sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dia do Rock e outras dicas culturais

* por Denise Martins

Dia do Rock no Museu da Imagem e do Som (MIS)


Em comemoração ao Dia Internacional do Rock, celebrado em 13 de julho, O MIS realiza o especial It's Only Rock and Roll. 

Durante três dias, o Museu voltará sua programação ao gênero musical que surgiu nos anos 50 e ainda hoje faz sucesso em todo o mundo. 

Além de uma sessão especial do projeto Cinematographo e da primeira edição do Festival de Bandas Cover, o Museu recebe também duas feiras especiais: Feirinha Trovão e Feira de Discos de Vinil de São Paulo.


Serviço

Local: MIS-SP
Dias e horários: de 12 a 14/07, vários horários
Endereço: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo/SP
Fone: (11) 2117-4777

Fonte: MIS-SP e SEC

Festival de Cinema Latino-Americano no Memorial




Organizada pelo Memorial da América Latina, realiza-se a partir de hoje e vai até o dia 18 a 8ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (Festlatino). O evento reúne 90 filmes diversificados do novo cinema latino-americano, desde documentários à ficção e animação, de 13 países, premiados no exterior e inéditos no Brasil.

As produções audiovisuais serão exibidas também no Cinesesc, Cinemateca Brasileira, Cinusp Paulo Emílio e Cinusp Maria Antônia, com entrada franca para todas as sessões.

O Festlatino deste ano homenageia três importantes nomes ligados à reflexão e difusão da cinematografia – o crítico brasileiro José Carlos Avellar, ex-vice-presidente da Associação Internacional de Críticos de Cinema; o jornalista, crítico e pesquisador uruguaio Manuel Martinez Carril; e o realizador Guido Araújo, criador e responsável pela Jornada Internacional de Cinema da Bahia.

Saiba mais sobre o festival, locais de exibição e filmes no site do evento.


Fonte: Diário Oficial do Estado de SP

Festival de Inverno de Paranapiacaba



De 13 a 28 de julho, nos fins de semana, acontece o XIII Festival de Inverno de Paranapiacaba. Este ano, o evento resgata sua programação original, com o melhor da música popular brasileira e instrumental em apresentações gratuitas. Uma novidade que promete agradar aos milhares de turistas que visitam a Vila nesta época é a valorização do seu patrimônio. Para tanto, os serviços, como as praças de alimentação, funcionarão em prédios já existentes, o que dispensará o uso de barracas nas ruas.

Entre as diversas atrações estão os shows de Arnaldo Antunes, Pedro Mariano, Guilherme Arantes e Zeca Baleiro.

Localizado a cerca de 30 km do centro de Santo André, o local é um verdadeiro museu a céu aberto, que conta um pouco da história da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, construída por uma companhia inglesa, inaugurada em 1867 e considerada patrimônio histórico nacional. Tudo isto em meio à exuberante Mata Atlântica e à neblina que só reforça o charme inglês.

Veja a programação completa

Fonte: Prefeitura de Santo André

Atrações para comemorar o aniversário de Campinas

* Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas

A Secretaria Municipal de Cultura preparou uma agenda especial para comemorar o aniversário de Campinas, que completa 239 anos neste domingo, 14 de julho.


OSMC
Foto: Carlos Bassan
E, neste dia, como parte das celebrações, uma dupla reconhecida internacionalmente de artistas radicados na cidade irá fazer a festa da população na Praça Arautos da Paz. Ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), Chitãozinho e Xororó apresentam seus grandes sucessos e as músicas do álbum mais recente, “Se For Pra Ser Feliz”. Tudo sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, com participação especial do maestro João Carlos Martins, compondo, assim, um cenário perfeito para uma celebração mais do que especial, que será aberta às 18h.

Antes do show principal do domingo, a programação estará rolando solta na cidade desde o sábado, dia 13. Na agenda, apresentações de dança, música, exposição de chefs de cozinha e do chargista Dálcio, bloco carnavalesco no centro da cidade e arraial na Fazenda Roseira. 

Confira a programação completa

Fonte: Prefeitura de Campinas

Ópera Rigolleto em São José dos Campos


Foto: Valter Pereira/PMJ
Música erudita e teatro se misturam para contar a história amorosa do Rei Francisco I, da França.

O Teatro Municipal de São José dos Campos recebe duas apresentações da ópera Rigoletto, nesta sexta-feira (12) e no domingo (14), sempre às 20h. O espetáculo é gratuito e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. 

Rigoletto é uma ópera dividida em três atos do compositor italiano Giuseppe Verdi. A obra foi apresentada pela primeira vez no teatro La Fênice, de Veneza, em 11 de março de 1851.

Serviço

Local: Teatro Municipal de São José dos Campos
Dias e horários: 12 e 14/07, às 20h.
Endereço: Rua Rubião Jr., 84 – 3º piso, no Shopping Centro - São José dos Campos/SP
Fones: (12) 39247587 / (12) 3942-1144

Fonte: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Veja mais dicas culturais no post  Dicas de Fériasna Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).