sexta-feira, 28 de junho de 2013

Festas juninas e outras dicas culturais

* Por Denise Martins

Festa junina no Memorial da América Latina

Final de semana com festança para toda a família em comemoração a São Pedro. O arraial começa amanhã, das 11 até as 18 horas e no domingo, no mesmo horário. 



As atrações incluem os espetáculos infantis Desgraças de uma criança e Charanga bombeiro, com a Cia. Capadócia, Repentistas e Emboladas Pereira & Sonhador, exibições de filmes, música e dança espanhola com Laurita Castro, cantigas de festa e quadrilha, com Nanah Correira, Forró Pé de Serra, Circo América Gelatina, Grupo Folclórico Casa dos Açores, shows Luiz Sol do Sertão e de Sanfoneiro, e Tributo a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Ainda tem pipoca, quentão, paçoca e outras guloseimas.

Confira a programação

Serviço

Local: Memorial da América Latina - Acesso pelos portões 1, 2, 5 e 6
Dia e horário: 29 e 30/06 (sábado e domingo), a partir das 11 horas 
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - São Paulo/SP (ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô)
Fone: (11) 3823-4705
Entrada franca. Classificação: livre

Fontes: Diário Oficial do Estado e Memorial

VII Arraial Literário da Biblioteca Belmonte


Foto: Biblioteca Belmonte
A Biblioteca Belmonte realiza a 7ª edição de seu Arraial Literário. O estacionamento da biblioteca se transformará em um autêntico arraial e exibirá diversas atrações que remetem ao clima junino. Serão 7 horas seguidas de músicas, brincadeiras, animação, talento, acolhimento e muita alegria. Venha se divertir conosco!

Participações confirmadas de Escurinho do Acordeon; Sabino e Gabriel Lopes; Robson Santos e o divertido Pedro Malasartes; Paula Dundee e a turma do Sarau Sertanejo; Chico Teles e Banda, e a apresentação musicada do Grupo Dois Pontos de Cantadores de Histórias: “Histórias que os meus pais me contavam”.

Serviço

Local: Biblioteca Belmonte
Dia e horário: 29/06 (sábado), das 10h às 17h
Endereço: Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - São Paulo/SP
Fone: (11) 5687-0408 e 5691-0433

Fonte: Biblioteca Belmonte

Grande Arraiá no Espaço de Leitura do Parque da Água Branca


Foto: Espaço de Leitura
O primeiro Grande Arraiá do Espaço de Leitura vai dar o que falar! Durante toda a comemoração, haverá brincadeiras típicas das festas juninas, como corrida de saco, pinhata, pescaria e o famoso correio elegante para quem quiser demonstrar seu amor ou mandar uma mensagem às escondidas!

Ah, e uma bela quadrilha não poderia falta, não é? Também vai ter um casal de repentistas pra lá de bem-humorado. Venha a caráter e curta com a gente essa festa tão divertida!

Lembre-se, devido a Festança, o Espaço de Leitura alterou seu horário de funcionamento do final de semana, aberto excepcionalmente das 14h às 20h.

O Espaço de Leitura é uma ação sócio-cultural e educativa, inaugurada em julho de 2010. A ação foi idealizada pelo Instituto Poiesis de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, e viabilizada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Fussesp). 

Serviço

Local: Espaço de Leitura - Parque da Água Branca
Dia e horário: 29 e 30/06 (sábado e domingo), das 14h às 20h
Endereço: Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes - São Paulo/SP
Fone:  (11) 2588-5811 
Grátis

Fonte: Espaço de Leitura

Recital com o Conjunto Miramar em Campinas

*Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas

Fonte: Campinas.com.br
O Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA) recebe neste sábado (29), às 20h, o Conjunto Miramar, quarteto porto-riquenho que inicia turnê pelo Brasil. A entrada para o recital é gratuita. 

O grupo é formado por Ana Cecília Guzzi, Sheila Ortiz, Rafael Sueiras e Emanuel Olivieri. Os músicos prepararam um programa com peças de compositores internacionais como Telemann, Jack Délano, Max Bruch, e dos brasileiros Francisco Mignone e João Guilherme Ripper. A Triosonate n°. 30, em Dó menor, em quatro movimentos, de Telemann, para oboé, viola e basso contínuo abre o concerto, vindo seguidamente: a Sonata em Lá Menor para viola e piano, de Jack Délano; as Três peças para Oboé, Viola e Piano, Op. 85, de Max Bruch; as Três Valsas brasileiras para viola e piano, de Mignone e Paisagens Brasileiras, de Ripper.

O Conjunto Miramar ainda vai dedicar um presente à plateia de Campinas no final, com uma seleção de música popular brasileira e porto-riquenha.

Serviço

Local: Centro de Ciências, Letras e Artes
Dia e horário: 29/06, às 20h
Endereço: R. Bernardino de Campos, 989, Centro – Campinas/SP
Telefone: (19) 3231-2567
Entrada gratuita

Fonte: Campinas.com.br

Presidente Prudente recebe a edição do projeto "Jovem no Bairro"

*Com a colaboração do Núcleo Regional de Presidente Prudente


A Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude em parceria com o Projeto Aquarela da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realiza neste sábado (29/06) a 2ª edição do Projeto ‘Jovem no Bairro’. A ação, que ocorrerá na Praça da Juventude ‘Francisco Vinha’, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, será das 14h às 19h.

Esta edição, conforme já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, conta com mais parceiros e assim com maior oferta de serviços. Nesta, a apresentação fica por conta das rádios 98 FM e Band FM. No local, haverá mini-biblioteca; orientações sobre vagas de estágios; recebimento de currículos; divulgação de cursos profissionalizantes; torneio de voleibol de areia e de skate; futebol de campo; divulgação do Projovem e Ação Jovem; corte de cabelo gratuito; palestras sobre drogas, álcool, transito e ética; workshop de graffit x pichação; além de distribuição gratuita de pipoca, algodão doce, preservativos e prêmios.

Em relação a cultura, terá ainda apresentações teatrais, bem como musicais com as bandas Panamá e Faith, e os grupos do Projeto Aquarela e Japa-KBS-Brow-VS do Projeto Projovem Urbano. 

Fonte: Prefeitura de Presidente Prudente


Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).