sexta-feira, 24 de maio de 2013

Virada Cultural Paulista e outras dicas para o fim de semana

Por Denise Martins

Virada Cultural Paulista



A 7ª edição da Virada Cultural Paulista será realizada em 26 cidades do interior e litoral do Estado durante 24 horas ininterruptas de animação gratuita. As regiões participantes são Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e São José dos Campos.



O evento começa amanhã a partir das 18 horas e só termina no final da tarde de domingo, mesmo horário. Estão previstas atrações de teatro, circo, dança, artes visuais e cinema. Nomes da música brasileira como Gal Costa, Gilberto Gil, Titãs, Ultraje a Rigor, Lobão e Arnaldo Antunes estão no elenco.

Confira aqui a programação completa.

Fonte: Agência Imprensa Oficial

Musical "Um amigo diferente?" no Teatro Itália

Amanhã, dia 25, São Paulo encerra a temporada do musical rock para crianças e adolescentes “Um Amigo Diferente?”, baseado na obra de Cláudia Werneck. A peça é considerada um marco na história do teatro infantil brasileiro por ser a primeira a contar com total acessibilidade na comunicação.


Fotos: João Miranda e Leandro Couri
do blog Assim como Você
O espetáculo, encenado pelo grupo Os Inclusos e Os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade, é gratuito e conta com a oferta de Libras, legenda eletrônica, audiodescrição, programas em braile e letra ampliada, e acessibilidade física, garantindo a um público diversificado, com e sem deficiência, equiparação de acesso.

Serviço

Local: Teatro Itália

Dias e horários: 25/05, às 11h
Endereço: Av. Ipiranga 344, República, São Paulo/SP
Tel.: (11) 3255-1979

Fontes: Blog Assim como Você e ONG Escola de Gente

Marcelo Rubens Paiva na Biblioteca de São Paulo


O escritor Marcelo Rubens Paiva é o convidado do Segundas Intenções do mês de maio na Biblioteca de São Paulo, espaço da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto promove um ciclo de palestras gratuitas com escritores brasileiros e conta ainda com a participação do público.

Marcelo Rubens Paiva é escritor, jornalista e dramaturgo. Tem um blog no Estadão.com e também usa o twitter frequentemente como ferramenta para expor suas ideias. Sua obra mais conhecida é “Feliz Ano Velho” (1982), em que fala do acidente que o deixou tetraplégico e de seu pai, o deputado Rubens Paiva, torturado e morto pela ditadura militar. O livro, escrito em linguagem solta e coloquial, tornou-se um best-seller, foi adaptado para filme em 1987, e marcou toda uma geração.

O Segundas Intenções acontece no próximo sábado (25 de maio), às 11h. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail agenda@bsp.org.br ou no balcão da biblioteca, das 9h30 às 17 h (de terça à sexta-feira), até o dia 24 de maio.

Serviço

Local: Biblioteca de São Paulo - Parque da Juventude 
Dia e horário: 25/05/2013, às 11h.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 Santana. (Acesso pelo Metrô Carandiru)
Tel.: (11) 2089-0800

Fonte: Assessoria de imprensa da Biblioteca de São Paulo

Pílulas de Cultura no Centro Cultural São Paulo


Neste mês, o Centro Cultural São Paulo e o Instituto Feira Preta promovem uma reflexão sobre o dia 13 de maio, data em que se marca os 125 anos da “Abolição da escravatura”, e será apresentada uma programação sólida e diversificada reunindo intelectuais e artistas que fazem parte da cena da cultura negra na cidade de São Paulo, com iniciativas marcadas pela originalidade. Com essa proposta o projeto conta com roda de conversa, exposições de livros e intervenção literária, destacando a apresentação do Grupo Barro Vermelho.


Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos

Serviço

Local: Centro Cultural São Paulo
Dia e horário: 26/05/2013, das 16h às 20h.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000. Paraíso - São Paulo/SP (ao lado da estação Vergueiro do Metrô)
Tel.: (11) 3397-4002  

Fonte: CCSP

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).