sexta-feira, 14 de junho de 2013

Festival da Mantiqueira e outras dicas culturais

Por Denise Martins

VI Festival da Mantiqueira


Num momento de conexão global, internacionalização e busca de linguagens universais, o VI Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura busca refletir como o tempo e o lugar influenciam a produção literária. 

Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, de 14 a 16 de junho, no distrito de São Francisco Xavier (a 138 km de São Paulo), o festival tem como tema central as “Regiões da Literatura”. Toda a programação é gratuita e começa com um show de Toquinho em homenagem a Vinicius de Moraes, que em 2013 completaria 100 anos.

O Festival abre espaço para os autores locais e conta com programação musical e infantil. A programação completa está no www.festivaldamantiqueira.com.br.


Fábrica de Cultura do Jaçanã tem batalha de Bboys e Bgirls


A Fábrica de Cultura do Jaçanã será palco do “duelo” entre Bboys e Bgirls – nome dado para quem pratica o break -, dança que representa um dos três elementos do hip hop, os outros são o rap e o grafite, que se enfrentaram em batalhas aonde os competidores são colocados frente a frente, e quem dançar melhor, segundo os juízes, será considerado vencedor. Os três primeiros serão premiados.

O evento também contará com os shows de Trutty, GR última chance, Mano G (Bica 1702) e Emmy. O encerramento ficará por conta de Max B.O, apresentador do programa “Manos & Minas”.  

Serviço

Local: Fábrica de Cultura do Jaçanã
Dia e horário: 15/06 (sábado), das 12h às 18h. 
Endereço: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 - Jaçanã - São Paulo/SP
Fone: (11) 2240-5353
Inscrição: As fichas de inscrição podem ser retiradas na própria Fábrica e devem ser entregues no dia do evento até uma hora antes do início da competição.
Vagas disponíveis para participantes: 32
Gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa - SEC

Projeto leva viola caipira ao Centro Cultural São Paulo

Foto: SPCultura
Neste domingo (16), a banda Matuto Moderno (foto) encerra o projeto Violações no Centro Cultural São Paulo, que trouxe shows de artistas adeptos da viola caipira, seja com uma sonoridade mais tradicional ou mais contemporânea. 

O Matuto Moderno traz ao palco seu rock caipira, incluindo no repertório composições do disco “Matuto Moderno 5”.

O instrumento que une todos esses talentos, também chamado de “viola sertaneja”, foi criado no período do Renascimento, na Península Ibérica, sob a influência do alaúde árabe. No Brasil, o instrumento se consolidou no meio rural e hoje pode ser encontrado com diferentes variações. 

Serviço

Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa
Dia e horário: 16/06 (domingo), às 18h - Ingressos: R$15,00 - retirada de ingressos: na bilheteria, duas horas antes do início do show.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000. Paraíso. São Paulo/SP (ao lado da estação Vergueiro do Metrô)
Fone: (11) 3397-4002  

Fonte: SPCultura e CCSP

4ª Comic Fan Fest em Bauru

Foto: Bauru Pocket
A 4ª edição da Comic Fan Fest vai até domingo (16) no Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”.

É um festival que reúne a produção, a criação e a divulgação de uma das áreas mais populares das artes gráficas, as histórias em quadrinhos. Assim como as HQs, que atraem um grande público jovem, a charge, o cartum e a caricatura, presentes diariamente nos mais importantes jornais do país, dão um toque de humor na vida política e cultural brasileira. 

O evento conta com as exposições fixas: “A História dos Games” e a “História da Charge em Bauru” e uma programação de atividades que vão desde exposições, palestras, workshops, exibição de filmes, apresentação de cosplay, RPG, estandes de quadrinhos e produtos relacionados a esse universo, além de mesas de Cards, RPG e Games todos os dias. 

Serviço

Local: Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”
Dias e horários: 14 e 15/06 (sexta e sábado), das 10h às 19h; 16/06 (domingo), das 10h às 16h.
Endereço: Av. Nações Unidas, 8-9.  Bauru/SP
Fone: (14) 3235-1312.
Entrada gratuita


Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).