sexta-feira, 17 de maio de 2013

Virada Cultural e outras dicas para o fim de semana

Por Denise Martins

Virada Cultural


Serão 24 horas ininterruptas de apresentações musicais de todos os gêneros, performances, espetáculos de dança, de teatro, videomaping, intervenções circenses e de rua, exibições de filmes, exposições de artes e oficinas em museus, apresentações folclóricas, show de stand-up comedy e feira gastronômica com chefs badalados em 30 barracas ao longo da Avenida São Luís, Praça da República e Largo do Tesouro, a preços populares. A 9ª edição da Virada Cultural oferece à população, a partir de amanhã, às 18 horas, até o final da tarde de domingo, mais de 900 atrações gratuitas, em diversos espaços da capital; algumas em oito palcos do centro da cidade.

A novidade deste ano é a 1ª edição da Viradinha Cultural dedicada ao público infantil, no Palco Estação da Luz, Parque Jardim da Luz, Praça Roosevelt e Centro Cultural São Paulo. O compositor Paulo Vanzolini (1924-2013), o cineasta Carlos Reichenbach (1945-2013), o vocalista do Charlie Brown Jr, cantor Chorão (1970-2013) e Marku Ribas (1945-2013) são os homenageados da festa. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura tem parceria com a rede Sesc e instituições mantidas pela Secretaria de Estado da Cultura, além de inúmeros estabelecimentos e centros difusores de cultura.

Programação completa: http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/

Fonte: Agência Imprensa Oficial

Dia Internacional dos Museus no MASP


Fonte: www.masp.art.br
Para comemorar o Dia Internacional dos Museus que acontece neste sábado, 18 de maio,  o MASP (Museu de Arte de São Paulo) terá entrada gratuita durante todo o dia. 

Entre as exposições atuais estão: "Portinari", "Obsessões da forma - esculturas da coleção MASP", "O triunfo do detalhe" e "Deusas e madonas - a arte do sagrado".

Horário: 10h às 18h, bilheteria para retirada dos ingressos bonificados até 17h30.


Circuito Cultural Paulista

Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas

O Circuito Cultural Paulista, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em parceria com prefeituras de 89 cidades do interior e litoral do Estado, apresenta a nova programação para os meses de maio e junho. 

Entre os destaques desse bimestre estão grandes nomes como o cantor Toquinho, que fará um tributo ao poeta Vinícius de Morais, a cantora Luiza Possi e espetáculos consagrados como “Deus da Carnificina, Uma Comédia Sem Juízo”, com os atores Julia Lemmertz, Deborah Evelyn, Paulo Betti e Orã Figueiredo.

Foto: www.yassir.com.br
No dia 17 (sábado), a cidade de Guaratinguetá receberá o show "Arrasta-pé violado" com Yassir Chediak (foto) no Espaço Cultural VivArte! Já no domingo (18), tem circo em Americana com o Caminhão Trapézio da Cia. Brasil Lux e, em Atibaia, as crianças poderão assistir à peça "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" com o Grupo 59 de Teatro.

A distribuição de ingressos para os espetáculos do Circuito Cultural Paulista é responsabilidade das prefeituras dos municípios participantes. 


Fonte: Secretaria Estadual de Cultura

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).