segunda-feira, 15 de abril de 2013

“Seguro morreu de velho”



Muitos acidentes domésticos podem ser evitados. Iniciamos essa semana com dicas do Inmetro sobre alguns cuidados que você deve tomar para não engrossar as estatísticas - segundo o Sistema Único de Saúde – SUS, aproximadamente 40% de todos os acidentes acontecem dentro de nossa própria casa.

Uma residência pode esconder vários perigos em suas instalações. Cabos, canos e fios podem representar um perigo invisível para a família. Por isso é importante ter atenção às instalações elétricas, hidráulicas e de gás.
Se você perceber qualquer problema nestas instalações, entre em contato com a empresa responsável pelo serviço em sua região.  Lembre-se de que, para evitar acidentes, quaisquer instalações ou reparos devem ser sempre realizados por profissionais especializados na área.
Fios e cabos elétricos
Use apenas fios e cabos certificados pelo Inmetro. As emendas de fios devem ser revestidas por fita isolante ou devem ser usados conectores apropriados. Fios desencapados podem causar choques elétricos, curto-circuitos, superaquecimento e até incêndios. As tomadas devem ser mantidas protegidas e jamais introduza qualquer objeto nos orifícios de tomadas. Cuide também para que os fios dos aparelhos não estejam esticados ou em locais de passagem.
Evite ligar vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada ou a utilização de extensores ou “gambiarras” a tomadas elétricas. Há risco de sobrecarga, o que pode chegar a causar incêndios. No uso de adaptadores, verifique sempre a presença do selo do Inmetro, jamais adquira esses produtos sem verificar o selo. Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à rede elétrica. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. E não esqueça: nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.
Caixas d´água
Não deixe caixas d’água, baldes e até mesmo os vasos sanitários destampados. Além de serem focos de mosquitos, como o da dengue, podem causar acidentes com crianças por afogamento.
Chuveiros elétricos
Ao adquirir seu chuveiro elétrico verifique a presença do selo do Inmetro e fique atento às informações da etiqueta sobre o consumo do aparelho. A instalação de chuveiros elétricos deve ser feita por profissional habilitado, segundo as orientações do fabricante. Jamais altere a chave do chuveiro elétrico quando em funcionamento: feche o registro do chuveiro e, só então, altere a posição da chave.
Botijões de gás
Instale o botijão em local apropriado, usando mangueiras e reguladores certificados pelo Inmetro. Lembre-se de substituir as mangueiras e o regulador de pressão a cada cinco anos. Jamais vire o botijão e nunca o exponha a calor excessivo.
Fiações externas
Jamais instale equipamentos como antenas no telhado da casa próximo à rede elétrica e não deixe que as crianças empinem pipas ou papagaios perto dos fios. Não realize qualquer ligação ou reparo em postes ou estações de energia elétrica, deixe isso a cargo da empresa fornecedora. E lembre-se: ligações clandestinas à rede elétrica, além de ser crime, causam incêndios e acidentes fatais.