sexta-feira, 5 de julho de 2013

Arraial de São Paulo e outras dicas para o Feriado

* Por Denise Martins

Arraial de São Paulo no Vale do Anhangabaú


Todos os anos, entre os meses de junho e julho, o Nordeste viaja a São Paulo para passar férias. Pelo menos, é essa a impressão que os paulistanos têm durante as festas de São João, que já estão inseridas no cotidiano da cidade nessa época, quando as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, em São Paulo, ganham ares de festival de inverno. 

Para valorizar essa tradição já incorporada à metrópole, depois da Virada Cultural, evento que integra o calendário oficial de atrações, a Secretaria Municipal de Cultura realiza o Arraial de São Paulo, entre os dias 6 e 7, no Vale do Anhangabaú. 


Foto: Prefeitura de SP/Cultura
Serão montados dois palcos, um principal e outro exclusivo para trios de forró, além de uma tenda de cordel. Entre as atrações musicais que animam a programação, no sábado, dia 6, a abertura do palco principal acontece às 16h com o show “Quatro Ases do Forró”, que reúne Anastácia, Amelinha, Duani e Milena. Às 19h, Alceu Valença apresenta sua “Turnê Nordestina no São João 2013”, com gêneros como xote, baião, forró, toada e embolada. No segundo palco, apresentam-se os grupos Casa Amarela, Trio Juazeiro e Ó do Forró, que traz um repertório próprio com músicas como “Te Confesso Meu Amor” e “Ô Sertão”.

No domingo, dia 7, às 16h30, sobe ao palco principal a banda Peixelétrico e o cantor Zé Ramalho encerra a programação às 19h30. No segundo espaço musical, Diego Oliveira apresenta canções do disco lançado em 2010, intitulado “Mais um Homem Apaixonado” e, em seguida, o grupo Circuladô de Fulô anima o público. 

Confira a programação completa


Fonte: SPCultura


Inauguração de Biblioteca em Cidade Tiradentes


A Secretaria Municipal de Cultura, o Departamento e Expansão Cultural, o Sistema Municipal de Bibliotecas e o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes convidam para a inauguração da Biblioteca Temática em Direitos Humanos. 

Todos os sábados do mês de julho, uma programação especial. 


Confira a programação completa.


Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Dia e horário: 06/07 (sábado), às 11h.
Endereço: Av. Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes, São Paulo, SP
Fone: (11) 2555-2840

Fonte: CFCCT


Rubem Braga no Museu da Língua Portuguesa

Foto: Museu da Língua Portuguesa
Da roça do Espírito Santo para a metrópole Rio de Janeiro, Rubem Braga traçou um caminho único na literatura brasileira ao cravar no pódio dos clássicos brasileiros muitas de suas principais crônicas. E o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, traz agora ao público paulista a mostra “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar”.

A exposição comemora o centenário do autor nascido em 12 de janeiro de 1913, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Estão reunidos textos, documentos, correspondências, desenhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos em vídeos e publicações, para que os visitantes – em especial as novas gerações – possam (re)descobrir o universo deste grande escritor. 

Estarão na mostra vídeos com depoimentos de amigos próximos, que conviveram com Rubem Braga, como Ziraldo, Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Danuza Leão, Fernanda Montenegro, Lygia Marina, José Hugo Celidônio, entre outros. “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar” será dividida em módulos temáticos: Retratos, Redação, Guerra, Passarinhos e Cobertura, que abordarão sua infância em Cachoeiro de Itapemirim; o dia-a-dia em jornais como redator, repórter político e também de artes plásticas; sua ação como correspondente de Guerra na Itália; sua paixão por pássaros, tema recorrente de seus textos; e sua lendária cobertura em Ipanema, no Rio, um pedaço do mundo rural em plena selva urbana, com pomar e passarinhos.  

Serviço 

Local: Museu da Língua Portuguesa
Dias e horários: de 25 de junho a 2 de setembro
Endereço: Praça da Luz s/n - São Paulo/SP (ao lado da estação Luz do Metrô)
Fone: (11) 3322-0080
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Fechado às segundas. Às terças, o museu fica aberto até as 22h.
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia entrada), com entrada gratuita aos sábados.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura

Teatro gratuito em Campinas


* Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas



Foto: Site Barracão Teatro
Quatro praças de Campinas vão receber, no próximo final de semana, um espetáculo gratuito produzido pela Companhia “Barracão Teatro” de artistas.

A peça “O Ponto Alto da Festa”, que tem apoio da Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria Municipal de Cultura, será apresentada nas praças Angelo Calini (Barão Geraldo), Imprensa Fluminense (Centro de Convivência), Irmã Carmela Stecchi (Praça do Coco – Barão Geraldo) e Padre Anchieta (em frente ao Centro Cultural Maria Monteiro).

Programação:


Sábado, 06 de julho, 11h – Praça Angelo Calini (Barão Geraldo)
Domingo, 07 de julho, 10h30 – Praça Imprensa Fluminense (Centro de Convivência)

Fonte: Prefeitura de Campinas

Ocupação cultural e de lazer em Sorocaba


A Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) confirmou para o próximo domingo (7) o lançamento oficial do projeto "Viva o Centro".




Embrionário da criação de um novo eixo cultural na cidade, a partir da Praça Frei Baraúna, e no qual a Cultura é fator decisivo de identidade e desenvolvimento social da cidade, o "Viva o Centro", tem como pano de fundo a identidade cultural sorocabana, garantindo à comunidade o empoderamento dos espaços públicos, com a retomada e ocupação das áreas de convivência comunitária.

As atrações têm início às 10h visando um público variado em gosto e faixa etária. Serão disponibilizadas na praça atividades de bem-estar, lazer, recreação, artesanato, pintura, shows, cinema, teatro e artes.

Confira a programação completa

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Baile na praia em Santos

Foto: Agenda Cultural Santos
Neste domingo (7), das 18 às 22h, a Banda Ribeiro’s Vocal & Harmonia  se apresenta no projeto "Baile na Praia", em Santos.

Para embalar aqueles que querem curtir ritmos dançantes, numa pista ao ar livre, tendo como cenário a orla da Aparecida, os grupos que se apresentam no Baile na Praia tocam os sucessos que embalaram as discotecas dos anos 60, 70, 80 e 90.

Sem distinção de gêneros, as bandas animam os participantes levando samba, rock, forró e bolero ao público presente.

Em caso de chuva, o baile será cancelado.

Serviço

Local: Fonte do Sapo (Orla da Aparecida - Santos/SP)
Dia e horário: 07/07, das 18 às 22h

Fonte: Agenda Cultural - Portal Santos

Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).