quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Banco Central: Débitos não autorizados são principal reclamação sobre bancos

Por Ricardo Lima Camilo

O Banco Central do Brasil registrou, no mês de julho, 2.335 mil queixas. A maioria das reclamações (397) recebidas é em razão de débitos não autorizados em conta. Em segundo lugar, ficaram as reclamações sobre a prestação irregular do serviço de conta salário (390), seguidas pelas contestações de cobrança de tarifas de serviços não contratados (222). Veja mais sobre o ranking do Banco Central aqui.

Esses dados reforçam a importância de consultar o extrato bancário. Muitas vezes, por falta de hábito e de tempo, o consumidor deixa de verificar a movimentação de sua conta. Mas é sempre bom lembrar que só é possível constatar algum débito indevido através do extrato. Por isso, não deixe-o de lado!

Dados do Procon-SP

No primeiro semestre deste ano, o Procon-SP realizou 17.295 atendimentos relacionados a bancos. Os principais problemas são cobrança indevida, falhas em transações eletrônicas e problemas com contratos.

Onde Reclamar

O consumidor que tiver problemas com instituições financeiras pode registrar queixa no SAC da empresa (é importante anotar o número do protocolo), no Banco Central do Brasil  e nos canais de atendimento do Procon mais próximo.

Dúvidas sobre serviços bancários? O "Procon Responde"