sexta-feira, 22 de março de 2013

Química Divertida e outras dicas culturais

Química Divertida no 4º Aniversário do Catavento Cultural

Imagem: Mundo Educação
O Catavento Cultural e Educacional, espaço de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, comemora quatro anos em 26 de março, e programou um divertido espetáculo que tem por objetivo tornar acessível a compreensão de alguns fenômenos da Química, para comemorar com o público o seu aniversário de fundação.

O show QUÍMICA DIVERTIDA será realizado no auditório do museu, em 23 e 24 de março (sábado e domingo), com duas apresentações diárias, às 14h e 15h30.

Durante as apresentações, o público terá oportunidade de descobrir, por exemplo, o que são polímeros e a sua importância e aplicação no dia a dia; de compreender as diferenças de estado da matéria “ouvindo” o resultado de uma surpreendente mudança de estado; vai descobrir o mundo das cores mágicas dos ácidos e das bases; explorar o mundo das reações químicas, descobrindo o que são catalisadores e qual a sua função, e das reações de oxidação-redução. Poderá presenciar demonstrações espetaculares, com resultados inesperados, sempre de forma interativa e lúdica.

Serviço

Local: Catavento Cultural e Educacional
Datas e horários: 23 e 24/03 (sábado e domingo), às 14h e 15h30
Endereço: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3315-0051
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Ingresso: R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e pessoas com deficiência
Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de seis anos.
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.

Fonte: Assessoria de imprensa do Catavento Cultural e Educacional

Exposição sobre Direitos Humanos no Centro Cultural São Paulo

Imagem: SPCultura

Em nossa sociedade contemporânea pós-ditadura militar, a luta pelos direitos humanos parece ter se diluído em meio a outras prioridades do cotidiano da metrópole. Como forma de relembrar causas urgentes que priorizaram a pauta entre a década de 70 e o início dos anos 2000, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) inaugura a exposição Direitos. Para compor a mostra, a curadora associada de artes visuais, Maria Adelaide Pontes, selecionou 20 cartazes que integram a coleção da Comissão Justiça e Paz do Arquivo Multimeios do próprio CCSP.

Esse acervo, doado em 2003, pertenceu à Comissão Justiça e Paz de São Paulo, fundada em 1972, por iniciativa de Dom Paulo Evaristo Arns, em defesa dos Direitos Humanos frente ao terrorismo de estado instaurado no país.
           
Os cartazes sempre foram meios de comunicação democráticos e eficazes na tarefa de mobilizar os movimentos sociais a lutarem por seus direitos. Para esta exposição, foram selecionados itens meramente textuais até exemplos mais elaborados, como é o caso da edição de cartazes promovida pela Secretaria Municipal de Cultura em comemoração aos 200 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão (1779-1989), assinada por Kiko Farkas, Ricardo van Steen, entre outros.

Serviço

Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) - Piso Flávio de Carvalho (Foyer)
Datas e horários: Abertura: dia 23/3, sábado, às 15h. De 23/3 a 2/6, terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000. Paraíso. Centro.  São Paulo/SP (ao lado da estação Vergueiro do Metrô)
Telefone: (11) 3397-4002  
Entrada franca

Fonte: Giovanna Longo - SPCultura

Novo Memorial: atrações do fim de semana na praça

Neste final-de-semana, 23 e 24, o Memorial da América Latina volta a abrir seus portões para a família paulistana com muitas atrações para adultos e crianças. O ponto de encontro será no amplo espaço em frente ao Auditório Simón Bolívar. Lá transcorrerão as atividades ao ar livre. O auditório do Pavilhão da Criatividade também será usado para várias atrações. Na área onde fica a “Mão” haverá um show de hip hop gospel do grupo Ao Cubo.

Imagem: Memorial
Estão programadas oficinas de papel e de pipas, teatro de rua, marionetes, mímica, filmes, charangas, música, contação de histórias… No domingo, às 17h, uma grande festa popular encerra o fim-de-semana: o Bumba-meu-boi do Grupo Cupuaçu, de Tião Carvalho – maranhense que se mudou com a família para o Morro do Querosene e lá introduziu a autêntica Festa do Boi – puxa o cortejo através da passarela do Memorial.

Além dessas atividades gratuitas, há os espetáculos do Circo Vox – “Se chove, não molha” e “Nostalgia” – com preços populares (R$ 20,00 e meia-entrada).

Clique aqui e confira a programação completa

Serviço

Local: Memorial da América Latina
Datas e horários: 23 e 24/03, diversos horários
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo/SP (ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô)
Telefone: (11) 3823 4600 

"O quarto do Barba Azul" no palco do Teatro Guarany em Santos

Imagem: Prefeitura de Santos

Interpretada pelo Núcleo Ausência em Cena, a peça ‘O quarto do Barba Azul’ é destaque no Teatro Guarany, sábado (23), às 20h, e domingo (24), às 19h. O espetáculo, gratuito, parte da narrativa do conto de fadas escrito por Charles Perrault e passa pelas releituras contemporâneas de Rubem Alves e Angela Carter. 

Em cena, uma mocinha chega a um casarão cercado pelo mar, onde vive os primeiros momentos de seu casamento. Ela é a quarta esposa de um homem cheio de mistérios, que a leva para descoberta. Neste contexto, a personagem encontra suas próprias sombras, memórias, deleites, perversões, inocências e pulsões de horror e morte. 

A direção é de Paula Carrara, com dramaturgia de Raíça Augusto. No elenco estão Ana Luiza Caetano, Jailson Farias, Kéroly Gritti, Nádia Costa, Raíça Augusto, Ronaldo Lopes e Rosana Rox. 

Serviço

Local: Teatro Guarany
Datas e horários: 23/03 (sábado), às 20h e 24/03 (domingo), às 19h.
Endereço:  Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico - Santos/SP
Telefone: (13) 3219-3828.
Classificação: 14 anos
Entrada franca


Confira mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).