sexta-feira, 8 de março de 2013

Teatro infantojuvenil e outras dicas culturais

Cia. do Fubá encena "A Menina Lia" até domingo


A Cia. do Fubá leva para o Teatro Alfredo Mesquita, a peça infantojuvenil “A Menina Lia”. Inspirado no livro “Matilda”, do autor britânico Roald Dahl, o espetáculo conta a história de uma garota solitária que tem como passatempo predileto a leitura, causando enorme aborrecimento aos seus pais, pois esses preferiam que ela passasse mais tempo assistindo televisão, como muitas crianças.


A encenação transmite a mensagem de que devemos ser quem realmente somos, independentemente da opinião alheia, e que quanto mais for exercitada a imaginação, melhores ideias surgirão. “A Lia descobre o prazer pela leitura sozinha. O gosto por ler precisa ser ensinado e os pais devem ser os primeiros a fazer isso, antes mesmo da criança ter idade para ir à escola, contando e lendo histórias para a família”, afirma Fernanda Gama, integrante da companhia e diretora da peça.

Também acontecerão sessões gratuitas em diversas bibliotecas públicas nos dias 10, 16, 17, 20 e 24/03. Confira a programação completa.

Serviço

Local: Teatro Alfredo Mesquita
Dias e horários: 09 e10/03 (sábado e domingo), às 16h00
Endereço: Av. Santos Dumont, 1770. Santana - São Paulo/SP
Telefone: (11) 2221-3657  
Ingresso: R$ 10,00

Fonte: SPCultura

Roda de Capoeira na Casa de Dona Yayá

Foto: Casa Mestre Ananias
No Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, o mês de março é dedicado ao projeto “São Paulo é Bahia viva!”.

Neste domingo, acontecerá a Roda de Capoeira da Bela Vista, marcada pelo encontro dos três mais expressivos grupos de Capoeira do Bixiga (Casa Mestre Ananias, Quilombolas de Luz e Escola Cultural Zungu Capoeira).

Um encontro  que visa o fortalecimento da identidade  cultural dos Capoeiras da Bela Vista, a articulação desses grupos junto à comunidade local e ao poder público em busca do seu desenvolvimento.

A apresentação faz parte do projeto “Domingo na Yayá”, que conta com apresentações musicais realizadas aos domingos, sempre às 11h, com duração aproximada de uma hora.

Serviço

Local: Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP
Dia e horário: 10/03 (domingo), às 11h
Endereço: Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3106-3562
Entrada franca

Fonte: CPC-USP

“Sansão também faz 50 anos” no Memorial da América Latina

Imagem: @turmadamonicaTM
A exposição é a primeira de uma série de eventos especiais dedicados a comemorar o cinquentenário da Mônica e vai percorrer as principais capitais do país até o final do ano.

Mais de 50 cartunistas de todo o país vão retratar o inseparável coelho das histórias da Turma da Mônica. Os fãs das várias gerações da menina que ganhou vida na prancheta de Mauricio de Sousa também poderão conhecer em ilustrações e vídeos a história e a concepção gráfica de sua criação, o desenvolvimento e a linha do tempo da personagem.


Serviço

Local: Memorial da América Latina - Salão dos Atos
Dias e horários: de 29/02 a 21/04, de terça a domingo, das 9h às 18h
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3823-4600
Entrada gratuita


Fonte: Memorial da América Latina

Concerto gratuito da Orquestra Sinfônica de Campinas

Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) fará um concerto especial aberto ao público no domingo, dia 10 de março de 2013, na Estação Cultura. 

Foto: Campinas.com.br
Nesta apresentação, o maestro Victor Hugo Toro irá reger os 82 músicos pelas notas da 9ª Sinfonia de Beethoven. O público será conduzido pela melodia da orquestra e 120 vozes de quatro corais convidados especialmente para a ocasião. “Nossa intenção é transformar este grande espetáculo em uma mensagem de alegria, força e mostrar todo o potencial musical que Campinas possui”, resumiu o maestro.

Os corais que estarão no concerto aberto da Estação Cultura são: Collegium Vocale Campinas (regente: Akira Kawamoto; regente assistente: Samuel Valli); Camerata Vocal, do Grupo Academia Concerto (regente: Altamiro Bernardes); Coro Contemporâneo de Campinas (regente: Angelo Fernandes). 

Além da entrada gratuita, o estacionamento também não será cobrado. As pessoas que desejarem ir ao concerto de carro poderão estacionar no Barracão de Lemos, que fica próximo à Estação Cultura, na rua Francisco Teodoro, sem número.

Saiba mais sobre a Temporada 2013 da OSMC.

Serviço

Local: Estação Cultura
Dia e horário: 10/03 (domingo), às 17h
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Centro - Campinas/SP.
Ingresso: Gratuito

Fonte: Site da OSMC



Uma Toada Para João e Maria - O Amor Segundo Chico Buarque no SESC Prudente

Com a colaboração do Núcleo Regional de Presidente Prudente


O show canta e conta a história de um casal desde a primeira troca de olhares, passando pela paixão inicial, pelo ciúme e separação, saudade e recomeço, tendo como fio condutor as músicas de Chico Buarque e citações de grandes “especialistas” no assunto como Carlos Drummond de Andrade, Roland Barthes, Adélia Prado, Nelson Rodrigues, Oscar Wilde e Bernard Shaw. Com o Núcleo Toada.

Serviço

Local: SESC Prudente - Área de Convivência.
Dia e horário: 09/03 (sábado), às 16h.
Endereço: Rua Alberto Peters, 111 - Jardim das Rosas - Presidente Prudente - SP
Telefone: (18) 3226-0400
Atividade gratuita

Fonte: SESC Presidente Prudente

Confira mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).