sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Encontro de Dança e outras dicas culturais

*Por Denise Martins (bibliotecária) e Mariane Camargo (estagiária de Comunicação Social) 

Encontro Nacional de Dança no Memorial da América Latina

Foto: Renato Hatsushi/Divulgação
A Cia de Dança Força Especial, sob direção da coreografa Rosi Freitas (que também é colaboradora do nosso blog e atua na Assessoria de Comunicação Social do Procon-SP), se apresenta neste sábado no 32º Enda - Encontro Nacional de Dança, que será realizado no Memorial da América Latina.

Organizado pelo Sinddança, o evento contara com aproximadamente 45 grupos e mais de 90 coreografias curtas, que vão do balé clássico ao jazz.

Haverá ainda um palco alternativo, que durante os intervalos contará com dançarinos profissionais, que ser revezam em números de sapateado, dança de salão, dança do ventre, passo double e street dance.

Serviço

Local: Memorial da América Latina -  Auditório Simón Bolívar
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 13 – Barra Funda – São Paulo/SP (próximo à estação Palmeiras/Barra Funda do Metrô)
Dias: 23, 24 e 25 de agosto de 2013
Horários: sexta (20 horas), sábado (16h30 e 20h30) e domingo (18 horas)
Ingressos: R$ 20,00 e meia-entrada
Bilheterias: a partir das 14h do dia do evento
Classificação etária: 5 anos
Mais informações: (11) 3106-6802


Show gratuito de Luiza Possi na Caixa Cultural

Foto: Catraca Livre
Depois de lançar o DVD "Seguir Cantando", a cantora Luiza Possi se apresenta gratuitamente, de 22 a 25 de agosto (de quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h), na Caixa Cultural

No show, Luiza apresenta sucessos de diversos cantores, além das canções do último álbum.

Os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência.

Serviço

Local: Caixa Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo/SP (próximo à estação Sé do Metrô)
Telefone: (11) 3321-4400

Fonte: Catraca Livre 

Festival de Curtas no Museu da Imagem e do Som

De 23 a 29 de agosto, o MIS recebe a 24ª edição Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.

Neste ano a sede do evento retorna ao MIS, espaço que o abrigou em seu surgimento, onde o público poderá prestigiar a íntegra de alguns dos principais programas do Festival: a Mostra Brasil, o Panorama Paulista e a Mostra Latino-Americana.

Além deles, o MIS abrigará ainda dois programas especiais: Cinema do Desbunde, um diálogo entre a produção de Super-8 dos anos setenta e as novas tecnologias dos dias atuais, e A Arte do Mínimo no Audiovisual, uma retrospectiva do cineasta Dellani Lima.

Para mais informações, consulte o site do evento.

Serviço

Local: Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo/SP
Dias e horários: Hoje, amanhã e domingo, sessões às 15, 17 e 21 horas
Telefone: (11) 2117-4777
Entrada franca

Fonte: MIS-SP

Projeto Cultura Caipira - Moda de Viola e Orquestra Bachiana em Campinas

* Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas


Foto: Site Renato Teixeira
O cantor Renato Teixeira faz participação especial no evento Moda de Viola - Cultura Caipira, que ocorre próximo dia 25/08, a partir das 10h, no Auditório Beethoven (Concha Acústica), localizado à Avenida Heitor Penteado, s/n, Portão 2, Lagoa do Taquaral. 

No show o multiinstrumentista Paulo Dafilin, considerado um dos maiores violeiros do país e conhecido por tocar com artistas como Maria Bethânia e Jair Rodriques, acompanhado por banda completa, toca sucessos tradicionais deste estilo e recebe alguns  artistas regionais, como Tião Mineiro, Thiago Lima e o Duo Gilson Bambuira e Ellê Carvalho.

Foto: Site Fundação Bachiana
No mesmo dia 25, às 16h, com a regência do maestro João Carlos Martins, que também interpreta obra de Mozart ao piano, a Orquestra Bachiana faz apresentação única na Estação Cultura com obras clássicas de Mozart, Beethoven, Haydn e Mascagni.

O spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas terá participação especial na apresentação.

Os dois eventos são gratuitos.


Festa do Folclore em Paraibuna

* Com a colaboração do Núcleo Regional de São José dos Campos



Até domingo (25), acontece a tradicional Festa do Folclore 2013 em ParaibunaA programação, que inclui palestras, contos, causos, poesias, apresentações de danças, música, exposições e barracas de comidas típicas.

Grupos folclóricos do Vale do Paraíba farão apresentações de Folia de Reis, Moçambique, Congada, Folia do Divino, Catira, Jongo e Dança da Fita; dentre as cidades que confirmaram presença na festa, estão: Caraguatatuba, Redenção da Serra, São José dos Campos, Monteiro Lobato, Lagoinha, Pindamonhangaba, Salesópolis, Jacareí, Taubaté e a anfitriã Paraibuna.

Um dos destaques, em 2013, será a participação do músico, cantor e compositor mineiro “Pereira da Viola” – considerado um dos maiores violeiros do Brasil, ele se apresentará no dia 23 de agosto, sexta-feira, às 21h30.

A V Rota Gastronômica do Cambuci será um atrativo a parte e acontecerá de 23 a 25 de agosto, na Praça do Mercado, durante a Festa do Folclore. Paraibunenses e visitantes terão a oportunidade de saborear diversos pratos preparados com Cambuci: bolos, bolachas, trufas, carnes, molhos, salgados, frisantes, e outros produtos apresentados pelas cidades participantes da Rota e também pelo “Restaurante do Cambuci”. 



Trovadores Urbanos em Santos


Foto: Agenda Cultural Santos
A turnê Luz, do grupo Trovadores Urbanos, desembarca no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias) neste domingo (25), às 19h. O show gratuito, que celebra os 23 anos de carreira do conjunto, traz todo o romantismo das tradicionais serestas brasileiras.

Durante a apresentação, o público confere interpretações de obras de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Gilberto Gil, entre outros.

No mesmo dia, às 15h, os cantores oferecem oficina para crianças a partir de sete anos, com o objetivo de desenvolver a memória musical afetiva. A atividade também tem entrada franca.

Fonte: Agenda Cultural - Prefeitura de Santos


Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).