sexta-feira, 21 de junho de 2013

Orquestra Tom Jobim e outras dicas para o final de semana

Por Denise Martins 

Orquestra Jovem Tom Jobim no Memorial da América Latina


Nos dias 22 e 23 de junho, sábado e domingo, o maestro titular Roberto Sion e o convidado Heitor Fujinami regem a Orquestra Jovem Tom Jobim, grupo da EMESP Tom Jobim – Escola do Governo do Estado e da Secretaria da Cultura sob gestão da Santa Marcelina Cultura – no Memorial da América Latina. São dois concertos gratuitos repletos da fina música popular brasileira.

Participam do encontro a cantora Tatiana Parra e o Trio + 1, formado por Benjamim Taubkin (piano), Sérgio Reze (percussão), Zeca Assumpção (contrabaixo) e Joatan Nascimento (trompete). No sábado, o concerto acontece às 21h, e no domingo, às 17h.

No repertório –  o mesmo para as duas apresentações – estão grandes compositores brasileiros como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Moacir Santos, Cyro Pereira, Roberto Menescal, Marcos Valle e Newton Mendonça, só para citar alguns. Na definição de Taubkin, o concerto é “a ideia do paraíso possível e de esperança solar que a bossa nova representa.”

Serviço

Local: Auditório Simon Bolívar – Memorial da América Latina
Dias e horários: dia 22 de junho , às 21 horas e e 23 de junho, às 17 horas
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo/SP (próx. ao Metrô Barra Funda )
Ingressos: Não há ingressos. Chegar com aprox. 1 hora de antecedência no saguão do Auditório.
Entrada franca

Fonte: Assessoria de Imprensa - SEC

Maratona infantil no Museu da Imagem e do Som


Foto: MIS-SP
A Maratona Infantil do MIS novamente toma conta do museu no domingo, dia 23 de junho, das 10h às 17h. Espetáculos teatrais como Vila Tarsila e Dom Caixote levam aprendizado e diversão às crianças e suas famílias. Completam a programação, que é gratuita, oficinas, intervenções circenses e contação de histórias. 

Dom Caixote e o Bode, com a Cia BURUCUTU, mescla a história do clássico personagem literário Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, com a cultura tipicamente brasileira. Na apresentação, o personagem Dom Caixote irá enfrentar várias aventuras durante uma viagem - como se deparar com uma entidade folclórica do sertão, conhecer “Padim Cícero”, além de perambular por festas religiosas e tradicionais.

Já às 16h, as crianças terão contato com um ícone das artes e do movimento modernista brasileiro, Tarsila do Amaral. Com um roteiro que valoriza o lúdico, o espetáculo Vila Tarsila joga luzes nas memórias de infância da artista.  Miriam Druwe, em parceria com Cristiane Paoli Quito, transportam o espectador ao mundo antropofágico de Tarsila, demonstrando que sua obra nasceu das experiências visuais, das inúmeras viagens realizadas e das brincadeiras que recheavam as tardes na fazenda onde vivia - em Capivari, interior de São Paulo, onde podia correr livremente entre pedras, árvores, cactus e brincar com bonecas feitas de mato, em contraponto com a educação francesa que recebeu de seus pais.

Serviço

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)
Dia e horário: 23/06 (domingo), das 10h às 17h
Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa. São Paulo/SP
Fone: (11) 2117-4777
Gratuito (para algumas atividades é necessária a retirada de ingresso com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
Classificação etária: livre


Antonio Nóbrega apresenta o espetáculo "Humus" no CCJ


Foto: Silvia Machado
Antonio Nóbrega traz ao Centro Cultural da Juventude o espetáculo “Humus”, que marca o lançamento de sua companhia de dança. 

A Cia. Antonio Nóbrega de Dança nasceu da vontade do artista de desenvolver seu trabalho de pesquisa e criação em dança brasileira, com um grupo mais numeroso. 

O espetáculo "Humus" é baseado no estudo e na vivência destas matrizes corporais presentes nas danças e nas manifestações populares brasileiras. A trilha sonora especialíssima traz músicas de José Alves Sobrinho, Leonardo Gorosito, Spok, Chico Buarque, J.S Bach, Antonio José Madureira, Edson Alves e Siba. Nóbrega assina a direção geral do espetáculo, interpretado por 13 bailarinos com formações e origens distintas.

Serviço

Local: Centro Cultural da Juventude - CCJ
Dias e horários:  21, 22 e 23 /06; sexta e sábado, 20h; domingo, 18h
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha. São Paulo/SP
Fone: (11) 3984-2466
Ingressos: gratuitos - poderão ser solicitados pela internet nesta página a partir do dia 17/06, ou retirados na recepção do CCJ, no dia do evento, 1 hora antes do início do espetáculo.  (lotação: 150 lugares) 
Obs.: Recomendado para maiores de 10 anos.


Chorinho no Aquário em Santos


Foto: Agenda Cultural Santos
Jorge Maciel e Regional interpretam grandes clássicos do choro sábado (22), às 18h, no palco armado na praça Luiz La Scala, na Ponta da Praia. 

A apresentação, que ocorre semanalmente, traz importantes nomes do ritmo em shows gratuitos e ao ar livre. 


Filme nacional “Febre do Rato” é destaque no MIS de Campinas


Imagem: MIS Campinas
O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) terá mais uma sessão pelo ciclo “O Cinema do Nosso Tempo” neste sábado, 22 de junho. Desta vez, o nacional “Febre do Rato”, dirigido por Cláudio Assis, foi escolhido para estar em cartaz a partir das 16h. A entrada é gratuita.

“Febre do Rato” é uma expressão popular típica da cidade do Recife que designa alguém quando este está fora de controle. É assim que Zizo (Irandhir Santos), um poeta inconformado e de atitude anarquista, chama um pequeno tabloide que ele publica com o próprio dinheiro. Na cidade úmida e escaldante, enfiada na beira de mangues e favelas, Zizo alimenta sua pena, seu sarcasmo, sua grossa ironia. As coisas caminham de maneira descontrolada, mas ao mesmo tempo todas as relações estão estabelecidas em cima do mundo que Zizo criou e alimentou para si mesmo.

Sob curadoria de Ricardo Pereira, o ciclo visa exibir filmes recentes (mesmo aqueles que não foram exibidos nos cinemas brasileiros), premiados em importantes festivais, de diretores consagrados (ou em ascensão), dos mais diversos países. Para fazer parte deste ciclo, a película deve ter temas e questões que mereçam reflexão. 

Serviço

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), no Palácio dos Azulejos
Dia e horário: 22/06 (sábado), às 16h 
Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859, Centro - Campinas/SP 
Fone: (19) 3733-8800
Entrada Gratuita

Fonte: Prefeitura de Campinas 

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).