sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Estéticas das Periferias e outras dicas culturais

*Por Denise Martins 

Encontro Estéticas das Periferias




A terceira edição do Estéticas das Periferias começou no dia 27/08 e vai até domingo, 01/09. São 43 espaços culturais, 40 deles nas periferias e subúrbios. 

As atividades acontecerão no Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural da Penha, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, CEUs (Centros Educacionais Unificados), Bibliotecas, Fábricas de Cultura, Centro Cultural São Paulo, entre outros locais.

Confira a programação completa no site do evento.

Cantoria de histórias na Casa das Rosas


Foto: Casa das Rosas
Vivência musical com canções que estimulam as famílias a interagirem e experimentarem gestos, movimentos e sonoridades do corpo.

Juntando canto, percussão corporal, instrumentos convencionais e uma boa dose de brincadeira, o Batucantante convida crianças e adultos a mergulharem num universo sonoro repleto de imaginação e divertimento.

Serviço

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos
Dia e horário: 01/09 (domingo), às 15 horas
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo/SP
Telefone: (11)  3285.6986 
Entrada franca. Classificação: livre

Fonte: Casa das Rosas

Seresta na Praça em Campinas

* Com a colaboração do Núcleo Regional de Campinas


Foto: Campinas.com.br
Andréia Preta homenageia o grande músico e compositor Dominguinhos. Ela cantará músicas que marcaram a trajetória do pernambucano e também composições de sua autoria.

O Quinteto Coloquial traz em seus arranjos, releituras e composições, influências como jazz, música de concerto, soul, MPB, música caipira. Inspirados ritmos como o Jongo, os vários tipos de Coco do litoral e do interior do Nordeste.

Serviço

Local: Praça Carlos Gomes
Dia e horário: 30/08, às 20 horas
Endereço: Av. Irmã Serafina com General Osório - Centro  - Campinas/SP
Entrada: gratuita

Fonte: Prefeitura de Campinas


Samba em verso e prosa em Sorocaba


O samba que ganha voz e ritmo na edição deste domingo (1) do projeto "Viva o Centro", que acontece na Praça Frei Baraúna, a partir das 10h. 


Resultado da parceria entre a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) e a Velha Guarda do Samba Sorocabano, "A Voz do Samba" traz os grupos Só Bambas, Samba na Boca, Família Pereira e o Quinteto da Vila em revezamento nas apresentações que começam as 11h e vão até às 17h.

Junto à agenda musical, o Viva o Centro ainda oferece espaços para brincadeiras, jogos, área de piquenique e de descanso, aulas de relaxamento e oficinas de pintura e desenho. Desta vez, também haverá apresentação de capoeira pelos grupos Bem Brasil e Liberdade. Todas as atividades são gratuitas.



10º Encontro de Cordas da Mantiqueira


São José dos Campos e São Francisco Xavier serão palcos do “10º Encontro de Cordas na Mantiqueira” em setembro.  A abertura será em São José dos Campos. Os shows gratuitos começam neste domingo (01/9), às 10h, no Parque Vicentina Aranha com Gil Diniz e Paulo Henrique Fernandes e Conversa Ribeira.

A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo apóiam o evento, que tem como um dos objetivos incentivar eventos em pontos turísticos da cidade e nos distritos. 

O Encontro de Cordas começou com iniciativa de um empreendedor do distrito que trabalha até hoje com arte e cozinha. A agenda de shows privados também tem espaços para os musicais gratuitos. Além da apresentação aberta ao público no Parque Vicentina Aranha, outros dois serão realizados na Praça Cônego Manzi, em São Francisco Xavier. 




Veja mais dicas culturais na Secretaria Estadual de Cultura e no Guia de Acessibilidade Cultural (informações sobre a acessibilidade dos equipamentos culturais da cidade de São Paulo).