sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dicas culturais para aproveitar o fim de semana

Por Denise Martins

Cultura do Grave Brasil nas Fábricas de Cultura

As Fábricas de Cultura do Jardim São Luís e do Capão Redondo, equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, receberão o músico Marcelo Yuka nos dias 27 e 28 de abril, respectivamente, para o festival Cultura do Grave Brasil. Nas duas unidades, Yuka irá lançar seu livro de poesias Astronautas Daqui e fará o show de encerramento do festival, com participação da banda Dubalizer e convidados.

A programação conta, ainda, com outras apresentações musicais e exibição do filme Marcelo Yuka No Caminho das Setas. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.

O Cultura do Grave Brasil traz à tona uma tendência musical que está se afirmando no país – o DUB. O estilo evidencia melodias com elementos eletrônicos, aliado a sintetizadores e instrumentos acústicos em que mixagens ganham forma e revelam frequências graves – daí o nome do festival.

Fonte: Secretaria Estadual de Cultura

Leitura do conto "A chave" no Centro de Cultura Judaica

Imagem: Centro de Cultura Judaica
O Núcleo de Artes Cênicas chega ao Centro de Cultura Judaica para fazer uma leitura do conto “A chave”, do escritor Isaac Bashevis Singer. As apresentações, que integram a programação “Mise en scéne”, acontecem nos dias 27 de abril, 19 de maio e 22 de junho, às 17h30, com entrada gratuita.

A narrativa descreve um dia incomum na rotina de uma velha senhora, em que um acontecimento inesperado se revela profundamente transformador.

Traduzido como “colocado em cena”, o projeto “Mise en scéne” apresenta experimentações cênicas de curta duração nos espaços do Centro da Cultura Judaica. As manifestações acontecem uma vez por mês nos fins de semana, sempre às 17h30. A cada três meses entra em cartaz uma nova atração.

Serviço

Local: Centro de Cultura Judaica - Teatro
Data e horário: 27/04 (sábado), às 17h30
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 - São Paulo/SP (próximo à estação Sumaré do Metrô)
Telefone: (11) 3065-4333
Classificação: a partir de 12 anos
Retirada de ingresso com 1h de antecedência.

Fontes: Catraca Livre e Centro de Cultura Judaica

Peça inspirada em Clarice Lispector  em Cubatão

Com a colaboração do Núcleo Regional de Santos

Foto: Prefeitura de Cubatão
De 26 a 28/04, às 20h, no Bloco Cultural, a cidade de Cubatão recebe o projeto "Um dia a menos", peça teatral inspirada nas obras de Clarice Lispector. Produzido pela Cia Artes e Ofícios, o espetáculo tem direção de Marcelo Mehiel e traz no elenco, Carol Scavone, Stella Tobar, Tatiana Zalla.


Do universo feminino da obra de Clarice Lispector nascem duas mulheres e um inimigo invencível: o dia a dia. Acordar, viver, dormir, sonhar, acordar, viver, não dormir, não sonhar, não viver, morrer. E depois? Com humor e leveza, apesar das reflexões profundas, essas duas mulheres trazem sua mensagem: viver vale a pena!

Serviço

Local: Bloco Cultural
Dias e horário: de 26 a 28/04 (sexta a domingo), às 20h.
Endereço: Praça dos Emancipadores, s/nº. Cubatão/SP
Entrada gratuita

Fonte: Prefeitura de Cubatão

Coro Jovem canta poesias sonoras em São José dos Campos


O Núcleo Semiprofissional do Coro Jovem de São José dos Campos vai apresentar o espetáculo “Poesia Sonora y Otros Sonidos” neste domingo (28), às 18h, no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005), em Santana. A entrada é gratuita.

O espetáculo é baseado em obras modernas. Será uma mescla entre música erudita e popular. “As peças são inspiradas no som das palavras e em poemas concretos, como uma poesia cantada”, explica o maestro Sérgio Wernec, regente do Coro Jovem.

Está programada a apresentação de sete obras dos compositores: Ric Whitacre, Morten Lauridsen, Aylton Escobar, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Gilberto Mendes e Astor Piazzolla.

Para essa apresentação serão 22 cantores, além da pianista Lucy Rempel e dos instrumentistas convidados Ricardo Bona (acordeão), Marcello (contrabaixo), Thiago Lamattina e César Simão de Souza (percussão).

Fonte: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Confira mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).