sexta-feira, 1 de março de 2013

Sábado Resistente e outras dicas culturais

Documentário reabre Sábados Resistentes

O Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura, juntamente com o Núcleo de Preservação da Memória Política e o Fórum de ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado inauguram, neste sábado, 2, a programação anual dos Sábados Resistentes 2013.


Imagem: Núcleo Preservação da Memória
A abertura será marcada pela primeira exibição pública do documentário 1964: Um golpe contra o Brasil – produzido em 2012 pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e a TVT – Televisão dos Trabalhadores, com apoio da Secretaria da Cultura e direção de Alípio Freire.

O documentário retoma a memória do período de conspiração do golpe civil-militar no País e dos primeiros dias da ditadura de 1964. Ao mesmo tempo, contextualiza o golpe no cenário internacional da época, apresentando, sobretudo às novas gerações, fatos inéditos e reveladores dos bastidores da política brasileira naquele ano. 

Também estão previstos para a data uma palestra com Airton Soares, homenagem a Antonio Resk e o lançamento do livro "Ruptura - anomia na civilização do trabalho". Veja detalhes.

Promovido pelo Memorial da Resistência e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, Sábados Resistentes é um espaço de discussão entre militantes, pesquisadores, estudantes e interessados no debate sobre as lutas pela liberdade, igualdade e democracia fundamentais à vida em sociedade.

Conheça a programação do ano

Serviço

Local: Memorial da Resistência de São Paulo
Dia e horário: 02/03/2013, das 14h às 17h30
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3335-4990
Entrada franca

Fonte: Agência Imprensa Oficial

Mostra "As Facetas da Mulher Brasileira" no Cine Olido

Na foto, cena do filme “Chega de Saudade”, dirigido por Laís Bodansky
Fonte: SPCultura

O Cine Olido não fica de fora das comemorações do dia internacional da mulher, celebrado no dia 8. Durante o mês de março, a sala exibe a mostra As Facetas da Mulher Brasileira. A programação pode ser conferida entre os dias 5 e 31.

A seleção de filmes pretende lembrar a pluralidade do cinema nacional pela perspectiva da mulher –seja atrás das câmeras ou como protagonistas das histórias. Para enfocar toda essa diversidade, serão exibidos 37 títulos que reúnem longas-metragens de ficção e documentários, além de dois programas só com curtas-metragens.

As sessões foram divididas em dois eixos temáticos. Nas primeiras duas semanas, “As Mulheres Atrás das Câmeras” não se limita aos filmes que abordam questões femininas, mas procura realçar o desempenho de mulheres enquanto diretoras. Nas duas últimas semanas, “As Mulheres na Frente das Câmeras” exibe longas nos quais a mulher é o centro da obra –seja em trabalhos de ficção ou de documentário.

Entre os documentários, destacam-se dois que enfocam a vida de duas artistas da música brasileira: o elogiado “Carmen Miranda: Bananas is My Business”, também de Helena Solberg; e “Helena Meirelles - A Dama da Viola”, de Francisco de Paula.

Clique aqui e confira a programação completa com os horários de cada sessão.

Fonte: SPCultura

Música caipira e forró no Sesc Campinas

Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas

Neste domingo, 03/03, às 10h, a dupla Peão Dourado & Mulato se apresenta no projeto Viola & Café, que traz músicas e causos acompanhados de um delicioso café da manhã.

Apresentando a tradição caipira paulista, a dupla formada por Ademar Caxa (Mulato) e Ernesto Azevedo (Peão Dourado) promove desde muito jovens bailes e festejos populares em suas cidades de origem: Tupã e Dourado. 

Às 16h, Dona Zaíra apresenta forró com pitadas de samba, choro, maracatu, jazz e moda de viola, mas sem perder o sentimento matuto do ritmo nordestino.

Serviço

Local: Sesc Campinas
Dia e horário: 03/03, às 10h (Peão Dourado & Mulato), 16h (Dona Zaíra)
Endereço: Rua Dom José I, 270/333 - Bairro Bonfim - Campinas/SP
Telefone: (19) 3737-1500 
Entrada gratuita

Fonte: Sesc Campinas

Grito Rock em Sorocaba

Com a colaboração do Núcleo Regional de Sorocaba


Foto: Gui Urban/Secom
Nesta sexta-feira (1º), das 15h às 22h, o Grito Rock estará no Território Jovem do João Romão, na Zona Leste de Sorocaba. Adolescentes e outros jovens de 15 a 29 anos estão convidados a participar do evento. A entrada é gratuita.

Apresentações musicais, filmes, palestra e um campeonato de skate fazem parte da programação.

Realizado pelo Coletivo Fora do Eixo, em parceria com a Secretaria da Juventude (Sejuv), o objetivo do evento é promover um intercâmbio entre os artistas, além de levar diferentes manifestações culturais aos jovens de várias regiões da cidade, oferecendo gratuitamente cultura e lazer.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Confira mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).