sexta-feira, 3 de maio de 2013

Aproveite a Semana Nacional do Museus e outras dicas culturais

Por Denise Martins

Semana Nacional dos Museus


Durante maio, a Secretaria de Estado da Cultura vai comemorar a Semana Nacional de Museus com uma programação integrada em torno do tema “Museu MeUeSEU: de todo mundo”. 




São exposições inéditas, instalações, palestras e oficinas que apresentam o museu como um bem comum a ser usufruído pelos mais variados públicos. E o melhor: entrada gratuita em todos os sábados do mês (dias 4, 11, 18 e 25).


Fonte: Assessoria de Imprensa - SEC

In-Edit Brasil – Festival de Documentário Musical

O Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe a 5ª edição do festival dedicado aos  documentários musicais. O evento, que começa hoje e vai até o dia 12, apresenta longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, inéditos no circuito comercial. Algumas sessões serão acompanhadas de shows e encontros com músicos e diretores. Entre os destaques brasileiros estão Jardsde Eryk Rocha, documentário sobre a vida e obra do cantor da MPB e ator carioca Jards Macalé e sua destreza com diversos instrumentos musicais; Um filme para Dirceu, de Ana Johann, conta a história de Dirceu Cielinski, um gaiteiro de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, com dificuldades motoras, que pretende gravar um filme sobre sua vida, ficar famoso e viver da música.

Como exemplos da safra internacional, serão exibidos o espanhol A film about kids and music (Um filme sobre crianças e música), direção de Ramon Tort; e o americano Sunset strip, de Hans Fjellestad. O homenageado desta edição é o inglês Dick Fontaine, diretor do Departamento de Documentário na National Film and Television School. Com quase 50 anos de atividade como diretor e produtor, Dick é um dos documentaristas mais prolíficos e respeitados em todo o mundo. O In-Edit será exibido em mais quatro espaços culturais.

Mais informações e programação completa pelo site www.in-edit-brasil.com/beta/

Serviço

Local: Museu da Imagem e do Som – MIS
Dias e horários: de 03 a 12/05/2013, vários horários
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2117-4777
Entrada franca
Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na recepção do MIS.

Fonte: Diário Oficial do Estado

Em Campinas: Jazz Sinfônica e Projeto Domingo no Lago


Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas


Imagem: Jazz Sinfônica
A Jazz Sinfônica, se apresenta nesta sexta-feira, 3, no Teatro Castro Mendes, em Campinas. A apresentação faz parte da nova edição da série "Fronteiras" que une as músicas popular e o erudita. 

Dentre as apresentações do programa estão "O Milagre dos Peixes", de Milton Nascimento; "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; "Four Parables", com participação da pianista Marija Bokor (foto). A sinfônica terá regência do maestro Fábio Prado, formação de instrumentos de big band.

Serviço

Local: Teatro Castro Mendes
Endereço: Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial - Campinas/SP
Dia e horário: 03/05 (sexta), às 20h 
Classificação etária: 10 anos 
Duração de 60 minutos
Capacidade para 1.484 lugares
Ingressos de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).


Já no domingo (5), acontecerá mais uma edição do Projeto Domingo no Lago no Espaço Cultural Casa do Lago na Unicamp. Apresentações de teatro, circo e música estão na programação.  Todas as atividades são gratuitas. Clique na imagem abaixo e confira:

Imagem: Espaço Cultural Casa do Lago

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).