sexta-feira, 19 de julho de 2013

Exposição de Luiz Gonzaga e outras dicas culturais

Exposição de Luiz Gonzaga na Oca do Parque do Ibirapuera


Imagem: Site Parque Ibirapuera
Depois de passar pelo Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, entre dezembro do ano passado e fevereiro deste, chega a São Paulo a exposição "O Imaginário do Rei - Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga". A mostra ocupará, a partir do dia 20 de julho, o espaço expositivo do prédio da OCA, no Parque Ibirapuera.  

Ao todo, estão reunidas obras de 60 artistas de todas as regiões do país, entre fotografias históricas e raras, livros e discos. Podem ser vistas também mais de 160 peças de arte criadas, em sua maioria, com exclusividade para a mostra coletiva.  Com curadoria de Bené Fontelles, a mostra traz arte em xilogravura, esculturas em madeira e cerâmica e indumentárias utilizadas por Gonzagão. 

Serão projetados, ainda, quatro filmes: “O Milagre de Santa Luzia”, de Sérgio Roizenblit, “Viva São João!”, de Andrucha Waddington, “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira, e “Luiz Gonzaga - A Luz dos Sertões”, de Rose Maria.  

A mostra recebeu o Prêmio Centenário Luiz Gonzaga da Funarte / MinC e tem realização da Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação Athos Bulcão, Museu da Cidade, com patrocínio do Ministério da Cultura e Itaú e apoio do Instituto Itaú Cultural.

Serviço

Local: Parque do Ibirapuera - OCA
Dias e horários: 20/07 a 15/09, 3ª. 4ª. 5ª. 6ª. Sáb. Dom. das 09h00 às 17h00.  
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral , 0. Ibirapuera. São Paulo/SP
Fone: (11) 5574-5045 
Grátis

Fonte: SPCultura

Sarau da Cooperifa na Biblioteca Mário de Andrade



Este sábado, dia 20, a Biblioteca Mário de Andrade promove o evento Cooperifa, onde os poetas lêem suas poesias e compartilham suas experiências.

Criado em 2001 pelos poetas Sérgio Vaz e Marco Pezão, o sarau Cooperifa é um recital de poesia que acontece todas às quartas-feiras no Bar do Zé Batidão na Chácara Santana, periferia de São Paulo. 

Sérgio Vaz começou a trabalhar com cultura em 2001, quando realizou uma mostra cultural em uma fábrica interditada. Depois passou por alguns botecos, até encontrar o bar do Zé Batidão, Zona Sul de São Paulo. Vaz tinha familiaridade com o ambiente. Dos 12 aos 22 anos trabalhou no bar de seu pai, um grande leitor, que o inspirou a ler. Enquanto os meninos jogavam futebol de várzea, Sérgio Vaz escrevia poesias em papel de pão. Foi aí que tudo começou. Hoje, Sérgio realiza semanalmente o sarau Cooperifa e já criou até uma biblioteca dentro do bar, para disseminar ainda mais a poesia na periferia.

Serviço

Local: Biblioteca Mário de Andrade - Deque da Av. São Luis 
Dia e horário: 20/07 (sábado), das 16h às 18h
Endereço: Rua da Consolação, 94 - Centro - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3775-0002 
Gratuito


Mostra CINUSP de Animação

De hoje até 11 de agosto realiza-se a 3ª Mostra Cinusp de Animação. Com enfoque diferente dos animes em estilo japonês dos anos anteriores, o evento – sob o tema Fronteiras – traz um panorama de obras cinematográficas direcionadas a público de faixas etárias distintas, inéditas, com novas técnicas e diversidade de países menos tradicionais em animações.

A mostra inclui ainda debate com Luiz Bolognesi, diretor da produção brasileira Uma história de amor e fúria, a pré-estreia da animação francesa Zarafa e uma sessão especial em 3D de Frankenweenie.

As exibições estreiam nas salas do Cinusp Paulo Emílio na Cidade Universitária e do Centro Universitário Maria Antonia, e no Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP, com entrada franca.


Fonte: Diário Oficial do Estado de São Paulo

Festival Cultural de Inverno em Socorro

* Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas


Até o dia 28 de Julho acontece em Socorro o Festival Cultural de Inverno, com mais de 40 atrações gratuitas, das diversas áreas de atuação como música, artes plásticas, teatro, artesanato e culinária. 

Entre os destaques estão o cantor Nasi, ex-vocalista da banda Ira!, cantando seus grandes sucessos e novidades de sua carreira solo e a banda Demônios da Garoa com sambas tradicionais e mais de 70 anos de história. A música instrumental tem espaço com as apresentações do Jazz Combo, do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica União Charqueadense e a Big Band do Conservatório de Socorro.

Confira abaixo a programação completa do Festival no site: www.festivalcultural.com.br


Gibiteca de Santos comemora 40 anos do Morcego Vermelho 

Foto: Agenda Cultural Santos
A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes promove neste sábado (20), às 17h, evento comemorativo aos 40 anos do Morcego Vermelho, personagem em quadrinhos criado no Brasil, com textos de Ivan Saidenberg (1940-2009) e arte de Carlos Edgard Herrero.

O herói é uma espécie de alter ego do atrapalhado Peninha, primo do famoso Pato Donald. Adquiriu grande importância por ser o único desenho brasileiro a figurar na segunda edição da Disney Collection.

Durante o evento estarão expostos os quadrinhos do personagem. Também haverá debate com o editor Paulo Maffia (Editora Abril) e a filha de Ivan, Lucila Saidenberg. Os dois discutem as características do personagem e respondem perguntas da plateia. Lucila fala, ainda, sobre o livro que está prestes a lançar, que tem como tema a carreira do pai.

Vale ressaltar que a Editora Abril doará à Gibiteca os originais de Duelo de Titãs, HQ desenhada por Herrero, publicada em Zé Carioca 2385 como parte das comemorações dos 40 anos do Morcego Vermelho.


Veja mais dicas culturais no post  Dicas de Fériasna Secretaria Estadual de Cultura, no Guia SP Cultura (site da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).