sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dicas culturais para curtir o final de semana

Zeca Baleiro no Parque da Juventude

Foto: SEC
O cantor, compositor e cronista maranhense apresenta show de seu último álbum O disco do ano

Acompanhado pela banda composta por Tuco Marcondes (violão, gaita, ukelele e banjo); Fernando Nunes (baixo e violão); Kuki Stolarski (bateria e percussão); Pedro Cunha  (teclados, samplers, sintetizadores e acordeom) e Adriano Magôo (teclados, samplers, sintetizadores e acordeom), o músico, além das novas canções, relembra outras consagradas como Salão de beleza, Babylon, Telegrama, Vai de Madureira e  Lenha.

Serviço


Local: Parque da Juventude
Dia e hora: 07/04, às 14h
Endereço: Av. Zaki Narchi, 1.309 – Santana – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2251-2706
Entrada franca. Classificação: livre

Fonte: Agência Imprensa Oficial

É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários


No ano em que completa sua maioridade, o É Tudo Verdade – 18º Festival Internacional de Documentários apresenta uma  seleção de 82 títulos, vindos de 26 países. Entre eles, 20  produções farão sua première mundial.


Em São Paulo e Rio de Janeiro, o público poderá acompanhar o mais importante evento dedicado exclusivamente à produção não-ficcional na América Latina entre os dias 04 e 14 de abril.

Entre os destaques estão a homenagem a um dos pais do cinema documentário, o cineasta soviético Dziga Vertov (1896-1954) e as projeções e debates que celebram “Jango” e discutem o caminho para o golpe de 1964.

Todas as sessões são gratuitas.

Mais informações, programação completa e locais de exibição no site oficial do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Exposição "Cores do Xingu" em Presidente Prudente


Imagem: Sisem-SP
Em cartaz no Centro Cultural Matarazzo, a mostra itinerante produzida pelo Museu Índia Vanuíre tem como objetivo colocar o visitante em contato direto com as causas indígenas do Xingu. 

A montagem conta com painéis fotográficos e uma instalação com faixas de voil nas quais são reproduzidas imagens fotográficas. A exposição é complementada ainda com trilha sonora reproduzindo sons da floresta.

Serviço

Local: Centro Cultural Matarazzo
Dias e horários: até 21/04, de segunda a sábado, das 8h30 às 22h. Aos domingos, das 10h às 22h
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, Vila Marcondes - Presidente Prudente/SP
Telefone: (18) 3226-3399
Entrada gratuita

Fontes: Sisem-SP e Centro Cultural Matarazzo

Quarteto de Cordas em São José dos Campos

Imagem: FCCR
O Quarteto de Cordas Luzes da Ribalta se apresenta neste domingo (7), às 15h, no Espaço Cultural Mário Covas da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Os ingressos devem ser trocados por um quilo de alimento não perecível. 

No programa estão “As quatro estações”, de Vivaldi, “Serenata Noturna”, de Mozart, “Minueto nº 3”, de Bach, “Por uma cabeça”, de Gardel, entre outras peças.

O Quarteto de Cordas Luzes da Ribalta é formado por Wellington Guimarães e Ana Carolina Guimarães no violino, Willian Rebouças na viola e Deusdete Guimarães no violoncelo.

Formado em São José dos Campos, o quarteto vem destacando-se desde 2011, quando foi campeão do III Concurso de Incentivo de Música de Câmera Conservatório de Tatuí/ Emesp - Tom Jobim. O grupo participou de vários Master Class e festivais, entre os quais Quarteto Latino Americano e o Festival Internacional de Música nas Montanhas de Poços de Caldas.


Serviço

Local: Espaço Cultural Mário Covas
Dia e horário: 07/04 (domingo), às 15h
Endereço: Praça Afonso Pena, 29 - Centro - São José dos Campos/SP
Telefone: (12) 3921-7587

Fonte: FCCR

Exposição "Jardim Sensorial" na Ceasa Campinas

* Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas

A Ceasa Campinas - a 4ª do país e que tem o maior Mercado Permanente de Flores da América Latina - vai abrir a exposição de um Jardim Sensorial para marcar seu aniversário. O espaço funcionará de 9 a 13 de abril, numa área de 100 m2 dentro do Mercado de Flores da Ceasa. A abertura da programação do aniversário e do Jardim acontece no dia 9 de abril, às 9h30, no Mercado de Flores da Central.

No Jardim Sensorial os visitantes terão a oportunidade de entrar em contato com a natureza e experimentar os seus sentidos de uma forma diferente. O visitante será envolvido por sons, cheiros, texturas, imagens e sabores; poderá tocar as plantas e objetos no trajeto garantindo a todas as pessoas a possibilidade de vivenciar o Jardim, mesmo aquelas com alguma deficiência.

O espaço foi preparado para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Todo o projeto será montado com impressos em braile, caminho adequado para cadeirantes, bancadas rebaixadas com as plantas e hortaliças que poderão ser tocadas e elementos como degustação de alimentos, músicas e odores.

O projeto denominado “Jardim dos Sentidos” é da Associação Nacional de Paisagismo, da equipe do premiado paisagista, Raul Cânovas.

Serviço

Local: Ceasa Campinas
Dias e horários: 9 e 11 de abril: das 13h às 16h; 10 e 12 de abril: das 8h às 16h e 13 de abril: das 8h às 12h30
Endereço: Rodovia Dom Pedro I, km 140,5 – Campinas/SP
Telefone: (19) 3746-1047

Fonte: Ceasa Campinas

Confira mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).