) 2588-5918
Entrada franca

Fonte: Catraca Livre e Espaço de Leitura

Histórias de príncipes e princesas na Biblioteca de São Paulo (com LIBRAS)


Foto: Arquivo BSP
Na Biblioteca de São Paulo, o grupo Mãos de Fada apresenta histórias de príncipes e princesas de uma maneira diferente. Além da fala, as narrativas também são traduzidas em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

A dupla apresenta as histórias A princesa Jia, de Câmara Cascudo, A surpresa da princesa, do Grupo Girasonhos e Até as princesas soltam pum, de Ilan Brenman.

Não é necessário inscrição prévia.

Serviço

Local: Biblioteca de São Paulo - Parque da Juventude
Dia e horário: 30/03, das 16h às 16h45
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo/SP 
(ao lado da Estação Carandiru do Metrô)
Telefone: (11) 2089 0800
Entrada franca

Fonte: BSP

OSM e Coral Lírico levam ópera ao Parque Ibirapuera no dia 31

Assim como Londres apresenta seus concertos de verão no Hyde Park, Nova Iorque, no Central Park, e Roma, na Praça Trastevere, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, terá uma manhã operística de verão, isto é, pouco após o término da estação, no dia 31 de março, às 11h, com entrada franca.

Coral Lírico
Foto: Sylvia Masini
Com os músicos e cantores ocupando o palco aberto do Auditório Ibirapuera, na parte posterior do edifício projetado por Oscar Niemeyer, a apresentação se inicia com a orquestra e o coral interpretando a abertura dos “Mestres Cantores de Nuremberg”, de Richard Wagner. Na sequência, árias famosas da ópera “Carmen”, de Georges Bizet, “Habanera” e “Toreador”, além de peças de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Pietro Mascagni e, como grande final digno de uma ópera, o coro celebração “Brindemos”, de “La Traviata”, também de Verdi.

Serviço

Local: Parque Ibirapuera - Palco externo do Auditório Ibirapuera.
Dia e horário: 31/03 (domingo), às 11h. 
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº  - Portão 2 - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3629-1000
Entrada franca

Fonte: SPCultura


"Canção para Othello" no Teatro Municipal de Santos

Adaptação do escritor pernambucano Vital Santos para o clássico de Shakespeare, o espetáculo ‘Canção Para Othello’ tem nova temporada no Teatro Municipal Braz Cubas, neste feriado prolongado. A peça, encenada pelo grupo Tescom e dirigida por Tanah Corrêa, pode ser vista nesta quinta (28), às 21h, sexta (29) e sábado (30), no mesmo horário, e domingo (31), às 20h. 

Imagem: www.facebook.com/Tescom.Othello
Contendo fortes traços da cultura e da música popular, a trama narra a história de Othello, líder de uma comunidade de pescadores e de um grupo de maracatu. Apaixonado, ele vive um romance com a personagem Desdêmona, cujo pai não aceita o relacionamento. Além de enfrentar o patriarca, Othello também lutará contra as armações do invejoso Thiago.

Os ingressos custam R$ 30,00,e estão à venda na bilheteria do teatro (avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), a partir das 14h. Estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Informações sobre entradas promocionais e antecipadas pelo telefone 3233-6060. Classificação: 14 anos.


Sarau literário em Campinas

Foto: Prefeitura de Campinas
A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria Setorial das Bibliotecas, realiza neste Sábado de Aleluia, 30 de março, a 55ª edição do Sarau Literário aberto ao público. O encontro será a partir das 10h na Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”. As inscrições devem ser feitas na hora.

Não há limite de idade ou escolaridade para poder participar, seja como espectador ou como leitor. O intuito é, também, de que autores desconhecidos compareçam para ler seus textos e torná-los conhecidos a outros escritores.

“As portas estão abertas para quem escreve poemas, poesias, contos, crônicas e outros tipos de textos para que mostrem este trabalho”, informou Rosângela Reis, coordenadora setorial das Bibliotecas. O Sarau Literário acontece todo o ultimo sábado do mês na Biblioteca Municipal.

Serviço

Local: Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”
Dia e horário: 30/03 (sábado), às 10h
Endereço: Av.: Benjamin Constant, nº 1633 – Centro - Campinas/SP
Telefone: (19) 2116-0423 


Confira mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).