segunda-feira, 20 de maio de 2013

Novas dicas de segurança para evitar acidentes em sua casa


Como já foi dito aqui, muitos acidentes domésticos podem ser evitados.  Por isso, confira mais dicas do Inmetro para evitá-los e previna-se:

- A limpeza de eletrodomésticos com lâminas, como liquidificadores e multiprocessadores, após o uso, requer atenção redobrada. Não se esqueça de sempre retirar o plugue da tomada nestas ocasiões.

- Use no forno de micro-ondas somente utensílios próprios para esse fim. Consulte o manual do aparelho se houver alguma dúvida.

- Os alimentos com casca ou película (batatas, pimentões, ovos cozidos, salsichas etc) devem ser perfurados com um palito ou garfo antes de serem colocados no forno de micro-ondas, pois podem estourar quando aquecidos provocando queimaduras
.
- Tenha cuidado ao retirar líquidos quentes de dentro do forno de micro-ondas.

- Não ligue aparelhos elétricos com as mãos ou o corpo molhados, ou se estiver pisando no chão úmido.

- Ao desligar um aparelho,  jamais puxe o fio da tomada.

- Não coloque garfos, facas ou outros objetos dentro de aparelhos elétricos.

- O uso continuado do ferro de passar pode causar acidentes. Passe, em primeiro lugar, as roupas que necessitam de maior calor, desligue o ferro e passe o restante das roupas com o calor acumulado no ferro.

- Jamais deixe o ferro esfriar em locais baixos ou de fácil acesso para crianças ou animais de estimação.

- Limpe periodicamente os furos da tampa da panela de pressão. Os furos na válvula devem estar desentupidos para permitir a saída do vapor interno.

- Não use objetos afiados ou pontiagudos, como facas ou garfos, para remover o gelo do congelador.

- A cafeteira deve ficar sempre sobre superfície seca. Líquidos próximos do aparelho podem causar mau funcionamento e curto-circuitos.

- Retire da tomada os eletrodomésticos que não estão em uso por tempo prolongado.

- Cada eletrodoméstico ou eletroeletrônico deve ter seu espaço específico. Não coloque um sobre o outro nem obstrua de qualquer maneira suas saídas de ventilação.

- A parte de trás de sua geladeira não é um secador. Colocar roupas ou sapatos próximas ao motor do refrigerador pode causar graves acidentes e até incêndios.

- Não coloque peso excessivo sobre móveis. Verifique frequentemente se os pés dos móveis estão firmes e coloque-os sempre em superfícies planas.

- Nunca deixe latas de aerosol expostas a calor excessivo, seja ao sol ou dentro de caixas ou gavetas. Há risco de explosão dessas latas. Jamais tente recarregar ou abrir latas de aerosol ou pressurizadas.